Noites Brancas

Noites Brancas Fiódor Dostoiévski




Resenhas - Noites Brancas


5722 encontrados | exibindo 421 a 436
29 | 30 | 31 | 32 | 33 | 34 | 35 |


beatriz3822 01/10/2024

?
? Meu Deus! Um minuto inteiro de felicidade plena! Seria isso pouco para toda a vida de um ser humano???

Meu primeiro contato com literatura russa, e que ótima experiência! Muitas reflexões, com certeza quero ler mais do autor
comentários(0)comente



spoiler visualizar
Taliterária 02/10/2024minha estante
Adorei sua resenha. Você descreveu meu sentimento ao lê-lo.


beewithrebeca 02/10/2024minha estante
Depressivas unidas ?




gih 01/10/2024

Leitura rápida mas que precisa ser feita com atenção, primeiro da literatura russa que eu ouso ler e confesso que amei, me arrependo de não decidir ler antes
comentários(0)comente



TioBriel 30/09/2024

Uma felicidade estarrecedora de um minuto vale uma vida?
Não sei explicar ao certo o misto de sentimentos que a leitura da primeira obra do autor me forneceu. Decepção, tristeza, dor, aceitação, confusão... afinal, todo mundo merece o amor que idealiza? E se esse amor não surgir como o esperado?

Acredito que por ser um conto, a obra precisou ser mais precisa em determinados acontecimentos, e por eu estar acostumado a ler calhamaços me pareceu que alguns fatos foram bastante corridos. Porém, mesmo com essa impressão o autor tem uma maneira singela de mergulhar o leitor na cabeça do protagonista, o sonhador, de modo que cada página serviu perfeitamente para expressar a mensagem, sem faltar e nem sobrar.

Esse conto me fez pensar nas minhas desilusões amorosas e na forma que as minhas paixões me faziam enxergar o amor, muitas vezes o amor intenso que buscava era correspondido com um amor fraternal, em outras, percebi que o amor poderia durar um beijo, durar um abraço ou uma vida toda. A reflexão ao final nos deixa mais imersos ainda no reverberar da narrativa: uma felicidade estarrecedora de um minuto, pode ser suficiente para uma vida toda? Meus amigos, a resposta que eu cheguei é um sincero não.
comentários(0)comente



alltoohelena 30/09/2024

Noites brancas
Meu primeiro livro do dostoiévski e eu gostei bem!
fala bastante sobre idealizações amorosas e tem uma pegada bem melancólica.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Rafaelik 30/09/2024

Livro muito bom! A forma como é escrito, a maneira como a história é apresentada e o fator da realidade deixam tudo muito bom! Só não dei todas as estrelas pois senti uns acontecimentos muito rápidos, mas não alteraram muito a experiência, é só uma visão minha mesmo.
comentários(0)comente



Isa 30/09/2024

Noites Brancas
O livro foi uma experiência imersiva, extremamente sentimental e romântico. A dor do personagem transparece em abrangência durante toda a sua extensão.

Recomendo muito. Gostaria de ler esse final novamente pela primeira vez.
comentários(0)comente



pedro2046 30/09/2024

Cânone!
Leitura leve mas ao tempo narrativa que arrasta! Como Dostoiévski tem a habilidade de nos arrastar e fazer megulhar na profundidade dos sentimentos dos personagens (principalmente do personagem principal).
Além do final inesperado que nos arrasta e nos empurra num fiasco de desgraça e melancolia do amor não correspondido. E, caso o leitor se idendifique com o protagonista, as lágrimas são inevitáveis. Dor e Dor.
comentários(0)comente



larissa3117 30/09/2024

"nos sonhos crio verdadeiros romances"
"eu agradeço! sim! agradeco-lhe por esse amor! por que ele ficou gravado em minha memória, como um sonho doce que é lembrado por muito tempo depois do despertar"

meu primeiro de dostoiévski
comentários(0)comente



Sofia.Stersi 29/09/2024

??Perdoe, lembre e ame a sua Nástienka.??
Noites Brancas foi a minha leitura do Dostoiévski, e devo falar, eu fiquei impressionada! Comecei o livro com uma grande expectativa, e ela foi atingida. Obviamente teve algumas partes que eu fiquei confusa (o apêndice inteiro), mas o livro em si foi ótimo.

A história de Noites Brancas é bem tocante ao mostrar duas mentes desesperadas por amor. As personagens principais são deveras emocionadas, e é isso o que faz o livro ser tão incrível.

Fiquei emocionada em diversas partes do livro, por isso colocarei alguns trechos que achei lindos!

?Pois a expressão ?noites brancas? se refere a um fenômeno climático que marca São Petersburgo em certa fase do verão: o sol nunca chega a se pôr completamente e as noites conservam uma constante luminosidade de crepúsculo.?

?Quando estamos infelizes, sentimos com mais força a infelicidade dos outros, o sentimento não se dispersa, ele se concentra??

?Por que mesmo a melhor das pessoas, de algum jeito, sempre esconde algo dos outros e se cala diante deles? Por que, nesse instante, não contamos com franqueza tudo o que trazemos no coração, se afinal sabemos que nossas palavras não vão se perder no vento? Mas não, todo mundo quer parecer mais duro do que é na realidade, como se todos tivessem medo de ofender os próprios sentimentos se os exprimirem depressa demais??

?Um minuto inteiro de felicidade! Acaso isso é pouco, mesmo para uma vida humana inteira???
comentários(0)comente



Alc 29/09/2024

Noites brancas
?Que seja claro o teu céu, que seja luminoso e sereno o teu doce sorriso e bendita sejas pelos minutos de felicidade e de alegria que deste a outro coração solitário e agradecido.Meu Deus! Um minuto inteiro de felicidade! Não será isso o bastante para preencher toda a vida de um homem"
comentários(0)comente



Thiarles1 29/09/2024

Noites Brancas
Bem, esse livro é um pouco complicado na escrita, mas nada impossível de ler, ele se trata de um romance que se desenvolve em 4 noites onde o "casal" se encontra, o personagem masculino (e também meio que narrador e protagonista) é um homem solitário e que claramente reflete muito sobre tudo, e conhece a moça andando pela rua a noite, mas vai sendo desenvolvido diálogos entre eles, em que eles se conhecem e mostram suas perspectivas. O livro tem um traço filosófico bem aparente, e a narrativa mesmo simples me prendeu.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Vin89 29/09/2024

Ele é um livro bem romântico, muito poético, não li outras obras de Dostoiévski então não sei se esse estilo se aplica às outras escritas dele, mas confesso que gostei desse estilo como foi escrito.
Resumindo, o livro fala sobre paixão, solidão, angústia e sonhos, que foi o que eu achei mais interessante. O protagonista é um sonhador e quando ele conta sua vida e seus sentimentos e como ele imaginava e queria que fosse sua vida ele faz isso de forma muito poética.
Enfim, gostei muito desse livro e com certeza vale a pena a leitura, é curto e se vc gostar e tiver um tempinho dá pra ler ele rapidinho.
comentários(0)comente



5722 encontrados | exibindo 421 a 436
29 | 30 | 31 | 32 | 33 | 34 | 35 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR