A Viuvinha

A Viuvinha José de Alencar
José de Alencar
José de Alencar
José de Alencar




Resenhas - A Viuvinha


210 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


EduardaMarquess 13/07/2023

Esse livro estava na minha posse desde 2015, eu acho, e nunca o pegara. Contudo, depois de ler ?Senhora? do mesmo autor ? e ter gostado ? decidi finalmente lê-lo, mas fiquei negativamente surpresa. Estava achando previsível, mas teve uma virada que podia deixar as coisas interessantes, contudo, ao meu ver, foi bem sem graça a maneira que foi construída, foi tudo ligeiro demais e meio ?nonsense? Não curti a leitura, não deu tempo ter apego a nenhum personagem nem me envolvi com a trama.
Davi VM 15/07/2023minha estante
Uau, UMA estrela kkkkkkk




Nicoly292 17/02/2021

Peguei esse livrinho curtinho para aproveitar a tarde chuvosa. Juro que odiava, na época da escola, só de olhar para a capa rs. Mas quando entendi o contexto da escola literária até que consegui ler tranquilamente. A linguagem não é tão complica assim, apesar de ser um clássico do romantismo, e o romance é bem fofinho. Só não dei uma nota maior porque José de Alencar ainda não me conquistou por completo. Mesmo assim, vale super a pena para quem quiser conhecer o autor.
comentários(0)comente



guigagirl 15/03/2020

Clássico tranquilo
Se tivesse que escolher um clássico, esse é um dos mais fáceis de entender. História leve e rápida, mostra a sociedade carioca da época. Porém não agrega tanto valor a não ser por isso.
comentários(0)comente



Ivan 17/02/2021

Terceiro livro de José de Alencar
Um clássico, que era publicado na forma de um folhetim. Um romance de época. Jorge e Carolina são os protagonistas. Eles vivem uma grande história de amor, porém com grandes percalços! Uma leitura rápida, leve e envolvente.
comentários(0)comente



Mari 15/09/2020

A viuvinha
A leitura é super agradável, José de Alencar faz com que você realmente viaje pela história. Embora seja um livro curtinho de se ler, o mesmo traz várias questões do tempo em que a história se passava, sem contar que na própria história tem um momento em que deixa o leitor de cara aberta. Recomendo a leitura!
comentários(0)comente



Brunna 23/06/2021

Curto, mas a cara de Alencar
Mais uma obra com a cara de José de Alencar, pena que é tão curtinha. Acompanhei o noivado, os olhares, flertes, a tristeza e a surpresa de Carolina. Apesar de curto, nos dá a caracterização do Rio de Janeiro na década de 1850 e a gente pode visualizar as roupas, os lugares, os costumes, como se estivessem passando num filme na nossa frente. Torci entusiasticamente pro final feliz de Jorge e Carolina juntos.
comentários(0)comente



Fran RW 16/02/2014

Fazia tanto tempo que não lia um clássico nacional que já tinha esquecido por quê os amo tanto

Como é bom ler uma história que se passa numa época extremamente simples, em que se era feliz sem muita tecnologia, num Brasil em que as pessoas trabalhavam só até as três da tarde.

E como os escritores daquela época conseguiam fazer de um enredo tão simples algo tão interessante!

Deslumbrada.




(16/2/2014)
comentários(0)comente



Regine 17/08/2024

A história é boa mas com final esperado
A história é bem contada, com vários aprendizados, mas o final é o esperado, bem padrão. Contudo, ainda assim acho que vale a pena ler. Um livro curtinho e bom de se distrair. De fácil leitura.
comentários(0)comente



xav 29/01/2023

Este de longe não é um dos melhores de Alencar, mas tem sua importância.
A viuvinha nos mostra de forma romantizada a submissão da mulher ao homem e aos costumes. É preciso entender o contexto da época em que a obra foi escrita para ser consumida e entendida de forma adequada.

Carolina, mulher jovem, noiva de Jorge, homem menino que no passado vivia de farra após a morte de seu pai, este que resolveu mudar seus hábitos quando se apaixonou pela mesma, o que já era tarde de mais, pois suas ações já tinham lhe acarretedo ao fracasso, o tornando um homem falido. Para resolver este problema, Jorge e o seu tutor senhor Almeida, resolveram forjar o seu suicidio um dia após o seu noivado com Carolina.

A querida passou cinco anos vestindo preto para indicar que era viúva, se privando de conhecer novos amores, pois era extremamente apaixonada por este moleque imaturo, sem conhecimentos financeiros, que até então era um ?defunto?, No fim ele reaparece e o casamento é reatado. Gostei deste enredo? adorei, Mas tenho questionamentos e críticas comuns como as de qualquer leitor. Como pôde ele ter deixado a Carolina sofrer por todos esses anos?! Como pôde ela, tão nova, ter esperado por um morto por todos esses anos??! Kkkkkkkk, Enredo instigante!! puro suco do romanstimo, interessante de ser consumido para quem gosta de romantismo, leitura fácil e curta.
comentários(0)comente



beatriz 21/05/2023

A Viuvinha.
Achei chato no começo, mas até que é bonzinho, não foi o melhor até agr que a escola me obrigou a ler, massa achei fofa a Carolina.
comentários(0)comente



Lu | @rei_no_literario 14/07/2020

Um livro surpreendente
Esse livro vai ser focado em Jorge. Ele era filho de um negociador que era pobre e foi crescendo até se tornar alguém rico e com um nome conhecido e respeitado. Após a sua morte, Jorge fica com a herança que seu pai deixou para ele e esbanja seu dinheiro. Certo dia toda a sua fama com as mulheres e o respeito que conquistou dos homens simplesmente acaba e ele sente vontade de ir à igreja. Lá ele conhece Carolina. Logo eles se envolvem em um romance. Jorge passa a ser um cara mais discreto e humilde, até que descobre que ficou pobre. Ele sente a culpa por estar com uma menina tão doce e pura como Carolina e ter um passado tão sujo. À essa altura do campeonato eles já estão noivos e ele não quer abandona-la nesse estado por medo da pobre garota sofrer com comentários referentes à época. É então que ele resolve tirar a própria vida. A partir daí, cinco anos se passam e temos notícias de como essa viúva está lidando com tudo. Ao longo desses anos ela vê o interesse de caras por ela mas não corresponde nenhum, pois ainda preserva as memórias de seu falecido marido. Até que surge um admirador secreto que desperta sua curiosidade e pode fazer com que tudo mude.
O livro é narrado por um homem que conta os acontecimentos da vida dessas pessoas para uma prima.
comentários(0)comente



LuLu36 22/06/2021

18/12/19
Enredo bem previsível, porém foi levinho de ler, até porque eu amo a escrita de José de Alencar
comentários(0)comente



Bella 08/01/2022

o plost twist ??
não sei pq enrolei tanto para ler esse livro, tão curtinho. Talvez seja pq eu não esperava nada dele kkk mas adorei o plost twist, o que dificulta um pouco é a escrita rebuscada, mas eu acho linda, adoro o drama que esses escritores colocam em pequenos fatos do dia a dia. Fiquei com ódio desse Jorge, se eu fosse a Carolina não aceitaria ele de volta depois de fazer ela sofrer tanto. Queria que o autor aprofundasse mais nos personagens, são muito rasos... mas, primeira leitura do ano comecei com pé direito, amém
comentários(0)comente



Bruna 08/08/2023

Gostei muito. Não achei que fosse gostar porque tenho uma leve resistência a forma escrita do autor, mas este me surpreendeu. Historia curta mas cheia de significados sobre honra, meta de vida, amor e felicidade. Um belo clássico.
comentários(0)comente



210 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR