Conto de Escola

Conto de Escola Machado de Assis




Resenhas - Conto de Escola


246 encontrados | exibindo 121 a 136
9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |


Alessandra.Santana 30/03/2018

Conto de escola
o conto possui uma linguagem simples, de fácil entendimento, sendo assim, fica claro a mensagem que Machado quis passar, a questão da ética, do certo e errado, e mostrou que a em qualquer lugar, período, pessoa ou idade pode acontecer a corrupção, a delação e que tem suas consequência e o arrependimento, trazendo assim uma lição de vida e reflexão para todos.
Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
Muito bem. Machado tinha uma tendencia a trabalhar com várias mensagens, em diferentes níveis.




João Brito 2 ano E 30/03/2018

Conto de escola
Olha em meu ver eu achei esse co tô bem lega pelo simples fato de que ela passa uma lição de moral onde o personagem principal aprende duas lições de vida .
Ana Paula Paim 06/04/2018minha estante
Recomendo uma releitura do texto para compreender melhor o estilo machadiano: sutilezas, ironia e pessimismo.





Carol 29/03/2018

Conto De Escola
Esse conto foi narrado na primeira pessoa, mas o que lhe torna interessante porque na história o principal personagem faz uma reflexão sobre o certo e o errado por este conto Machado De Assis deixa claro circunstancia história, fim do império, a abolição dos escravos e a proclamação da republica. A personagem Pilar lembra um fato de sua infância. É chamado de Seu Pilar no sábado de manhã, decidia se iria brincar ou ir pra escola. Pilar era um ótimo, sempre o primeiro a fazer as tarefas, seu pai sonhava em ve-lo ao ver escrevendo é lendo, fazendo contas, etc. Raimunda era amigo de classe é filho do mestre que era muito rude. Exatamente por isso ele era muito cobrado, mas tinha dificuldade, ele oferecia dinheiro a Pilar para ensina-lo, pensando Pilar que era brincadeira mas ele estava falando serio, para o azar dele um colega viu tudo eles combinando é falou para o mestre de castigou eles dando dez bolos, por que para ele isso era suborno, logo então ele jogou a moeda pela janela.. No dia seguinte foi pra escola mais cedo com esperança de encontra a moeda novamente, porém de debateu com um batalhão logo ele desistiu, é seguiu para escola.
Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
Qual o tema tratado pelo autor no conto? Qual questão é apresentada? O que achou do texto?




Uirá_Macedo 2 H 29/03/2018

conto de escola
É um conto onde da pra entender um pouco sobre a corrupção que hoje se encontra no Brasil, se passa em uma escola onde um garoto ensina a lição para o colega por dinheiro e outro os dedura para o professor ou seja a corrupção e a delação.
Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
Machado buscava inspiração nas ações cotidianas, na sociedade e procurava desmascarar as aparências e a superficialidade das atitudes.





Ysaa.Santtos 29/03/2018

maraisa santos
Pilar relembra sua infância, quando era chamado de Seu Pilar. Era um bom aluno, sempre fazia todas as sus tarefas, seu pai o imaginava lendo, escrevendo, fazendo contas e crescendo na vida. Raimundo era seu colega de classe e filho do professor, por esse motivo ele era muito cobrado, mas tinha dificuldades em aprender os assuntos, então amostra a Pilar uma prata que tinha em sua mão, em troca de ajuda na atividade.
Pilar aceitou mas para sua surpresa um colega chamado, Curvelo viu a troca e contou ao professor, que castigou os meninos com 12 ''bolos'' na frente de toda a classe. Pilar jogou a prata pela janela e no dia seguinte saiu mas cedo para pegar a moeda, mas no meio do caminho se distraiu com os fuzileiros, esqueceu da moeda, não foi para a escola. terminou a manhã na praia da Gamboa e voltou para a casa sem a moeda nem peso na consciência.
Ana Paula Paim 06/04/2018minha estante
O bom humor é uma característica dos textos de Machado de Assis. Ele brinca com a palavra, divertindo, atraindo e conduzindo o leitor. Assim, vai desmascarando as hipocrisias e costumes perfeitamente atualizáveis para nosso século.





Ygor.Sardinha 29/03/2018

Resenha
É um conto que é narrado na primeira pessoa mas que se torna interessante porque na história o personagem principal faz uma reflexão sobre o que é certo e errado mas por meio do conto Machado de Assis faz críticas sobre a política umas das críticas mais perseptiveis no conto é o suborno ou a propina que são expostas por meio do personagem principal Pilar
Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
Um dos meus favoritos. Boa percepção! No conto vemos que a preocupação de Pilar não estava diretamente ligada aos estudos, sua dúvida consistia entre "brincar no campo de Sant´Anna ou no morro de São Diogo". Já Raimundo, como imensas dificuldades com Sintaxe da Língua Portuguesa e, ainda por cima, tendo o rígido pai como mestre. Fica a reflexão do papel da escola, um universo pouco explorado por Machado em sua infância, o mesmo estudou por um período curto em um ambiente escolar, já que precisou deixar a escola para ajudar sua humilde família.




Livia.Oliveira 29/03/2018

A origem da corrupção que habita o interior do ser humano
Fora um conto divertido de ser lido, despertando a curiosidade do leitor para saber do que aconteceria. Pilar é um garoto que costuma pensar duas vezes se segue o caminho para a escola ou simplesmente desvia, procurando um meio de se divertir. Decide, num dia, não queimar aula, e é surpreendido com uma proposta vinda de um estudante chamado Raimundo, filho do professor. O ponto desse conto talvez seja a questão da corrupção e por onde e como ela começa a se manifestar. Realmente, para quem já estudou ou está estudando, é muito comum se deparar com propostas ou acontecimentos similares. Pilar aceitou a moeda como pagamento por mandar bilhetes sobre como responder as questões da atividade. É notório que eles seriam pegos, além de receber palmadas nas mãos. Para quem é estudante, vale ler para entender que, sem perceber, pequenos e tão comuns atos nos dias de hoje são um tipo de corrupção. Vejamos que Pilar até saiu feliz no final, pois cabulou a aula do dia seguinte e seguiu os tambores do exército. Realmente, é um verdadeiro conto de escola.
Ana Paula Paim 04/04/2018minha estante
O Conto de Escola nos possibilita uma aprofundada reflexão do papel da escola e como lidar com os conflitos inter e interpessoais, revelando uma das funções da Literatura que é voltar ao passado para refletir sobre costumes de uma determinada época.




spoiler visualizar
Grace 04/04/2018minha estante
OK




Pablo.Hendrick 29/03/2018

O conto de Escola se torna interessante pois a narrativa é em primeira pessoa . Onde Seu Pilar conta uma história de quando era pequeno . Ele conta como era na escola , um aluno estudioso , sempre o melhor da sala . Porém ele era muito cobrado e tinha algumas dificuldades . Porém pra mim a narrativa conta como eram as escolas nos dia antigos .
Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
Muito bem! Aborda as relações interpessoais na escola do século XIX e possui uma estreita relação com nossos dias.




Levi.Capitão 29/03/2018


Conto de Escola é uma história de Machado de Assis que aborda principalmente as rígidas regras que ditavam o cenário escolar do século XIX.



Em uma segunda-feira do mês de maio de 1840, o menino Pilar tenta se decidir sobre o lugar em que passará a manhã brincando. Depois de muito pensar, ele resolve ir à escola, pois lembra-se da última sova que levara do pai por ter feito dois suetos na semana anterior.



Ao chegar à escola, subiu com cautela as escadas para que não fosse descoberto pelo severo mestre e, por sorte, chegou três ou quatro minutos antes dele.



Já na sala, um colega de classe chamado Raimundo fala com Pilar e avisa que precisa conversar com ele quando o professor não estivesse olhando. Quando o mestre fica entretido com o jornal, Raimundo faz uma proposta ao colega: uma moeda de prata por uma explicação sobre a matéria. Outro colega, Curvelo, atento à conversa, deleta os alunos para o professor Policarpo e este joga a moeda pela janela e os castiga com batidas de palmatória.



Pilar promete vingar-se de Curvelo, que foge com medo. Um dia depois, Pilar sai atrás da moeda, mas é atraído por um batalhão de fuzileiros e resolve segui-lo, indo parar na praia da Gamboa. O menino, assim, volta para casa sem a moeda e sem arrependimentos.



Adulto, Pilar relembra os fatos e destaca o fato de Raimundo e Curvelo terem mostrado a ele o significado de corrupção e delação.
Ana Paula Paim 07/04/2018minha estante
Recomendo uma releitura do texto para compreender melhor o estilo machadiano: sutilezas, ironia e pessimismo.




spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
Ana Paula Paim 07/04/2018minha estante
Machado refletia seu tempo e o pessimismo é uma marca indelével de seus textos. Descrença na humanidade.




Mari.Pereira 29/03/2018

Mariana 2C
O conto se trata de um garoto que desejava faltar aula, porém ao lembrar da surra que levou da última vez, mudou de idéia. Escondido do mestre, o garoto ajuda seu colega de classe que estava com dificuldade em troca de uma moeda. O mestre acaba descobrindo e arremessa a moeda pela janela. No dia seguinte, o garoto foi a procura da moeda, porém alguns soldados passaram marchando e o garoto acabou desviando sua atenção da moeda, logo esqueceu da moeda e começou a seguir os soldados, assim faltando aula.
Ana Paula Paim 06/04/2018minha estante
Recomendo uma nova leitura para compreender melhor o estilo machadiano: sutilezas, ironia e pessimismo.




Mayara_bulcao 29/03/2018

Contos de escola....
Narra um fato acontecido na infância de pilar onde ela ajudava um amigo de escola em troca de moedas.É um conto que retrata conflitos atuais de professores e alunos.
Ana Paula Paim 06/04/2018minha estante
Recomendo uma nova leitura para compreender melhor o estilo machadiano: sutilezas, ironia e pessimismo.




Madu.Borba 28/03/2018

Maria Eduarda 2C ( conto de escola)
O conto “Conto de Escola”, de Machado de Assis narra um ocorrido na infância de Seu Pilar que ele relembra um dia em que ensinava um amigo que tinha dificuldade em aprender o assunto na escola e em troca ele ganhava uma moeda de prata por isso.O professor descobriu e os dois foram punidos e tomaram doze bolos na frente de toda turma.
É um conto com humor e que muitas vezes trás situações atuais,pelo fato dos conflitos com o professor e dos alunos se ajudarem.
Ana Paula Paim 06/04/2018minha estante
O bom humor é uma característica dos textos de Machado de Assis. Ele brinca com a palavra, divertindo, atraindo e conduzindo o leitor. Assim, vai desmascarando as hipocrisias e costumes perfeitamente atualizáveis para nosso século.





246 encontrados | exibindo 121 a 136
9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR