Noites Brancas e Outras Histórias

Noites Brancas e Outras Histórias Fiódor Dostoiévski




Resenhas - Noites Brancas


5730 encontrados | exibindo 601 a 616
41 | 42 | 43 | 44 | 45 | 46 | 47 |


camilagsl 15/09/2024

O solitário Sonhador
Em "Noites Brancas", Dostoiévski provoca uma reflexão sobre a solidão humana. O narrador, marcado pelo anonimato e conhecido apenas como Sonhador, vive imerso em fantasias, sonhando com o dia em que encontrará alguém para amar. No entanto, quando conhece Nástienka e surge a oportunidade de deixar a solidão, uma situação inesperada o força a retornar ao seu estado habitual. Nessa perspectiva, a beleza da obra está em podermos refletir: "[...] o que foi que você fez com os seus anos? onde você enterrou sua melhor época?" Você viveu ou não viveu? [...]", pois "[...] virá a velhice trêmula com sua bengala, e, com elas, a angústia e o desalento" (p. 63).
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



bovidart 15/09/2024

Chorei no final
Aumentei meia estrela na hora da resenha. dostoiévski me cativa de um jeito único. fico tão encantado com a atmosfera russa que às vezes tenho até dificuldade em focar no entorno. recomendo esse pra todos leitores iniciantes que me pedem indicações.
comentários(0)comente



Laisy.BArbara 15/09/2024

Como é profundo e descreve muito bem a solidão em tão poucas páginas. O final do final foi surpreendente, como um minuto de felicidade
comentários(0)comente



Denilson60 15/09/2024

Esse livro é pura poesia! A maneira sensível e terna com que Dostoiévski descreve os sentimentos de solidão, desejo de conexão e amor não correspondido do personagem é uma das coisas mais belas que já li. E que final! É um livro com certeza relerei mais vezes.
comentários(0)comente



Vitoria 15/09/2024

Esse livro trouxe de volta a minha empolgação com a leitura. Eu achei a escrita com um toque tão poético, durante a partes de diálogos me dava uma vontade de interpretar muito louca. O livro é curtinho, então recomendo super.
comentários(0)comente



Literalay 15/09/2024

Noites brancas
Insaciável, histórico e inesquecível. Essas são as palavras que para mim descreveram esse livro, simplesmente inesquecível como Dostoievski escreveu esse livro, um gosto de nostalgia, melancolia e paixão em apenas poucas páginas
comentários(0)comente



Daniel2398 15/09/2024

Noites brancas
Gostei muito dele, por ele ser uma leitura rápida, prazerosa, e com um final de deixar qualquer um paia.
comentários(0)comente



lissamed 15/09/2024

Noites Brancas - Fiódor Dostoiévski
Noites Brancas é uma obra que se destaca por sua simplicidade, mas também pela profundidade emocional. Dostoiévski não apenas nos apresenta uma história de amor não correspondido, mas explora as nuances das emoções humanas com uma delicadeza rara. A habilidade do autor em capturar a fragilidade dos sonhos e a inevitabilidade da desilusão é o que torna o livro tão poderoso.

Ao mesmo tempo, é uma obra que pode ser considerada menos complexa em termos de trama e desenvolvimento de personagens em comparação com os grandes romances de Dostoiévski. No entanto, essa simplicidade permite que o leitor se conecte de forma mais direta com os sentimentos universais de esperança, frustração e solidão que permeiam a narrativa.

Em resumo, Noites Brancas é uma joia da literatura russa, que embora curta, revela a capacidade de Dostoiévski de penetrar na alma humana e expor as emoções mais íntimas de seus personagens. É uma leitura recomendada tanto para os amantes de literatura quanto para aqueles que desejam um primeiro contato com a obra do autor.
comentários(0)comente



Daniele.Darc 15/09/2024

Que dor
Finalizei esse livro como se houvesse levado uma facada de dois gumes. Que melacolia, profundidade e entrega do Dostoievski nesse livro.
comentários(0)comente



Yasmim.Schafer 15/09/2024

Sonhando acordado (?)
O mistério sobre o narrador no mesmo passo que me incomoda me fascina, tendo uma abertura para uma dicotomia questionando a realidade do que é narrado e sonho do dito ?sonhador?, como diz a alusão do título Noites Brancas, seria ele próprio sonhando acordado?

Durante toda a leitura me mantive em uma posição de não pertencimento da cena, mas durante um único parágrafo me prendi como se eu estivesse ?sonhando? com ele. No entanto, essa fração não durou mais de duas frases? a personagem tem ações as quais o ?suspiro/beliscão? de realidade, vem a tona.

Sinto que durante toda a leitura, esse pseudo romance é um ar de esperança na vida do narrador. Fiz uma análise da visão de vida dele no começo, meio e fim da leitura? sinto que ele começa a viver e deixa de sobreviver, mesmo que nos moldes dele.

Enfim, foi meu primeiro contato com Dostoiévski, gostei muito!
comentários(0)comente



gabriellezanoni 14/09/2024

Dois apaixonados, talvez não um pelo outro
O final é muito bom, uma dose de realidade para o nosso sonhador. Eu definitivamente não me identifico com ele kkkkkk mas mesmo assim é uma leitura muito boa, rápida, inteligente e um ótimo primeiro contato com o autor.
comentários(0)comente



loverjbennet 14/09/2024

Não dá pra parar de ler
Eu engoli esse livro em dois dias, que leitura gostosa! Fiquei com dó do personagem mas ao mesmo tempo mostra como ele ama tanto sonhar que não enxerga a realidade.

Já quero ler mais livros do Dostoievski!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Mateus.Medeiros 14/09/2024

?[?] hoje eu estava feliz; ia caminhando, cantando; estive fora da cidade; momentos tão felizes assim ainda nunca tinham acontecido comigo.? (página 31, posição 243-244)
comentários(0)comente



5730 encontrados | exibindo 601 a 616
41 | 42 | 43 | 44 | 45 | 46 | 47 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR