Leonardo 09/05/2020
A Lei do Mais Apto
A Origem das Espécies é um dos livros mais importante e também mais polêmico da história das ciências, do naturalista britânico Charles Darwin, um dos cientistas mais influente de todos os tempos. Nesse livro ele apresenta a Teoria da Evolução, que iria revolucionar o mundo cientifico.
Darwin faz uma viagem ao redor do mundo a bordo do navio HMS Beagle, e faz diversas observações que seriam cruciais na formulação da sua teoria, principalmente na América do Sul, usando como base a distribuição das espécies e também os registros geológicos.
Com essas observações, ele cria a famosa teoria da evolução, que explicava o surgimento de novas espécies. Segundo essa teoria, as espécies passavam por diversas alterações durante os seus anos de vida (isso medido em milhares, milhões e até bilhões de anos), sempre se adaptando ao seu ambiente através da seleção natural.
Certos indivíduos podem nascer com uma certa vantagem que faz com que ele tenha uma chance maior de viver, assim ele tem mais chances de deixar descendentes. Seus descentes também adquirem essas qualidades, e consequentemente tem mais chances de deixar descendentes... e isso vira um ciclo. Com o passar das gerações, essa certa qualidade vai ser predominante. E isso ocorre com todas as espécies. Com o passar dos milênios, essas espécies, além de se adaptarem ao seu meio, também se difundiam para outros meios. Assim ocorria também a diversificação das espécies, e algumas delas de forma radical, já que alguns ambientes são radicalmente diferentes de outros, como uma floresta em relação ao mar. Ele também acreditava que todas as espécies atuais descendem de pouquíssimas formas de vidas primitivas, podendo ser até mesmo de apenas uma forma. Assim, a explicação para as diversas formas de vida seria a diversificação (expansão do território de sobrevivência, desde o mar até a terra), a evolução (mutação nos genes), a seleção natural (sobrevivência dos mais aptos), a hereditariedade (os filhos herdando as qualidades dos pais) e também o tempo, já que ele acreditava que esse processo levava milhares, e até milhões de anos.
Isso é apenas um breve resumo do que é essa teoria, pois existem diversos fatores que influenciam na evolução. Nesse livro achamos diversas respostas, e também muitos fatos curiosos, e conseguimos entender de uma forma bastante profunda todo o mecanismo envolvido na evolução das espécies. Esse livro é um dos melhores para entender o assunto, porém pode ser um pouco cansativo, já que Darwin foi muito detalhista (mas não tinha como ser diferente, já que o próprio assunto é muito complexo). E por ir contra o criacionismo, acabou sendo muito polêmico, mesmo nos dias atuais. Mas é inegável os indícios que apoiam a teoria, e de certo modo podemos chamar de o FATO da evolução. Um livro que nos torna mais humildes, pois começamos a entender a nossa ligação com todas as outras formas de vida.