spoiler visualizarTrice 23/09/2024
Noites Brancas-Fiódor Dostoiévski
Para mim foi uma leitura difícil de compreender, não estou acostumada com literatura russa e sua singularidade, mas consegui extrair os objetivos do autor.
Noites Brancas apesar de leve, é denso. Como posso explicar? Sua leitura é para ser simples, a primeira vista é o que você pensa, porém quando você se conecta com os personagens tudo fica demasiado denso e inquietante.
Gosto como fala do amor e suas dificuldades, da gaiola em que seu coração se prende ao se apaixonar e como você se atrela a isso, algo que me faz compreender as motivações de Nastienka, mas ainda me sinto traída tanto quanto o narrador, que se mergulha em melancolia.
O narrador me parece, no final, um homem que perdeu seu traço sonhador, do qual o mesmo denominava-se.
De certa forma, ele em meio toda aquela nuvem espessa de solidão e tristeza, tentou se agarrar fortemente nos únicos momentos bons de sua vida, que foram ao lado da que o deixou.
Claro, ela não o deixou completamente, já que o quis por perto, mas ainda assim o magoou severamente, despedaçando parte de sua personalidade que já era um tanto infeliz e solitária, mas ainda sonhadora e romântica.