spoiler visualizargabelendomais 21/10/2024
Você já coringou de paixão? ?
Escrevi uma resenha depois de terminar o livro e acabei perdendo, lembrei de escrever de novo só hoje e o sentimento já não é mais o mesmo de antes.
Ao terminar fui atrás de ler algumas resenhas e descobri uma certa discussão entre os leitores sobre quem tem mais razão entre Nástienka e o Sonhador e sinceramente, não me é estranho ter lido algumas críticas ao protagonista por ser ?iludido? e ?emocionado? (apesar de ter ficado meio decepcionada de ler isso de alguém logo depois do baque do final), mas acho que o personagem é muito mais profundo do que isso, Nástienka errou, mas também só agiu de acordo com seus sentimentos tal qual uma garota imatura de 17 anos do século XIX que vivia presa dentro de casa.
No final, Noites Brancas é uma dose de realidade num mundo de fantasia de um homem solitário (e no do leitor também). Já sabia do fim antes de ler, mas o último encontro desses dois me fez pensar que talvez eu tivesse entendido o spoiler errado, criei uma expectativa que foi quebrada de um modo geral totalmente seco e cru? eu amei. Livro incrível, minha primeira leitura de Dostoiévski e apesar de saber que é o único romance do autor, me despertou o interesse de ler outras obras. Me pego pensando sobre ele há dias e com certeza continuarei pensando aqui e ali e sentindo uma pitada de dor ao se colocar no lugar do Sonhador, principalmente por ter me identificado com ele no início do livro em alguns pontos.
?Uma afinidade esquisita com pessoas desconhecidas é sempre um convite ao caos. Ao cosmos. À paixão.?
Impossível finalizar essa resenha sem destacar o trabalho incrível do Mateus Acioli, minha experiência com esse livro não seria a mesma sem essas ilustrações incríveis!! Edição perfeita e completíssima, leitura fácil, rápida e intensa do início ao fim.