A Mão e a Luva

A Mão e a Luva Machado de Assis
Machado de Assis




Resenhas - A mão e a luva


500 encontrados | exibindo 151 a 166
11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 |


Maria7598 16/02/2023

Machado Nunca Desaponta
O livro tem mesmo tons de romantismo, mas um romantismo de transição, sóbrio, que parece zombar dos próprios ideais em favor da realidade. Já se torna interessante e intrinsecamente Machadiano por causa disso.

Sempre leio livros de época esperando um pouco de tédio, emoções mais brandas e revoluções que não causam onda, mal movem as águas. Machado, no entanto, está sempre pronto para surpreender, envolvendo mesmo os leitores superestimulados da nossa era, um século e meio mais tarde. Não consegui parar de ler as últimas cinquenta páginas.

A escrita é prazerosa e, apesar da ressalva do autor sobre o meio de publicação ter causado certo padecimento da narração e do estilo, conta com várias pérolas ao longo da leitura. As personagens são vivas, os diálogos essenciais. Em meio ao entretenimento, ainda consegue provocar reflexões sobre a sociedade da época, antecipando a narrativa Machadiana que estaria por vir.

P.S: a edição da L&PM, com biografia e informações sobre a sociedade da época, é ótima!
comentários(0)comente



Paulo Ricardo 12/02/2023

Procure uma luva que te caiba
Ao terminar a leitura de "A mão e a luva", tudo que eu queria era conversar com alguém sobre este livro. Dá para levantar tantas reflexões sobre o amor e sobre a nossa visão romantizada/idealizada dele. A verdade é que eu não consigo colocar aqui todas as reflexões que esta história me trouxe. Para mim, foi aquele tipo de livro que você pode conversar sobre por horas com alguém.

A história tem poucos personagens, mas muito bem trabalhados. Adorei os capítulos curtos durante todo o livro. Além de ajudar a organizar melhor a história, dá uma sensação maior de progresso na leitura, o que a torna mais prazerosa.

Se fosse para eu resumir sobre o principal tema do livro, eu diria que ele fala sobre a idealização do amor romântico e como isso não faz sentido. Por que buscamos tanto (para usar o título do livro como exemplo) usar luvas que não nos cabem? Mas a história vai mais além, e dá para levantar reflexões sobre muitos outros assuntos.

Enfim, foi uma ótima leitura. Recomendo!
comentários(0)comente



Marisol 08/02/2023

A mão e a luva, de Machado de Assis
“A mão e a luva” foi o segundo livro escrito por Machado de Assis, publicado em 1874, época da terceira geração do Romantismo.

A história é um triângulo amoroso entre Guiomar e três pretendentes. Ela é uma jovem pobre que fica órfã, mas tem a sorte de ser criada por uma madrinha viúva e baronesa (que perde a única filha que tinha quase a mesma idade de Guiomar).

A protagonista precisa decidir qual pretendente vai escolher: Estêvão, seu ex-namorado, ultrarromântico; Luís, um ambicioso; Jorge, ganancioso e sobrinho da baronesa. Guiomar quer tomar a decisão mais racional possível, sem desagradar e, portanto, frustrar os planos da madrinha.

O romance tem aquele estilo que gosto bastante ao ler Machado de Assis – mais satírico, crítico, sutil e elegantemente debochado, bem-humorado. O interessante do enredo é a personalidade da protagonista. Diferentemente das gerações românticas anteriores, cujos personagens principais são carregados de sentimentalismo, Machado de Assis desenha Guiomar como uma personagem mais racional, esperta e nada ingênua.

O livro foi o primeiro a ser publicado como folhetim e, nesta edição, o autor traz uma advertência, uma justificativa porque, olha só, ele não teve tempo de se aprofundar na história por conta do intervalo curto de publicação dos capítulos. Imagino se tivesse, pois a narrativa foi muito bem construída e conquistou meu coração logo nas primeiras linhas. E não só a história me conquistou, mas também a escrita. Aliás, eu sou apaixonada pela escrita de Machado. 

Indico para quem quer uma história leve, mas sem ser boba, e, principalmente, para quem quer começar a ler Machado de Assis. Os capítulos são curtos, o narrador interage com o leitor (trazendo uma certa bossa à história) e um bom dicionário ao lado desvenda facilmente o significado das expressões desconhecidas – nada que comprometa a leitura.


site: https://www.instagram.com/marisoldeandrade/
comentários(0)comente



Jheny.Correa 05/02/2023

Talaricagem
Já li faz um tempo então não lembro muito bem, mas tem tudo que a gente gosta. Tem romancezinho clichê, em que é proibido e toda aquela coisa antiquada de boas maneiras, talaricagem e reviravolta. Machado de Assis foi excelente.
comentários(0)comente



Andrecruz.psi 29/01/2023

Amor e Ambição
Uma história incrível do Grande Machado de assis que fala sobre o amor com os olhos fincados na realidade, de sua época, mas que ainda é muito atual.
O que é mais importante o amor ou o status social??

Essa é uma obra merece um bis ???
comentários(0)comente



Nati 26/01/2023

Muito bom
Narra a história de Guiomar, moça altiva e segura de si, que procura, com frieza e calculismo, realizar o ambicioso plano de ascender socialmente, compensando a sua modesta origem?

Ela não é boba!?
comentários(0)comente



Bruno 21/01/2023

Bom livro
Livro simples, de leitura rápida, mas envolvente. Uma típica narrativa de romance que prende pela sutileza que é escrita. Bom livro.
comentários(0)comente



Satiro 17/01/2023

Primeira obra de Machado no ano... Primeira de muitas!
Enfim termino a segunda obra de Machado! Achei essa mais penosa de se ler, não pela escrita do gênio (que a diferencia dos mais comuns livros) e sim por não haver um carisma e uma simpatia pelo o que a narrativa visava explorar e seus respectivos personagens - exceto Guiomar. Ainda possui elementos muito bons que fazem a experiência ser positiva e ter a competência de ser BOA para mim. Mas esperava mais, pois de certos autores a gente quer obras-primas sempre (E Joaquim Maria Machado de Assis é um desses)!
comentários(0)comente



Ingrid 14/01/2023

Amo a singularidade dos personagens machadianos. Nesse livro tem três pretendentes com personalidades completamente opostas atraídos por uma mulher que dificilmente seria comum na época da escrita, tão singular quanto. Machado é a frente do seu tempo!
comentários(0)comente



Catarine 14/01/2023

não adianta, tudo que vem depois de Machado é uma quase inovação.
o maioral de todos os tempos!!!!!!
comentários(0)comente



Giulia.Costa 14/01/2023

Poderia esperar menos de Machado de Assis?
Antes de ler o livro descobri que era o segundo escrito de Machado de Assis e nem fiquei com tantas expectativas pelo nível que imaginei que fosse. Mas é inegável que essa obra mereça seu reconhecimento, pois é muito bem produzida - apesar do próprio Machado dizer posteriormente em nota que não ficou lá essas coisas? fico imaginando como essa obra seria se ele desse mais aqueles toques que só ele sabe dar. No que diz respeito a própria história, é uma leitura agradável (desconsiderando a gramática um pouco mais antiga, mas nada impossível). O autor sabe muito bem como prender a atenção e usa cada capítulo curto a seu favor. É incrível a forma que Machado buscou entrelaçar os pensamentos dele como autor com os pensamentos das personagens; o diálogo que ele estabelece em certos momentos com os leitores dá um toque genial em certas partes. As lições da obra então? Nem se fala. Gostei muito de ter lido algo protagonizado por uma mulher como a Guiomar com toda sua clareza e assertividade no que dizia respeito àquilo que ela acreditava e ambicionava. O título do livro só é explicado nos finalzinho, mas é muito bom o gostinho de perceber aos poucos as pistas sutis já nas últimas partes.
comentários(0)comente



Lopes 12/01/2023

Mais que perfeito
O Machado tem uma forma de prender o leitor que é indescritível.
É um romance muito surpreendente, que se desenrola muito naturalmente com o passar da história, tem personagens marcantes, muito bem construídos e que tem personalidades que conseguem por si só descrever épocas da literatura brasileira.
É super leve e até que n é acostumado com clássicos consegue ler com ""facilidade""
100/10.
comentários(0)comente



Line 08/01/2023

Obra-prima
Machado sendo Machado...
Que história cativante com personagens tão bem construídos. Quantos ensinamentos em uma narrativa tão curta! Machado tem uma escrita única e carregada de referências, porém, em A mão e a luva, ele constrói um narrador que está tão envolvido na história quanto o próprio leitor, e isso só enriquece ainda mais a leitura.
Somado a isso, temos o casal protagonista da história que tem personalidades admiráveis e trazem fortes ensinamentos ao leitor. Terminei o livro querendo desenvolver em mim a personalidade de Guiomar e buscando alguém com o caráter de Luís Alves haha!
História linda! E o final, com a explicação do título do livro, pra mim, um dos mais marcantes.
Favorito da vida com certeza.
Viva Machado!!!
comentários(0)comente



yasm1m_ 06/01/2023

Genial
Apesar de ter lido A Mão e A Luva há dez anos, essa segunda leitura me cativou de uma maneira completamente diferente; me parece ter sido essa a hora certa para ler um livro tão extraordinário.

A Mão e a Luva discorre sobre Guiomar, uma moça resiliente e decidida que se vê no centro das atenções de três homens: Estevão, que lhe dedicou um amor dramático e incondicional; Jorge, dono de um amor na zona de conforto, e; Luís Alves, que a amava de forma comedida, ciente e resoluto em si mesmo. Somos levados pelas contemplações da moça, em busca da decisão que transformará o futuro da mesma.

O maior diferencial da história é a escrita fluida e magistral de Machado de Assis, que me deixou completamente absorta à medida em que os personagens externavam suas ideias e sentimentos. Apesar de não ser tão fã de histórias românticas, me vi envolta nessa trama de uma forma que só Machado consegue fazer. Recomendo muito.
comentários(0)comente



Vitoria 22/12/2022

não sei se li ele sendo imatura de mais, ou se não me lembro direito do livro porém ele não me cativou muito, terminei de ler na força
comentários(0)comente



500 encontrados | exibindo 151 a 166
11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR