spoiler visualizarnascma 26/03/2023
Eu tinha grandes espectativas e o livro cumpriu todas.
Eu vi muita gente "menosprezando" o livro por ser o segundo do Machado e por isso ele era ok, mas o livro é perfeito!
Amei essa atmosfera que o livro trouxe. Amei que o narrador era onisciente, então ao longo da leitura acompanhamos todos os personagens e sabemos tudo o que eles sentem.
Agora um fato engraçado: mesmo vendo a história de forma dinâmica, eu só descobri que a Guilmar não queria casar com qualquer um, porque queria se casar com alguém importante, ao fim do livro ? Eu jurava que era porque ela não pensava muito nessas coisas ?
Eu entendo muito a Guilmar. Ela teve uma infância muito triste, ficou órfã, então obviamente ela não iria querer um cara meio sem atitude/futuro igual ao Estêvão.
O Estêvão é um personagem injustiçado, porque ele deveria ter tido um fim melhor, mas ele ficou tão obcecado pelos seus sentimentos que teve o fim estranho que teve.
Eu nem digo nada sobre o Jorge, porque achei ele insuportável, assim como a velha inglesa e até mesmo a baronesa.
Gostei muito do desenrolar do relacionamento entre a Guilmar e o Luís. A forma como ela começou a se interessar por ele quando ele a ajudou sem ser desesperado pelo amor dela como os outros. Isso literalmente me pegou muito, porque a realidade é assim mesmo. A maioria dos homens são desesperados, então é realmente raro quando encontramos um homem que seja igual ao Luís, não desesperado e companheiro.
Por fim, digo apenas que a cada livro me apaixono mais pelas obras do Machado de Assis ??