A mão e a luva

A mão e a luva Machado de Assis
Machado de Assis




Resenhas - A mão e a luva


500 encontrados | exibindo 301 a 316
21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 |


Leitora Ana 02/06/2021

Machado sendo Machado
Lendo esse livro eu me senti como se eu estivesse tomando um café e conversando com um amigo. Um amigo que me contava uma boa história! Incrível como Machado faz com que o leitor se sinta confortável e envolvido com a história!
Uma história linda com ótimas reflexões.
comentários(0)comente



Thananda 31/05/2021

Pra matar o tempo
O livro em geral é um pouco fraco no sentido enredo. Não tem muito o que contar. Mas o pouco que é contado, Machado de Assis faz de forma interessante (como sempre), nos dando a sensação de estar contemplando uma obra lado a lado com seu criador e tecendo comentários a respeito. É um sentimento de cumplicidade muito legal empregado na narrativa. Parece que estamos sentados ao lado do autor fofocando sobre a vida dos personagens. Maaaaaas....

O roteiro só não é mais fraco que os pretendentes de Guiomar.
Estevão é um sonhador incorrigível que não se enxerga e não sabe a hora de se retirar da batalha.
Jorge ama pela conveniência, e sempre esteve claro que era mais proveitoso a fama da família do que o "amor" pela jovem.
Luís Alves apareceu literalmente DO NADA falando que gostava dela. O que eu achei uma p*ta trairagem já que ele passou ANOS ouvindo o Estevão confessar seu amor pela moça.

T A L A R I C O

Estevão apesar de fraco para mim foi o único que amou de verdade, dado o resultado dos seus sentimentos no final.

Já a Guiomar... O lado bom é que ela não se convencia por qualquer bobagem dita a ela. Uma menina de opinião forte. Não é dessas mocinhas de romance clássico que se desfalece de amor por qualquer declaração meia boca e se conformam com o destino a elas imposto.
O lado ruim é que ela não se convencia era com NADA.
E assim como Luís, do NADA ela percebeu qual deles ela amava.

Já a baronesa é a mãe que todo mundo quer ter. Uma senhora muito fofa.

A Mão e a Luva é um romance curtíssimo, com pouquíssimos personagens e história sem grandes reviravoltas. É ótimo para passar o tempo, mas não é o melhor de Machado de Assis. Ainda assim, recomendo :)
comentários(0)comente



May 30/05/2021

Não podemos negar a qualidade da escrita, pois foi escrito pelo o melhor escritor brasileiro, porém para a atualidade acho que o livro é devagar, não prende tanta a atenção do leitor
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



kemi 25/05/2021

um par perfeito?
a escrita do machado (encantadora e humorada, como sempre) dá um bom colorido na obra. é um romance simples, sem grandes enredos, e até previsível. não esperava grande desenvolvimento até por ter sido um romance de folhetim, mas é um bom livro de se pegar num dia apagadinho de domingo pra se distrair.

o próprio machado deixa claro que o objetivo principal dele era traçar a guiomar, e com esse ?perfil de mulher? mostrar por onde ia os ideais da sociedade da época. aí o que você tem na personagem é uma crítica com o melhor dos dois mundos: a moça é bem pragmática e controlada, até fria às vezes, junta o útil ao agradável, escolhe o que vai se encaixar melhor na vida ao invés de se entregar totalmente às emoções, alma comedida; mas também é senhora de si e do próprio destino, forte, sabe resolver a vida e não só ficar nos devaneios.
ela é o meio caminho andado de uma sociedade que estava substituindo os romantismos sonhadores pela praticidade e o interesse.

do mesmo jeito, o par perfeito dela, quem lhe caiu como luva, foi justamente quem se espelhava nesse perfil. o questionamento do título vai justamente à crítica proposta pelo próprio autor: tais pensamentos mais pragmáticos realmente deviam vencer aos românticos? se não vale uma vida sem nada de romance, vale uma que se deixa levar por inteiro irracionalmente nele? do quanto vale uma escolha que se encaixa perfeitamente ao que você precisa se não é a que fala mais alto ao coração, no fundo?
não acho que foi o caso dos personagens aqui, eles funcionam justamente como um balanço dos dois. o escritor apresenta um personagem totalmente entregue ao romantismo, outro totalmente mundano e raso, e mais um que meio que une com cuidado os dois (que também é quase o caso da guiomar). hoje muitas vezes se nota quem vai aos dois extremos, mas acho que se pode e até tem quem borre essa linha (eu, quase romântica incurável, fico com um pé no romântico e um nesse meio termo).

?a guiomar que ele conhecera e amara era o embrião da guiomar de hoje, o esboço do painel agora perfeito; faltava-lhe outrora o colorido mas já se lhe viam as linhas do desenho?

?ajustavam-se ambas, como se aquela luva tivesse sido feita para aquela mão?.
comentários(0)comente



@fran_rodrigues_92 21/05/2021

Um Machado no Romantismo
/2021
Em A mão e a luva Machado de Assis conta a história de Guiomar, uma jovem bonita de origem humilde que foi adotada pela madrinha baronesa. Sua vontade é agradar sua benfeitora e ao mesmo tempo obedecer aos seus instintos racionais.
Guiomar se vê diante de três pretendentes para se casar, na trama podemos perceber como ela vê seus apaixonados e a que personalidade ela dá preferência. Ela conquista o apoio da madrinha para que aceite "aquele que te falar ao coração".
A obra é o segundo romance escrito pelo autor, inicialmente em folhetim, e publicado como livro em 1874, e trata-se de uma das histórias mais românticas de Machado.
Um leitura rápida e leve, não carrega todo o potencial das obras machadianas realista mas ainda é Machado, sendo totalmente recomendável.

"Minha vida é sua; todo o meu destino está nas suas mãos... Contudo, não quero surpreender-lhe o coração nesse momento; no dia em que me julgar verdadeiramente digno de ser seu esposo, ouvi-la-ei e segui-la-ei."

⭐⭐⭐⭐
Lido na edição @lepmeditores @taglivros 2019
176p.

#livros #machadodeassis #amãoealuva #leiaclassicos #lpm #tag #literaturabrasileira #romantismo

site: https://www.instagram.com/p/CNNK7kNFCY0/
comentários(0)comente



Jonas incrível 13/05/2021

Leitura de outono
Leitura leve para passar um tempo de qualidade. Me impressiona muito a forma da escrita tão direta, mas com uma carga de detalhes que te transporta para dentro da narrativa. Que obra.
comentários(0)comente



Carolina.Gomes 11/05/2021

Guiomar: ambiciosa e pragmática
Em seu segundo romance, Machado conta a história de Guiomar: uma protagonista com P maiúsculo. Uma mulher que, longe de se contentar com um destino previamente escolhido, tomou as rédeas da própria vida e escolheu o que quis.
Narrativa perfeita, personagens muito bem construídos, além de todos os elementos que fazem desse um romance tipicamente machadiano.

Amei!
Katia Rodrigues 11/05/2021minha estante
Resumiu perfeitamente ? Concordo plenamente com tudo. A Guiomar é uma personagem maravilhosa, sou fã.


Carolina.Gomes 11/05/2021minha estante
Maravilhosa!! ??????




Samira_santos 09/05/2021

Enfim, a talaricagem
Não é o primeiro livro de Machado de Assis que eu li, mas acredito que esta edição em especial é ótima, muito fácil de compreender, o que nós sabemos que Machado nem sempre é.
Guiomar é uma personagem meio que indecifrável, ela é gente boa, mas ao mesmo tempo parece ter uns traços de presunção e interesse muito fortes. Vai entender né.
Mas a mulher é gata né, e para os homens é encantadora. Isso resulta em alguns pretendentes. O primeiro que é apresentado ao leitor é Estevão, o segundo, Jorge e o terceiro, para minha surpresa, Luis Alves.
Me surpreendi porque, que fura-olho esse Luis Alves, Estevão se apaixonou por Guiomar primeiro e confiou todas as suas mágoas ao Luis que era tipo, seu melhor amigo.
Aí Luis Alves vai lá e não só tenta a sorte com a crush do melhor amigo, como consegue. E outra, ele nem sequer tem peso de consciência com um negócio desses. Na verdade eu diria que quando ele conta pro Estevão que vai casar com a Guiomar, o sentimento predominante é um só, INDIFERENÇA.
Que talaricagem hein Machado de Assis. Gostei muito, leiam!
comentários(0)comente



Camila.Szabo 01/05/2021

Dilemas de uma moça solteira
O tema é bem bobinho, mas a escrita do Machado de Assis e as críticas que ele faz de forma tão elegante, faz valer a pena.
Além disso, é o retrato dos costumes de uma época. Acho sempre interessante conhecer.
comentários(0)comente



Harry.Kitzinger 01/05/2021

Super me identifiquei com a Guiomar.
Esse o primeiro livro do Machado de Assis que eu leio e, sinceramente, não sei por qual motivo demorei tanto. A literatura brasileira virou meu novo amor.
comentários(0)comente



Mylenna1 29/04/2021

O romance que o leitor sofre com o personagem.
Não é o melhor livro escrito pelo autor, mas é bem pertinente o contexto no qual foi produzido. Este é o segundo romance de Machado de Assis, ele ainda está apresentando as características da sua escrita. O título da obra é utópico, transmite um idealismo romântico, de uma forma metafórica.

Fiquei sensibilizada com a devoção do Estêvão, para ele, o mundo perde a cor e o sentido se o seu amor não for correspondido por Guiomar. Deu uma certa vontade de resgatá-lo, mas esse é o risco de amar deveras. rsrs
comentários(0)comente



Cynthia 29/04/2021

Não imaginei que me divertiria tanto fazendo a leitura em ordem cronológica dos romances de Machado de Assis, que humor gostoso e inteligente. Neste em particular adorei a protagonista feminina. Guiomar é muito interessante, principalmente se pensarmos que o livro foi escrito no século XIX. Sem dúvida vale a leitura!!
comentários(0)comente



Fabriciooo 23/04/2021

N sei o que se passou na mente de machado quando escreveu esse conto ,mas é muito bom. N sei se tu reparou,mas ele trata tão bem os aspectos triviais e "profundos".
Parece que descreve a personalidades dos seres humanos hahaha... Estêvão tão imaturo e sonhador. Jorge já é um pouco mais pacato, demostra um pouco mais bondade. Luís,já era a imagem do cara mais ciente da vida. Parece que os três personagens falam sobre nós.
São tantas coisa a se notar. Enfim! Muito bomm
comentários(0)comente



@ysalemos 20/04/2021

Em #AMãoeaLuva, #MachadodeAssis nos apresenta um #romance onde a personagem principal, #Guiomar, deve decidir entre três pretendentes. A história chama atenção pela personagem, que trata a situação de forma calculada, calma e bem pensada.
⠀⠀
Diferente dos romances que estamos acostumados a ver, em a Mão e a Luva, a metáfora de encontrar alguém que se encaixe perfeitamente e seja como uma luva para sua mão, vai muito além do #amor incontrolável e explosivo.
⠀⠀
Guiomar é uma das pessoas mais calculistas e racionais que eu já vi em histórias de romance. Apesar de observar sim uma admiração entre ela e o pretendente escolhido, a decisão vai muito mais por interesses em comum do que uma #paixão avassaladora. É uma forma bem diferente de ver o sentimento, e contar uma história de amor.
⠀⠀
Apesar dos pretendentes não serem a parte mais interessante da história, achei engraçado que vi muito de Bentinho em um dos pretendentes. Pra quem não sabe a minha visão sobre o personagem principal de #DomCasmurro, vejo ele como alguém bobo de amor, que se deixa levar em demasia pelo sentimento. Em A Mão e a Luva, vi uma releitura de Bentinho em um dos personagens (na verdade, #Bentinho é uma releitura dele, por que A mão e a luva foi lançado antes). Acho interessante quando podemos observar algumas constantes literárias em diferentes livros do autor. Não é necessariamente algo ruim, mas talvez algo que identifique a escrita dele.
⠀⠀
No geral, gostei. É um livro interessante, a personagem é bem construída, e a história é curtinho, então rapidinho você acaba. Recomendo!
comentários(0)comente



500 encontrados | exibindo 301 a 316
21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR