A morte de Ivan Ilitch

A morte de Ivan Ilitch Leon Tolstói




Resenhas - A Morte de Ivan Ilitch


5531 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


spoiler visualizar
comentários(0)comente



Micaely Oliveira 18/11/2024

Maravilhoso
Um livro bastante necessário





Todo mundo tem que ler esse livro



Muito necessário


Ameiiii
comentários(0)comente



Gabriel1994 18/11/2024

Inexplicável
Simplesmente incrível o que acabo de ler. É doloroso e angustiante a forma como se desenvolve a dor de Ivan Ilitch: de um homem superficial e com ideias vazias para alguém que sofre profundamente e passa a enxergar as coisas de outra maneira. É como se sua presença fosse uma afronta à tranquilidade que ele tanto exigia. Você sente a dor que ele vai experimentando, a agonia de seus pensamentos e como, cada vez mais, ele vai morrendo enquanto procura um sentido para sua existência em suas reflexões e principalmente, o que é a morte para ele.
No fim acaba percebendo como viveu toda a vida baseado em uma falsa ideia.
comentários(0)comente



annebitt 18/11/2024

Vale a pena a leitura
Curtinho, dinâmico e prende o leitor: todo o necessário para se iniciar na leitura dos russos.

ivan illitch tem uma vida completamente voltada às aparências, e o percurso final até a sua prenunciada morte, ao final do livro, traz todas as reflexões referentes ao modo como viveu seu tempo na terra.

certamente lerei mais do autor.
comentários(0)comente



Tori Rios 18/11/2024

Primeira experiência com Tolstói bem sucedida
Nunca tinha lido Tolstói, essa foi minha primeira experiência, foi bem sucedida, parabéns pra mim e parabéns pro Liev
comentários(0)comente



Bia 17/11/2024

Iniciei a leitura com altas expectativas, e, para minha alegria, elas foram totalmente cumpridas! A morte é um tema que sempre me deixa intrigada, e acompanhar a jornada de Ivan até seu fim foi, no mínimo, angustiante. O Ivan, um homem comum, que vive em busca de reconhecimento no trabalho e estabilidade financeira. Ele acredita que sua vida é ?perfeita? até ser confrontado com a doença, percebendo o vazio que ela carrega.

A narrativa é simples e fácil de acompanhar nessa versão, o que torna a leitura ainda mais fluida. Fui completamente envolvida pelo fluxo da escrita de autor ( algo que considero genial). Enfim, valeu muito a leitura :D
Mar leitora 17/11/2024minha estante
Rapaz


Bia 17/11/2024minha estante
Brinca comigo




Kaori 17/11/2024

Tolstói, aqui vc brilhou
Tolstói arrasou nesse aqui. Já quero ler outros do autor! Desgraçou minha cabeça e de brinde ganhei uma crise existencial, nota 5 e favoritado.
comentários(0)comente



Ricardo.Kano 17/11/2024

Conheço pessoas assim
A Morte de Ivan Ilich " de Fiodor Tostoi, descreve a vida e morte de um homem, praticamente viveu de acordo com as regras sociais de sua época, mas quando morreu ou durante o seu processo de agonia da morte, percebe que a única pessoa que lhe deu algum carinho foi um enfermeiro. Os amigos e familiares estavam mais preocupados com as contas e os cargos na empresa. Duro mas bastante realista. Livro com menos de 200 páginas mas pesado pra ler.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Marcella 17/11/2024

Impactante!
O livro é bem curtinho, pois se trata de uma novela. Mas, as poucas páginas te faz refletir imensamente, e é de um peso emocional surpreendente.
A gente entra na vida e na mente do Ivan e as suas indagações a cerca da vida e da morte.
Mas, afinal, será que a vida dele, foi vivida da forma como deveria?
E a minha vida? Será que eu estou vivendo como deveria também?
comentários(0)comente



João 17/11/2024

"Talvez eu não tenha vivido como é preciso"
Essa foi a minha primeira leitura de Tolstói e confesso, não esperava que fosse tão boa!

"A Morte de Ivan Ilitch" é um livro tão bem escrito e tão profundo, que é praticamente uma leitura obrigatória na literatura russa.

O próprio título evidencia o tema. A morte. E é justamente na morte que Tolstói fala da vida.

Ivan Ilitch sofre tanto com sua doença, mas só se dá conta de seu sofrimento real nos últimos instantes de vida. Não teve um bom casamento. Não era um profissional ético em sua profissão. Não era um bom pai. Não era razoável, mas sim exigente. Ele não viveu como era preciso.

Acho importante reafirmar o contraste novamente. É na morte que falamos da vida. É morrendo que de fato entende-se muito mais do que é de fato a vida.

Uma lição que Ivan Ilitch dá é que: nunca é tarde demais pra se arrepender. Antes tarde do que mais tarde! Mas uma lição que Tolstói nos dá é a de compreender a morte e o que leva a ela para que, de fato, se viva a vida.
comentários(0)comente



Allef.Damasceno 17/11/2024

Reflexão.
Nenhum palavra caberia melhor para este livro do que reflexão.

Ele te leva a refletir o quão breve é a vida, como a qualquer momento estaremos perto da morte e como é frágil a nossa vida.

Ivan Ilitch viveu sua vida apenas em busca de status e não aproveitou como gostaria é já no leitor de morte viu como conduziu a vida da forma que não gosta.

Super indico a leitura desse livro e se prepare para altas reflexões que o livro irá te causar.
graazifarias 17/11/2024minha estante
Em um livro de reflexões sobre a morte, ele faz um chamado à vida.




emi 17/11/2024

Emocionante e desesperador
A história é profunda, retrata obviamente a morte, algo que para nós está distante, mas que em algum momento se aproximará. Isso é provado no início da história, quando os colegas de trabalho de Ivan reagem com sua morte com um alívio ("pelo menos não foi comigo") e até indiferença.
É um pouco desesperador, já que a morte é um mistério tanto para o protagonista, tanto para nós leitores, apenas sabemos que ela virá.
Me emocionei com a história pois praticamente "vivi" a morte junto com Ivan, o autor passa muito desespero, dúvida, rancor, abandono, em sua escrita.
Achei uma leitura tocante, que até me fez repensar a maneira que eu vivo. Recomendo MUITO!
comentários(0)comente



ALTINA2 16/11/2024

E não é que Ivan Ilitch realmente morre?
Uma narrativa concisa, que consta com uma riqueza de reflexões sobre a morte. Somente um querido como Tolstoi poderia ter escrito uma obra como essa.
Sinceramente, no meu caso, não me sensibilizei realmente a ponto de chorar. Porém, a obra vai muito além da tristeza da morte e da dor, mas sim, chega a enfatizar a empatia do meio em que Ivan Ilitch vivia. Não tinha bons laços com sua mulher, a achava uma odiosa. Seus filhos? Não alteravam muito seu ânimo.
Contudo, até sua própria experiência não tinha relevância, suas memórias de pouco tempo em nada serviam de consolo, apenas sua infância. Ou seja, todo o período de trabalhar, melhorar sua condição de vida e ter uma família não lhe trouxeram zelo, pelo que teria adiantado tudo isso?
Caso, você, leitor, sinta que sua vida está sendo vivida apenas como esperam, esse livro pode ser um bom puxão de orelha.
comentários(0)comente



Rafaela662 16/11/2024

Um dos melhores livros que alguém pode ler, a forma em que o autor conta o sofrimento, arrependimento e a dor do personagem são perfeitas. Esse livro faz vc repensar sobre a maneira em que você vive.
comentários(0)comente



5531 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR