Noites brancas

Noites brancas Fiódor Dostoiévski




Resenhas - Noites Brancas


5722 encontrados | exibindo 331 a 346
23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 |


Sami43 15/04/2022

Com o cenário das Noites Brancas em São Petesburgo (noites em que o sol não se põe completamente), os dois se encontram. Ele, um sonhador a passeio; ela, uma jovem a chorar.
Com poucos encontros, porém profundos, eles começam a se amar. Mas o amor é confuso, é a realidade não é um sonho.
Um sonhador é um tipo: sonha, é estranho, e vive no sonho. É assim que ele se define.
Nastienka, a jovem, também se define como sonhadora. Ela foi criada pela tia, extremamente controladora, e deseja amar. Não sabe se ainda tem quem deseja.
O conto é separado entre os encontros dos dois. Repleto de falas e descrições, é fluído e gostoso de ler.
É minha primeira obra de Dostoiévski; é um ponto fora da curva de seus escritos ? o romantismo ? porém já é possível identificar porquê é um autor tão esplêndido.
Sami43 15/04/2022minha estante
comentário COM SPOILER

estou morrendo de raiva desse final. porra, Nastienka!! por que tu fez isso tonta do caraaaaaaalho depois ainda pede pra ainda te amar QUE FILHADAPUTAGEM eu tô indignada




vitória e livros 19/02/2023

Incrível
Eu não tenho palavras pra descrever o que eu senti lendo. O quanto esse livro me fez pensar no futuro, no idealizar, no realizar e por fim no dizer, não apenas guardar.

Também pensei muito sobre como moldamos a nossa perspectiva de felicidade nas atitudes dos outros e ignoramos principalmente a nossa responsabilidade sobre ela.

Enfim, uma leitura incrível!
LuisIV 19/02/2023minha estante
Bela resenha, me interessei pelo livro




Lilly 27/11/2013

Amor de mais alto nível! *-*
Quero esclarecer que este post será diferente de todos os outros. Não tem como não ser. É a primeira vez que falo de um autor que realmente aaaaaaaaaamo. Sempre tive receio de escrever sobre os meus ídolos... O que eu, simples mortal (rs), poderia falar a respeito de livros tão maravilhosos? Sinceramente, não me sentia digna de fazê-lo. Mas nada como um bom incentivo, um empurrãozinho amigo pra gente ganhar força e ir à luta. Portanto, "Noites Brancas" do meu amado Dostoiévski será o primeiro de muitos outros amores que estão por vir... Milan Kundera, Jane Austen, Clarice Lispector, Florbella Espanca, Virgínia Woolf, Nietszche e Franz Kafka ... Em breve todos eles serão presença constante por aqui.

Embora já tenha lido alguns livros do Dostoiévski admito que nunca nem tinha ouvido falar (ai, que vergonha) de "Noites Brancas" até o último dia 11/11/11 ... Profético? Sem dúvida! Então, foi nesse dia que eu li um texto maravilhoso escrito pelo Octavio Caruso no site Cinema.com.br sob o título "Dostoiévski e Visconti" . Fiquei tão desesperadamente encantada com o texto que "corri" ao Submarino e comprei o livro. Na verdade, eu queria o livro e o dvd mas infelizmente o dvd "não estava disponível" (odeio quando isso acontece).
Enfim, depois de abençoados 9 longos dias de espera ( porque eu moro no fim do mundo ), meu livrinho lindo chegou (ai, que raiva... amassado... tipo de coisa que me tira do sério...). Fiquei mega surpresa por ele ser tão fininho... confiei tanto no excelente gosto do Caruso que não conferi nada a respeito do livro, apenas comprei. São deliciosas e reflexivas 82 páginas que se findam (infelizmente) num literal "piscar de olhos".
O livro é realmente muito bom. Mas, devo alertar aos que não apreciam reflexões sobre a vida, um clima meio denso... depressivo que fatalmente irão achar o livro aborrecido (sinto muito por vocês...rs... eu amo esse tipo de leitura).
Voltando ao livro... Foi o primeiro livro que li em que um dos protagonistas não tem um nome. É verdade, ele é tratado apenas por "o Sonhador". De fato uma forma perfeita de descrevê-lo.
O livro narra as longas caminhadas do Sonhador pelas ruas de Petersburgo. Momentos em que observa as pessoas, suas vidas e tenta afastar a solidão de sua existência. O Sonhador sente um vazio tão profundo que chega a ser divertida a forma como se relaciona com "as coisas" que encontra pelo caminho. É sério... observando casas, rios, transeuntes ele faz deles seus "amigos" ...
" Mas nunca me esquecerei da história de uma linda casinha rosa-claro. Era uma casinha de pedra tão agradável, olhava de forma tão acolhedora para mim, e de forma tão arrogante para suas vizinhas desajeitadas, que meu coração se alegrava ao passar na sua frente." (...) "Pintaram-me com tinta amarela. Malvados!" (...) "Quase descarreguei a bílis por causa desse acontecimento, e até agora não tive coragem de visitar minha pobre amiga desfigurada..."
Foi numa dessas caminhadas que o Sonhador encontrou a desiludida Nástienka. Seu choro chamou-lhe à atenção. Aproximam-se. Durante as quatro noites seguintes eles se encontram neste mesmo lugar e trocam confidências, suas vidas, seus amores, seus anseios... É um encontro de almas. A cumplicidade entre os dois cresce gradativamente. É impossível não se enternecer com tanto carinho e amizade que se estabelece entre eles. Eu a esta altura já estou na torcida por um romance...rs... Já ouço até o badalar dos sinos... Tudo bem é exagero, mas eu sou assim! rs.... Mas o que acontece mesmo? Leia, leia, leia, leia... É só o que posso dizer. Acredite não tem como se arrepender. Os personagens são lindos. Doces, gentis, apaixonados, sonhadores, encantadores... Fascinantes!!!!!
"Sou um sonhador; tenho tão pouca vida real que momentos assim, como este, me são tão raros que não posso deixar de reproduzi-los em meus devaneios. Vou sonhar com a senhorita a noite inteira, a semana inteira, o ano todo."
"(...) porque quando estou feliz cantarolo sem falta algo para mim mesmo, como qualquer pessoa feliz que não tem nem amigos, nem bons conhecidos, e que num momento alegre não tem com quem dividir a sua alegria."
Fala sério... não é lindo? Não dá vontade de chorar? De correr e abraçar o Sonhador? De dizer: Don't worry. I'm here... Oh, my... Por que amor assim não chega para todos?
Gente, foi muito difícil escolher citações do livro pra colocar aqui. O meu livrinho está totalmente marcado... flags pra todo o lado. Recomendo total. Preparem seus lencinhos e divirtam-se!


site: http://despertarliteral.blogspot.com.br/2011/11/resenha-noites-brancas-fiodor.html
Mandark 04/07/2021minha estante
Li esse livro por sua causa... E foi amor certo!! ?




Bru 10/08/2024

Surpreendente
Foi o primeiro livro que li de Dostoiévski e não foi exatamente oq eu esperava. Conhecia o histórico trágico do autor, mas pensei que o final seria feliz por ser o seu único romance romântico. Não acreditei quando li o final, até porque tinha mais várias páginas pela frente (só textos de especialistas). O livro começou muito bem, a narração me cativou muito, mas me perdi especialmente no capítulo em que o sonhador conta a sua história, que foi muito confuso e de difícil compreensão, quebrando o fluxo da leitura. Apesar disso, entendi o propósito da obra e pretendo ler mais livros de Dostoiévski (mas ainda prefiro Tolstói até então).
Bvi 12/08/2024minha estante
Nossa!! Tive EXATAMENTE a mesma dificuldade nessa parte




spoiler visualizar
Iris.Costa 06/03/2023minha estante
Acho que ele também criou muita expectativa em relação a ela , antes mesmo dela falar pra ele não se apaixonar .




zCsmiler xll 05/08/2023

4 Noites Brancas de sonhos (e ilusões)
Aqui, o autor, ele conta a história de um "sonhador", que se apaixona por uma moça (Nástenka) que ele conhece por acaso. Os diálogos são meio dramáticos e exagerados que chegam a ser engraçados, mas não de propósito. A escrita é boa, mas esta é uma fase meio "utópica" do autor. Eu recomendo esta história para quem quer ver como Dostoiévski era antes de perder a fé na humanidade.
ofernandoluzbr 05/08/2023minha estante
Resenha insana! ?




FEDYA?? 28/12/2023

Mais uma noite se passou e nenhum homem solitário me encontrou chorando em um parapeito, se apaixonou por mim, me contou tudo sobre a sua vida, para eu apenas quebrar seu coração escolhendo o meu amante???
VitAria1331 29/12/2023minha estante
EU NÃO ACREDITO QUE PEGUEI SPOILER! ?




Jkellyds 06/03/2023

Noites Brancas.
Acho que escolhi o livro errado para conhecer Dostoievski.
Livro bastante tedioso, para não chamar de chato. Não gostei da escrita, não gostei da história e muito menos dos personagens...
Tabitha.Luizi 01/05/2023minha estante
Eu amo os irmãos Karamazóv e Crime & Castigo.




maria 19/03/2023

Obra-prima atemporal
Noites Brancas é um livro para se ler rápido, por conta da escola eu demorei bastante pra terminar, mas ele é maravilhoso, quanto a escrita, quanto as personagens muito bem desenvolvidas, ele foi meu primeiro livro de literatura russa que eu li e simplesmente me apaixonei por esse livro, tanto que dei cinco estrelas e favoritei.
Fiquei tão interessada com essa história de duas pessoas andando e conversando sobre diferentes assuntos em uma cidade russa que me senti extremamente confortável lendo, em muitas partes me identifiquei com o personagem principal e muitas vezes também não me identifiquei, é um personagem muito interessante, poderia ler um livro só sobre ele e a vida dele.
Recomendo muito esse livro independente da época em que estiver a sua vida, sem dúvidas um clássico atemporal.
Só lendo esse livro me deu vontade de ler todas as outras obras de Dostoiévski, esse cara é louco, mas eu amo loucura.
@lilianloietes 19/03/2023minha estante
Adorei sua resenha...também amo loucura! Acho que os loucos de reconhecem




Di Maio 22/05/2022

Queda brusca
Pulei de irmãos Karamazov pra Noites Brancas. Não entendi nada. Sabia que deveria ler uma historiografia antes, mas quis ser surpreendida, quis ver se minha mente juntava os porquês sozinha. Em termos de construção de personagens...foi uma queda brusca.
Eu dispensaria absolutamente este livro da minha lista de leitura.
Não vou ler novamente pra entender, não há o que entender.
Isabela 18/02/2023minha estante
Um dos livros mais chatos já escrito que eu já li...não valeu a pena




J. Silva 05/08/2023

Melancolia e solidão
Noites Brancas é a terceira publicação de Fiódor Dostoiévski, um dos grandes nomes da literatura russa.

Nessa obra, diferentemente das outras que possuem como plano de fundo uma crítica social, o amor e a paixão são os condutores principais e toda a existências dos personagens estão centralizadas no desejo de amar e ser amado.

De uma lado, temos o Sonhador que não é capaz de reunir colegas de trabalho em sua casa e tornar esse momento agradável pelo simples motivo de não conseguir se conectar e se fazer presente. E do outro lado, está Nástienka com sua história de amor e humilhação à espera, ainda, de um final feliz.

Dessa história melodramática escrita em 1848, extrai-se a seguinte reflexão:

?E me pergunto: onde estão meus sonhos? E balanço a cabeça e digo: como os anos passam voando! E, de novo, me pergunto: O que você fez de seus anos de vida? Onde você enterrou os seus melhores dias? Você viveu mesmo ou não? Veja, você diz para si mesmo, veja como o mundo ficou frio. Os anos continuam passando e, atrás dele, virá a solidão desoladora, virá a velhice vacilante, com seu cajado, e atrás dele, também virá a angústia, a desolação. Seu mundo fantástico empalidece, seus sonhos desbotam, murcham, como folhas amareladas que caem das árvores? Ah! Nástienka! Será triste ficar sozinho, completamente sozinho, e até não ter do que se lamentar, nada, rigorosamente nada? porque tudo se perdeu, tudo era nada, um zero redondo e tolo, e não passou de um sonho!

Por fim, registo que essa obra consegue impactar seus leitores de várias formas, até por isso, que, há inúmeras resenhas, cada qual com um impressão diferente. Assim, há aqueles que julgam os personagens caricatos, dramáticos, amorosos e até patéticos.
rkive 06/08/2023minha estante
Tão curtinho que me parte o coração, leria páginas e páginas dos diálogos deles dois




spoiler visualizar
Karine 07/03/2024minha estante
Palestrinha hahaha amei, senti que ele foi em alguns momentos mesmo. Mas, assim como vc, me identifiquei




joskegshikta 08/03/2024

Já tentei completar essa leitura outras duas vezes (uma virtualmente e outra por audiobook) mas acho que a melhor experiência e a mais rápido foi com ele físico.

Como já sabia que era uma leitura mais fácil do autor, resolvi começar a ler obras dele por ela. No geral, é uma história que se desenvolve muito bem, bem rápido, porém muito bem construída.

As personalidades dos personagens e suas construções (tanto solo como ""conjugal"") foram ótimas. Cada um dos dois tem uma expectativa sobre o que vai acontecer, e saber que talvez não acontecesse me deixou mais intrigado.

Chorei em algumas partes e me identifiquei com ambos os personagens principais (não em todas as questões, mas em sua maioria)

Uma boa leitura :)
Max 08/03/2024minha estante
Ótima, resenha!?




ritinha 28/12/2023

?estou rindo porque o senhor é seu pior inimigo!?
Meu primeiro contato com Dostoiévski. Confesso que não sou tãoooo fã de romantismo, acho que vou gostar mais dos livros mais críticos dele, mas achei bem interessante. É um conto curtinho, linguagem tranquila, narrativa ?simples?, mas com reflexão bem interessante sobre pensar e sonhar demais (temos um delusional nice guy aqui). Uma pena que tenha sido tão curtinho, queria ter me conectado mais com a discussão, até porque é algo que eu também penso bastante. O romance é bem bacana e o final é bem real.
Brástemp, vc será lembrada??
Leticia 28/12/2023minha estante
brastemp diva




spoiler visualizar
Joyce 14/08/2024minha estante
nastenka sofreu mais que Juliete nesse livro




5722 encontrados | exibindo 331 a 346
23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR