laysabalbi 16/10/2024
Incrível.
Vi muita gente dizendo que esse livro era do dostô (apelido, apenas para os íntimos) de primeira fase, mais romântico e cheio de expectativas, antes de toda a reviravolta de sua vida.
conta a história de um personagem sem nome, conhecido como sonhador, que andava por aí atento ao mundo, de olho nas casinhas e quase comprimentando as pessoas na rua. seus velhos conhecidos.
entretanto, esse personagem se sente abandonado, já que todo mundo está deixando a cidade e indo pro campo, e ninguém convidou ele.
em suas caminhadas noturnas, conhece a bela Nástienka! se apaixona por ela imediatamente e vive uma noite de idealização. sonhando com ela. e mais outra, e outras.
entretanto, há uma reviravolta na história e ele fica sozinho no fim ? quando a manhã chega, o que é exatamente o que eu esperava. sim, melancolia, solidão. foi pra isso que li.
a questão principal pra mim é estabelecer se realmente tudo aconteceu. se ele viu a mulher e idealizou o resto, se estava apenas devaneando, vivendo em seus sonhos, suas fantasias ? uma vez que a realidade não o agradava. andava por aí sozinho. triste. quase um miserável.
eu amei esse livro e dei sorrisos genuínos lendo. é curtinho, mas muito gostoso, sabe? pra mim, ao menos, foi. quando pesquisei opiniões, vi gente falando como o personagem era chato. mas, meu deus! eu sou igual kkkkkk quando ele diz que gosta de revisitar o passado já inalcançável, ele descreveu algo que eu nunca soube verbalizar.
eu, particularmente, amei! quero ler outras obras de um dostô mais maduro na escrita, com certeza.