Inocência

Inocência Visconde de Taunay




Resenhas - Inocência


121 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Isa_04 15/11/2024

Particularmente, eu gostei do livro. Meu primeiro e único livro lido de Visconde de Taunay. É um livro curto, de uma linguagem robusta, em que o autor gosta de detalhar cada cenário e acontecimento. É um livro que se passa no Mato Grosso, diferente para mim, e que por sinal ganhou um bom detalhamento no início do livro, um espaço só para ele, o Mato Grosso daquela época.

Sobre a história, é envolvente porque a cada capítulo o autor nos deixa com vontade de sabermos o que acontecerá em seguida. Apesar, de que para lê-lo também temos que nos ambientar aquele tempo. O final poderia ter sido outro? Poderia. Mas acho que o autor queria deixar esse ar melancólico a ele. Sendo passado isso até o Epilogo, em que ao mesmo tempo que perdemos tudo, ficamos com a "Papilo Innocentia". Uma memória.
comentários(0)comente



Paulo de Araujo 05/07/2024

O "Romeu e Julieta" do Brasil
Uma obra primorosa, acho que é o mínimo que posso dizer.

A linguagem cheia de detalhes e robustez pode afastar quem gosta de uma leitura mais dinâmica e mastigada, e compreendo quem não se prendera ao livro.

Mas é uma obra deliciosa. Simples, modesta, que não tem o intuito de revolucionar. É um romance, uma história de amor pura e simples. Tem algumas doses leves de comédia, com personagens que são caricaturas perfeitas.

Na leitura, fica clara a transição do romantismo (excesso de sentimentos e detalhes minuciosos) com o naturalismo (regionalismo, história pé no chão, características animalescas nas personagens). Acho que isso ajuda bastante no mergulho na história.

Visconde de Taunay deveria ser mais estudado nas escolas. Afinal, estamos falando de um nobre, militar e grande divulgador da cultura brasileira em sua época.

Sobre esta edição da Martin Claret, as notas de rodapé ajudam bastante no entendimento da narrativa, explicando termos e sinônimos.
comentários(0)comente



Larissa Tabosa 24/06/2024

A adolescente que leu esse livro amou de todo coração.
Lembro vagamente de algumas coisas, só sei que amei muito e suspirei.
comentários(0)comente



JuszAraujo 21/05/2024

Livro muito bom, de fácil leitura e ultrapassou muito as minhas expectativas. O livro também nos mostra os dois lados de Pereira, um dos personagens que mais aparece na história, sendo bondoso e sociável em momentos x, e machista, preconceituoso e teimoso em momentos y. É mostrado como as motivações dos personagens vão mudando conforme o passar do tempo e dos acontecimentos, com a chegada de uns e a partida de outros. Um final inesperado, que demorei pra acreditar. Mas eu esperava mais da protagonista. Pelo livro ter seu nome, eu imaginava que ela seria mais icônica para o enredo, mas ela é meio sem sal e sem personalidade, mas talvez seja pela criação que teve, com medo de desobedecer seu pai e por isso ser tão passiva e quieta. Mas é um bom livro, uma leitura obrigatória de escola que se tornou um ótimo passatempo.
comentários(0)comente



Carol 19/04/2024

Não posso negar que esse livro não é interessante, por que ele é, porém, é muito complicado de ler, pois é um livro de época, sem contar que a história se passa na região do Mato Grosso, então tem muitas gírias que eu não conheço, sem contar que são gírias antigas, então tudo isso complica muito na leitura.
comentários(0)comente



Sobsob 15/04/2024

Sem sal, mas não ruim
Não é um mau livro, apenas não é meu gosto.
A história por si só é bem ambientada e as descrições do pantanal são bem legais.
Porém, como uma obra romancista, mesmo que perpassada por um regionalismo charmoso, faz faltar algo.
Personagens fracos e irreias além de construção de relação de personagens serem bobos.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Ale 04/02/2024

Esse tipo de romance não é meu nicho favorito. A historia se desenvolveu bem lentamente e senti que não saiu daquilo. Eu quase desisti no inicio dos capitulos, porque estava muito dificil de compreender, mas conforme avançou, a leitura ficou mais facil. Parece uma releitura distante de Romeu e Julieta, bem clichê, mas sem tanta trama. Somente a parte agua com açucar.
comentários(0)comente



Carla.Parreira 18/10/2023

Inocencia
 ?
O livro é um clássico escrito em 1872. Uma historia de amor, sentimentalizada ao extremo e ambientada no interior do Brasil. O amor de Cirino por Inocência e o dela por ele parece não fazer parte deste mundo, não encontrando um lugar no mundo real. Ficou relegado então ao famoso ?felizes para toda a eternidade?, pois uma vez mortos e livres da lei dos homens poderiam se reencontrar e viver este amor com a benção de Deus. Esta é uma visão que vem de encontro à visão platônica, defendida por vários autores e poetas. Pegando o fim do romantismo, marca uma transição para o naturalismo e o realismo. Interessante resaltar os aspectos culturais que o livro trás. Para o homem sertanejo o casamento era um contrato, muitas vezes uma promessa entre amigos, em que a mulher era oferecida a um homem e poderia ser aceita ou não, fato que poderia trazer até a desgraça a uma casa em caso de recusa. As vontades ou mesmo os sentimentos da mulher não contavam, pois era vista como um ser inferior, cuja principal função era a reprodução e zelar pelo marido. Os padrões morais do homem do sertão parecem ficar distantes dos padrões morais do homem que vive na sociedade urbana, vistos sobre o prisma da contemporaneidade. No mundo sertanejo, em seu universo simples e rude, a vergonha e a honra fazia-se valer a vida dos homens. Nessa realidade o amor não devia ultrapassar os limites da conveniência e os acordos entre compadres. O sentimento era visto como luxúria. O autor reconstrói esse universo que conheceu em sua vida militar, e deixa ao leitor um legado, uma realidade praticamente já não existente.
comentários(0)comente



ELTON_d:) 15/10/2023

História muito boa
Cheio de cultura e detalhes de paisagens.
Só não gostei do 1° capítulo, pois ele é inteiramente focado em descrever a paisagem. Mas isso não prejudica em nada.

Amei demais os personagens, o modo de falar, a educação, as tristezas... É igualzinho como se fossem reais.
A história também, pelo o que acontece, nem parece ser inventada.
comentários(0)comente



JJFelix 12/10/2023

"Influenciado por Macedo e Alencar, dando um cunho nacionalista as suas obras, como romancista, Taunay passou a ter destaque em nossas letras com a publicação de Inocência, uma das obras-primas do Romantismo brasileiro, que alcançou maior número de traduçóes e edições até hoje.
Cirino, o médico improvisado, em suas viagens pelo sertào, agarrado ao velhíssimo compêndio do Chernoviz se apaixona por Inocência, a filha dum sisudo mineiro comprometida com Manecão, sertanejo violento. Tudo é
beleza e encanto em ambiente agreste, desde o começo ao final da história."
comentários(0)comente



Lana310 30/09/2023

No começo a leitura era densa e não fluía, mas pouco depois do 15% do livro, começou a ser leve e do meio pro final me prendeu muito, foi muito melhor do que imaginava
comentários(0)comente



raulla 25/09/2023

O Romantismo brasileiro tentou inventar uma literatura tipicamente nacional. Percebe-se o esforço de autenticidade da cor local em "Inocência". O romance começa quase como um tratado poético sobre a paisagem do cerrado e do clima sertanejo, onde o romance se passa. É curioso como o romance tem muito pouca ação até o momento do confronto entre Cirino e Manecão. É um romance de diálogos e muito esforço em imitar a dicção sertaneja e colocar costumes da região no primeiro plano em detrimento da ação. Com muitas simplificações, maniqueísmos, preconceitos e humor involuntários. Ainda assim, tem sua graça.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



William LGZ 15/08/2023

Uma grande surpresa
Embora o spoiler na introdução e um primeiro capítulo bastante arrastado, este livro foi para mim uma das maiores surpresas do ano dentro da minha meta de leitura pois conseguiu entregar uma trama que mesmo simples e até que clichê conseguiu me encantar imensamente.

Sua narrativa é bastante agradável, sabendo mesclar de forma magistral os bons e maus momentos da trama, e quando engatou se tornou impossível para mim parar de ler tamanha foi a fixação pelos seus personagens e com o que poderia lhes acontecer.

Talvez o efeito não possa ser igual pra todos porque eu, embora desconhecesse a obra, já gosto bastante de histórias de romance e de época; porém ainda assim acho que vale a pena ser conferido pra quem ao menos já curte clássicos brasileiros pois entrega pontos únicos e bem positivos para o período e lugar em que foi escrito. Recomendo demais!
comentários(0)comente



121 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |