A Origem das Espécies

A Origem das Espécies Charles Darwin




Resenhas - A origem das espécies


94 encontrados | exibindo 61 a 76
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7


July 31/05/2020

A Origem das Espécies
Lançado em 1859 por Charles Darwin, A origem das espécies, aborda as teorias da seleção natural e causa polêmica até hoje, 161 anos depois.

"A preservação das diferenças individuais favoráveis e das variações e à destruição daquelas que são prejudiciais dei o nome de Seleção Natural ou Sobrevivência dos Mais Aptos". P. 110

Sobre a relutância dos naturalistas em admitir uma nova teoria, nesse caso, que uma espécie tenha dado origem a outras espécies distintas, o autor aponta que "demoramos muito para admitir qualquer inovação da qual não acompanhamos o desenvolvimento".
E mais:
"A mente humana não consegue apreender o significado pleno do termo "um milhão de anos", nem saberia juntar ou perceber o efeito pleno de muitas variações ligeiras acumuladas durante um número quase infinito de gerações". P. 546.

Livro que rende boas discussões.
Leitura muito técnica da área das Ciências Biológicas, quem for ler e não for da área pode sentir um pouco de dificuldade com os termos, mas essa edição traz notas de rodapé e um glossário para ajudar os leitores.
comentários(0)comente



Filipe Campos 24/05/2020

Edição Péssima
Sobre a edição:
O livro é ótimo, mas o modo como foi editado é horrível. É cheio de erros de artigo, palavras escritas juntas, faltam vírgulas e pontos, falta inclusive um quadro importantíssimo que o autor usa diversas vezes.
Não recomendo esta versão.
comentários(0)comente



Leonardo 09/05/2020

A Lei do Mais Apto
A Origem das Espécies é um dos livros mais importante e também mais polêmico da história das ciências, do naturalista britânico Charles Darwin, um dos cientistas mais influente de todos os tempos. Nesse livro ele apresenta a Teoria da Evolução, que iria revolucionar o mundo cientifico.

Darwin faz uma viagem ao redor do mundo a bordo do navio HMS Beagle, e faz diversas observações que seriam cruciais na formulação da sua teoria, principalmente na América do Sul, usando como base a distribuição das espécies e também os registros geológicos.

Com essas observações, ele cria a famosa teoria da evolução, que explicava o surgimento de novas espécies. Segundo essa teoria, as espécies passavam por diversas alterações durante os seus anos de vida (isso medido em milhares, milhões e até bilhões de anos), sempre se adaptando ao seu ambiente através da seleção natural.
Certos indivíduos podem nascer com uma certa vantagem que faz com que ele tenha uma chance maior de viver, assim ele tem mais chances de deixar descendentes. Seus descentes também adquirem essas qualidades, e consequentemente tem mais chances de deixar descendentes... e isso vira um ciclo. Com o passar das gerações, essa certa qualidade vai ser predominante. E isso ocorre com todas as espécies. Com o passar dos milênios, essas espécies, além de se adaptarem ao seu meio, também se difundiam para outros meios. Assim ocorria também a diversificação das espécies, e algumas delas de forma radical, já que alguns ambientes são radicalmente diferentes de outros, como uma floresta em relação ao mar. Ele também acreditava que todas as espécies atuais descendem de pouquíssimas formas de vidas primitivas, podendo ser até mesmo de apenas uma forma. Assim, a explicação para as diversas formas de vida seria a diversificação (expansão do território de sobrevivência, desde o mar até a terra), a evolução (mutação nos genes), a seleção natural (sobrevivência dos mais aptos), a hereditariedade (os filhos herdando as qualidades dos pais) e também o tempo, já que ele acreditava que esse processo levava milhares, e até milhões de anos.

Isso é apenas um breve resumo do que é essa teoria, pois existem diversos fatores que influenciam na evolução. Nesse livro achamos diversas respostas, e também muitos fatos curiosos, e conseguimos entender de uma forma bastante profunda todo o mecanismo envolvido na evolução das espécies. Esse livro é um dos melhores para entender o assunto, porém pode ser um pouco cansativo, já que Darwin foi muito detalhista (mas não tinha como ser diferente, já que o próprio assunto é muito complexo). E por ir contra o criacionismo, acabou sendo muito polêmico, mesmo nos dias atuais. Mas é inegável os indícios que apoiam a teoria, e de certo modo podemos chamar de o FATO da evolução. Um livro que nos torna mais humildes, pois começamos a entender a nossa ligação com todas as outras formas de vida.
comentários(0)comente



Marcelo H S Picoli 25/04/2020

Clássico histórico fundamental para a biologia moderna
Clássico indispensável para a compreensão das bases da biologia moderna.

Interessante conhecer como Darwin fundamentou a mais famosa teoria da evolução e origem das espécies, antes mesmo do conhecimento das leis da genética e herança.
comentários(0)comente



andesonc137 30/03/2020

Um dos mais importantes livros
Sem dúvida, um livro obrigatório para todos das ciências biológicas. Esse é o livro de não ficção mais importante da humanidade
VonWry 14/05/2020minha estante
essa leitura é muito pesada?


Alexia Tedeschi 17/06/2020minha estante
Marcelo, julgo ser uma leitura pesada caso você não compreenda que, para a época, Darwin necessitou usar MUITOS exemplos "práticos" para provar suas teorias. Prepare-se para capítulos e capítulos de exemplos sobre aspectos científicos.
Como bióloga recomendo a leitura para todos, pois entender sobre a funcionalidade da natureza nos elucida muitas questões humanas, porém não irei ser hipócrita dizendo que esta é uma leitura extremamente fluída e arrebatadora.




Souza377 16/03/2020

Evolução
Este é o segundo livro do título que leio. Em relação ao primeiro, o texto está ótimo e a tradução tbm. Sim, quem é da área de biologia (meu caso), ecologia, ou simplesmente gosta do tema, deveria ler. Para os demais, a leitura pode ser maçante.
Enfim, adorei a edição e a capa que é lindíssima.
comentários(0)comente



Flaubert.Echnaton 25/02/2020

Brilhante!
A leitura da obra é pesada, muitos termos técnicos. (Levei 1 ano para ler)
Recomendo ler um pouco por dia se quiser assimilar mais o conhecimento.
É deslumbrante verificar que Darwin elaborou sua teoria pela observação.
comentários(0)comente



Inês 22/02/2020

Leitura obrigatória dos biólogos
Darwin está para a biologia assim como Newton está para a física, e deste modo é de extrema importância conhecer a sua obra. Por se tratar de um livro clássico ele tem um valor histórico muito forte com ideias muito avançadas para época, mas que não serve de livro-texto para alguém que esteja interessado em aprender o que é evolução. É muito interessante ver como as ideias evoluíram desde então e ver como Darwin foi um cientista brilhante e extremamente dedicado às suas ideias.
comentários(0)comente



Zed Nerd Book 23/02/2019

A Origem das Espécies
Bem no meu caso que não sou da área de Biologia a leitura foi mais demorada que o normal. A linguagem é simples porém algumas espécies e partes de plantas precisavam ser pesquisadas foi uma leitura que ensina porém cansativa.
VonWry 14/05/2020minha estante
bahh cansativa? muito?




André 10/02/2018

Neil Degrasse Tyson
"Para compreender como estamos relacionados com todos os outros seres da Terra"
Bradley 14/02/2018minha estante
tá falado.
U.U




Vinicius.Freitas 06/12/2017

Todos tinham que ler...
Pelo menos o último capítulo que é onde ele resume os assuntos principais e expõe as conclusões de cada capítulo do livro. Só com a leitura desse capítulo já da pra começar a refletir sobre bastante coisa.
É uma leitura mais densa, não recomendo ler várias partes no mesmo dia, demorei cerca de 5-6 meses para terminar de ler, mas tenho uma outra visão sobre as origens das espécies e até mesmo uma breve noção de geologia. Um livro sensacional, apesar de eu não ser biólogo, o achei indispensável.
comentários(0)comente



Luna 25/08/2017

A Origem das Espécies
Charles Darwin e a seleção natural. O homem que mudou a história da humanidade, atestando a evolução e mudando os rumos da ciência, revolucionando as áreas da biologia, sistemática, classificação, geologia, paleontologia. ..
A gente aprende na escola a Teoria da Evolução e, obviamente, aprende sobre Darwin e o seu A Origem das Espécies. Mas ler o livro... tsc, tsc! Não foi essa coca cola toda! E olhe que sou apaixonada por biologia! Leitura absurdamente massante, pesada, recheada de exemplos sem fim. Achei que eu nunca fosse terminar de ler. É uma tese. Só que nada mais do conteúdo é novidade, são coisas que hoje temos como certas, mas pela época ele estava tentando provar que era verdade. Muitas vezes eu tinha a sensação de estar assistindo um documentário pela centésima vez! Porém, tudo isto não tira o brilhantismo do livro, o desenvolver das ideias, a argumentação.
Sugiro paz de espírito, paciência e boa vontade para quem quer ler este volume.
comentários(0)comente



AlexandreBarril 10/07/2017

Origem do evolucionismo
Um clássico, eleito um dos livros mais influentes de todos os tempos.

Através de décadas de pesquisas, Darwin coloca no papel todo o conhecimento sobre a natureza, adquirido com suas viagens, estudos e vivências, mesmo muitas vezes indo contra aos preceitos básicos da igreja.

Recomendo.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
Vítor Gomes 18/06/2019minha estante
Oq vc achou da edição q vc leu?


Vítor Gomes 18/06/2019minha estante
É q eu tenho ela mas n sei se é boa




Volnei 11/11/2016

A origem das espécies e a seleção natural
"Este é sem duvida a obra que marcou o século XIX, pois seu autor ficou mais conhecido a partir deste livro. Darwin demonstra humildade na apresentação do livro ao se colocar como apenas mais um a escrever sobre o assunto. Podemos notar já no inicio que suas observações são de grande pertinência"
No primeiro capitulo nos é apresentada a teoria sobre o desenvolvimento dos animais domésticos desde os tempos mais antigos e as consequências da domesticação para algumas espécies
De acordo com o autor muitas modificações que aconteceram tanto nos animais quanto em vegetais foram provocadas pelo homem já a milhares de anos.
"Conforme evoluímos na leitura percebemos que o autor descreve a forma como algumas plantas se comportam na natureza para garantirem a continuidade da espécie. Ha a seguir uma descrição de plantas e animais e suas varias formas de se manter e se reproduzir. A principio a natureza age de forma a manter um equilíbrio em relação a todas as espécies, mesmo que essas se reproduzam anualmente. De tempos em tempos há certo acontecimento que interrompe essa reprodução e extingue algumas espécies. O auto não diz que o homem se encontra nessa lista mas com certeza podemos incluí-lo. há entre animais e plantas uma colaboração recíproca de forma bem equilibrada. As plantas fornecem o alimento aos insetos que em troca polinizam as flores, permitindo assim que essas se reproduzam."
Os ecossistemas dependem um do outro para continuarem existindo. Darwin comenta sobre as mais variadas formas que os animais buscam para se proteger de predadores, se misturando a vegetação como se a ela pertencessem, não só para se proteger como também para capturar suas presas. A obra descreve também as consequências de locais que por um motivo ou outro acabam se isolando e formando assim um ecossistema diferente e independente dos demais. Esse isolamento dará com o tempo uma nova variedade de seres que se adaptam ao seu novo lar É nesta mesma situação que se faz presente a extinção de algumas espécies que não se adaptam ou se tornam presa fácil de outros seres maiores.Nesta parte da obra já é citada a seleção natural e a forma como essa age na natureza, selecionando somente os mais fortes e os mais adaptados"
Temos casos de algumas espécies que por algum motivo acabam se isolando das demais e este isolamento dará tempo para uma nova variedade ser aprimorada em marcha lenta e isso pode ser muito importante para algumas espécies. Isso serve para todos. Estes também sofrem a influencia do clima em seu desenvolvimento.
O mero intervalo temporal não faz nada sozinho. O uso de alguns órgãos em algumas espécies dura apenas algumas gerações. O desuso faz com que estes se atrofiem e as gerações que virão, tendem a não possuir mais tais órgãos. A autora sita vários exemplos neste sentido. Em alguns casos podemos atribuir ao desuso modificações de estrutura completamente, ou parcialmente, causadas pela seleção natural. Um caso interessante citado é o caso de animais que vivem em regiões de total escuridão e acabam por perder a visão completamente, atrofiando os olhos. Seus filhotes já nascem sem os olhos. As adaptações com relação ao meio não se restringem ao mundo animal, mas se estendem também aos vegetais, onde plantas se adaptam ao meio em que vivem para tirar um melhor proveito do meio em que vivem e muitas vezes tendo os insetos como auxiliares na polinização."
O próprio autor reconhece a dificuldade em esclarecer melhor sua teoria sobre a evolução das espécies, devido a algumas lacunas apresentadas por algumas espécies que não deixaram marcas significativas em sua escala evolutiva. Em um trecho de sua obra Darwin afirma que acreditar em atos da criação separados e inúmeros pode dizer que nesses casos Deus quis fazer com que um ser de um tipo subsistisse um ser de outro tipo.
Em outro parágrafo o autor descreve as mais variadas adaptações de alguns animais para conseguirem sobreviver em determinados habitat. Darwin também afirma que a teoria da seleção apresenta dificuldade relação a alguns órgãos . Tudo esta de certa forma interligado ao meio mesmo que em reinos distintos . A preservação de cada espécie raramente pode ser determinada por apenas uma vantagem, mas pela união de todas de grande e pequenas. Comum em diversos animais o embrião costuma trazer a forma de seus ancestrais passados na escala evolutiva.Outra discussão interessante é o desenvolvimento dos mamíferos e de que forma adquiriram tal habito.E assim o ato de sugar torno-se essencial ao mamífero.São apresentados também casos de animais que tiram proveito de outros animais como é o caso do pássaro cuco que bota seu ovo em ninho alheio e seu filhote chega a expulsar o filhote do dono do ninho. Interessante também é o caso de formigas que escravizam ouras formigas"dando sequencia a leitura chegamos a parte que trata do hibridismo e as mais variadas situações de cruzamento entre raças , tanto no reino animal quanto no reino vegeta. Enquanto alguns apresentam a esterilidade como uma característica entre os híbridos, outros apresentam um quadro completamente inverso e isso vale para ambos os reinos. As causas de tal situação é ainda um segredo. Na sequencia são apresentados as características referente as regiões onde determinados animais ou plantas vivem ou viveram e quais as possíveis influencias sobre estes . O autor lembra que as proporções dos fosseis encontrados e estudados em todo planeta Terra, é insignificante e temos ainda muito que explorar e muitos materiais são perdidos sem nunca passarem por qualquer estudo, justamente por estarem em locais que não os preservam de uma forma adequada para futuros estudos.
O surgimento e a extinção de algumas espécies de plantas e animais, está diretamente ligada as modificações geológicas pelas quais passou o planeta no ultimo milhão de anos. Alguns animais conseguiram se adaptar e por meio de mudanças em suas estruturas, se mantiveram vivos, passando suas características de uma geração à outra. Os animais maiores foram os primeiros a desaparecer. O mesmo aconteceu com as plantas. As modificações aconteceram de forma mais lenta na vida marinha em comparação com a vida terrestre onde as mudanças foram mais bruscas e significativas. A teoria da seleção natural fundamenta-se na crença de que cada nova variedade de espécie são produzidas e mantidas por terem alguma vantagem sobre aquelas contra as quais compete; e a consequente extinção das formas menos favorecidas é inevitável, porem a extinção completa de um grupo é, em geral, um processo mais lento do que sua produção. A maioria, se não todos, os embriões lembram seus ancestrais em seu formato primitivo.
Quando Darwin publicou esta sua obra no século XIX , ainda não se cogitava nada com relação a deriva continental. Isso explica sua dificuldade em entender de que forma plantas e animais aparecem em diversas partes do globo.
Uma teoria encontrada foi de que muitas pequenas ilhas foram sendo ocupadas aos poucos tanto pela flora como pela fauna. Em alguns casos ambas eram separadas por mares muito rasos e muitas sementes foram levadas por correntes marinhas ou pássaros. Hoje sabemos que tudo se deu por conta da deriva continental, que no século XIX até poderia existir como teoria mas sem comprovação que se deu apenas à pouco tempo por meio de pesquisas e medições precisas.
A variedade de das plantas que existem no mundo e sua dispersão por toda costa foi facilmente explicada, usando-se a teoria da flutuação das sementes , bem como a dispersão das mesmas por intermédio de pássaros e outras aves. O autor defende também a teoria de que essa dispersão possa ter ocorrido por meio de icebergs nas diferentes eras glaciais.
Na parte final de sua obra Charles Darwin faz uma explanação mais detalhada sobre o desenvolvimento dos animais de pequeno, médio e grande porte, tanto matinhos quanto terrestres. São muitos detalhes para serem apresentados em um mero resumo. Por meio da leitura deste livro podemos ter uma ideia de como o homem do século XIX pensava com relação à ciência. O autor usa como base vários outro nomes significativos do meio cientifico de seu tempo e que serviram como base para seus estudos.

site: http://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br
comentários(0)comente



94 encontrados | exibindo 61 a 76
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7