A mão e a luva

A mão e a luva Machado de Assis
Machado de Assis




Resenhas - A mão e a luva


500 encontrados | exibindo 331 a 346
23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 |


Rodrigo 15/03/2021

Amor X Status
Romance no maior estilo romântico! Uma mulher, Guiomar, disputada por vários pretendentes, Estêvão, Jorge e Luís Alves. Tendo Machadão como escritor, não tem como não dar certo.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Lara 08/03/2021

Finalmente
Sabe aquele livro que você tem na sua estante há muitos anos, sempre começa e recomeça mas nunca consegue terminar? Essa é a minha história com A mão e a luva, que comecei pela primeira vez em 2016. Eu simplesmente nunca conseguia terminar esse livro, e sempre que o pegava de novo (e foram MUITAS vezes) tinha esquecido tudo do enredo e tinha sempre que recomeçar.
É um livro tão pequeno mas que me custou tanto, que eu adquiri uma certa resistência. Me dói dizer isso, mas eu não gostei dessa história. Admiro demais Machado e todos os avanços que ele implementou na literatura (inclusive com esse livro) e amei todos os livros dele que li até agora, mas não consegui amar A mão e a luva, nem simpatizar com nenhum dos seus personagens, nem mesmo com a decidida Guiomar.
Acho que o fato de ter sido escrita no formato de folhetim influencia e muito o correr e a profundidade da história, que pra mim pareceu realmente isso: muito corrida e pouco aprofundada, principalmente a última parte. Uma personagem desenhada como tão imponente desde o começo ficar contente com o "lustre do nome" do marido? Fiquei com essa pulga atrás da orelha...
comentários(0)comente



Tani 04/03/2021

Machado de Assis sabe das coisas!
Adorei a forma como a heroína escolhe seu pretendente, ela o ama verdadeiramente mas não fez sua escolha apenas baseada nos rompantes do coração, fez uma escolha cuidada e acertada.
comentários(0)comente



Grace @arteaoseuredor 03/03/2021

?A Mão e a Luva, de Machado de Assis.

?Lendo Machado em ordem cronológica. Esse é seu segundo romance, publicado em 1874. Da fase romântica, mas sempre sou da opinião que eles não são tão românticos assim. Temos o narrador que conversa com o leitor, e me divirto com sua intervenções. Na história temos Guiomar, uma mocinha que no primeiro olhar pode até parecer arrogante, mas acho que ela é uma sonhadora e até ambiciosa, porque não. Ela é criada pela madrinha, e de repente se vê com 3 pretendentes com personalidades bem diferentes, qual deles irá ganhar seu coração? As diferenças entre eles são bem evidentes e através deles Machado explora 3 tipos comuns presentes na sociedade. Esse não é o meu preferido dele, mais gosto do livro, acho uma leitura gostosa e divertida.

??Ninguém a observava; mas é privilégio do romancista e do leitor ver no rosto de uma personagem aquilo que as outras não vêem ou não podem ver. ?

? ?A felicidade é isto mesmo; raro lhe sobra memória para as dores alheias.?
comentários(0)comente



Joel Joukin 26/02/2021

Uma leitura bem leve, especialmente, considerando seu autor. É um típico romance da época, mas, pasmem, sem um final trágico.

As inferências do autor ao longo da obra, apara arestas e esclarece quaisquer dúvidas.

Não tem nenhum grande mistério ou reviravolta tão caros à literatura e presentes em outras obra machadianas.
comentários(0)comente



Diego 16/02/2021

Machado de Assis é um narrador que se torna íntimo do leitor, conversa e confidencia com a gente.
O livro é uma leitura agradável sobre amor romântico e a força com que a realidade nos obriga a fazer escolhas. As vezes os astros se alinham e as coisa caem se encaixam como uma luva.
Vale a leitura.
comentários(0)comente



Fabia Machado 12/02/2021

A mão e a luva - Machado de Assis
Segundo romance do autor e sou suspeita em escrever pois sou fã de Machado de Assis. Inclusive o nome da minha filha, Helena, foi inspirado no livro HELENA. O romance "A Mão e a Luva" não é dos meus preferidos do autor, mas ainda assim consigo indicar, pois acho sempre válida a leitura de seus clássicos, com uma escrita que não encontrei ainda em nenhum outro autor e suas histórias sempre vinculadas a uma crítica social.
comentários(0)comente



Lili Costa 10/02/2021

Amor e ambição
"Amores não se encomendam como vestidos; sobretudo não se fingem, ou não se devem fingir nunca." 

A órfã Guiomar foi acolhida por uma baronesa rica. O alto prestígio e sua beleza despertaram o interesse de três pretendentes. Estêvão visto como sentimental, Jorge o calculista e Luís Alves o ambicioso.

" Conselhos não lhe dou nenhuns; o melhor deles não vale a voz do próprio coração.

Estêvão, apaixonado por Guiomar se encontra desesperado após ter que deixar o seu 'amor' para ir estudar em São Paulo. 
Anos mais tarde ao regressar para a cidade Natal, Estêvão reencontra o seu melhor amigo Luís Alves. Num desses encontros, percebe que está 'enamorado' pela vizinha do amigo, logo descobre que esta é seu antigo amor.
 
Jorge, sobrinho da baronesa quer ascender na vida. Por Guiomar não há muitos sentimentos envolvidos. É pretensioso e um pouco orgulhoso. 

Luís Alves, mesmo sabendo que o amigo Estêvão era apaixonado por Guiomar, não foi capaz de resguardar o seu amor por muito tempo. Era conhecido por ser um homem que sabia reger e guiar o seu egoísmo e afeição. 

 "Eram eles os naturais confidentes um do outro, com a diferença que Luís Alves dava menos do que recebia, e, ainda assim, nem tudo o que dava exprimia grande confiança."

Entre os conselhos da Baronesa, os palpites da empregada Mrs. Oswald e escutar seu coração, Guiomar acaba por se decidir. Esta decisão foi pautada naquilo que acha o melhor para si. Alegando a escolha como a certa, como uma luva que se encaixa perfeitamente na mão. 

 Conhecido como o 'romance da ambição', A mão e a luva foi publicado em forma de folhetim em 1874. Machado de Assis 'alfineta' mais uma vez o amor da sociedade pelo dinheiro e como as pessoas são orquestradas por ele e por suas ambições.

????
comentários(0)comente



Silvio.Willams 08/02/2021

Machado de Assis é simplesmente expendido
Todos deveriam ler algum livro do Machado de Assis, mas "A mão e a luva", é um livro que realmente deveriam ler, pois trata-se de um romance ou uma disputa amorosa, a princípio entre 2 homens, para uma moça e o resultado final não bem o esperado.
comentários(0)comente



E. 05/02/2021

Semelhanças e possibilidades
[...] reconheci-me no temperamento da Guiomar, cobicei o espírito assertivo e resoluto do Luís Alves e me vi no drama vivido por Estevão — o qual, em se tratando deste, possibilitou-me antever, concretamente, a tragédia existencial vivida por quem se deixa embeber no lamento daquilo que poderia ter sido e não foi.

Eis uma das maravilhas da literatura: ser espelho e janela aos nossos olhos.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Heloiche 26/01/2021

Sempre Machado
Este de 1874. Não tinha lido este livro do Machado. Romântico mas sem perder a mão da crítica social.
Gostoso ler um “amar-lhe-ei para sempre”
Leitura rápida e muito boa!
comentários(0)comente



Katita 24/01/2021

Machado de Assis
É com muita vergonha que tardiamente faço a leitura do meu primeiro livro do autor. Vergonha porque se faz necessário a viajante e convidativa narrativa as palavras acolhedoras e as lindas lições da vida real e seus sentimentos que passamos. Muito feliz. Pronta para a próxima!
comentários(0)comente



Robert125 23/01/2021

Machado é Machado.
É engraçado como esse conto/novela conseguiu retratar tão bem o romantismo vs realismo. Fiquei empolgado e ansioso pelo desfecho da estória, mesmo sabendo os possíveis fins que ela tomaria.

Esse é o poder da escrita de Machado de Assis, que reverbera até os dias de hoje, você talvez saiba como vai acabar a narrativa, mas não sabe os meios que o escritor te levará até o fim! Sensacional.
comentários(0)comente



500 encontrados | exibindo 331 a 346
23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR