Noites brancas

Noites brancas Fiódor Dostoiévski




Resenhas - Noites Brancas


5723 encontrados | exibindo 406 a 421
28 | 29 | 30 | 31 | 32 | 33 | 34 |


spoiler visualizar
Henrique Fendrich 08/08/2020minha estante
O velho Dostô certamente tinha um grau de fobia social, porque ele realmente descreve como um sociofóbico se sente, tanto nesse como no "Memórias do subsolo".




Lucas1429 02/03/2024

Outrora Sonhador
Noites Brancas é um dos melhores livros de romance que eu já li, apesar de ser tão curto, com apenas 4 noites e 1 manhã(essa edição tem mais páginas, mas são meramente feitas para falar sobre o livro, Dostoievski e a Rússia da época). Confesso que esperava bem menos do livro, até já tentei ler ele antes, contudo não consegui passar das 30 primeiras páginas. Nessa segunda tentativa de leitura, prestei mais atenção nos diálogos e detalhes do livro e percebi que é realmente um grande clássico e merece toda a fama que tem. Sobre a história: Ela é muito boa, te deixa com um misto de emoções durante a leitura, principalmente tristes, é claro. O livro também conta com um desfecho incrível, totalmente diferente do que você pensa que vai acontecer, desfecho esse que faz com que a obra se torne ainda mais incrível. É um ótimo livro e com certeza vale a pena a leitura.
Fofinho6969 02/03/2024minha estante
Muita gente tem raiva da nastienka por causa do final e realmente ela exige muito do sonhador na carta, mas ela n teve culpa o pretendente dela voltou depois de 1 ano como havia prometido, basta pensar no outro que passou 1 ano trabalhando para voltar para nastienka que percebemos que ela fez a escolha certa




Maria 16/03/2023

Não sei muito bem o que achei, esperava um pouco mais. não me prendeu muito, e o conto também não me chamou atenção
Gabiamaralb 16/03/2023minha estante
Tô desde o início do mês enrolando pra ler o resto, exatamente isso q senti ao ler




mrsthefane 11/05/2024

Achei uma obra esplêndida, apesar que o início eu pensei que não iria gostar, as diversas palavras ?complicadas? e os diálogos no qual eu não compreendia por inteiro, entretanto quando as coisas começaram a se desenvolver eu li bem rapidamente. Eu já imaginei que o final seria nesse estilo então não me surpreendi tanto. Essa foi minha primeira leitura deste escritor e devo dizer que irei ler outras.
mrsthefane 11/05/2024minha estante
Não dei 5 estrelas apenas pois apesar de imaginar que fosse finalizar assim eu esperava que acabasse de uma maneira diferente, mas a vida não é como queremos ela é como é.




Matareli 29/04/2024

AMEI
EU AMEIIIIIIII
Li por causa da escola (obrigada Isabel de literatura por nos obrigar a ler o livro) todos, TODOS odiaram este livro mas, entretanto, todavia para mim, a obra prende o leitor totalmente! Gente, eu fiquei muito curiosa pra saber o final do romance! Como todo mundo odiou? Como acharam difícil a linguagem? Meu Deus eu achei tão fofa a forma de escrita do Dostoiévski ou sei lá do tradutor mas é um livro tão ROMÂNTICO e GENIAL
Mandyxy 01/05/2024minha estante
Por causa da escola amei AKAKAKAKA




Tiago829 30/04/2024

Amanhã
Livro bastante melancólico sobre o amor e sobre como ele mesmo n sendo correspondido n deixa de ser amor. Por muitas passagens me vi na pele do sonhador, e isso me fez perceber que preciso viver mais.
sweetasnectar 01/05/2024minha estante
passo males com o povo falando q o sonhador é chato e eu me indentificando com cada palavra q saia da boca dele ??




Larissa6221 22/04/2023

Só leiam.
Uma leitura curta e gostosa de se ler, de um lado vemos o narrador sonhador e solitário com uma melancolia admirável a forma como ele ama e se sente sozinho é o que mais me tocou, uma pessoa sozinha que tenta se encontrar no mundo, porém tudo não passa de uma ilusão, Do outro lado Nástienhka a materialização de um amor que o narrador apenas sonhara viver, mas sonhara fervorosamente.
Esse é o meu primeiro livro do Dostoievski e fiquei encantada com a obra.
Marllon Oliveira 22/04/2023minha estante
Esse livro é muito bom. Gostei muito!




roma 08/02/2024

Dia a dia na coitadolandia
O protagonista é um chato carente e foram literalmente as primeiras 25 paginas dele falando sobre ele mesmo com a mulher e ela falando umas cinco palavras so

mas gostei do meio-final, mto legal a história dela e bem feito pro emocionado palestrinha
Lis 08/02/2024minha estante
Gosto tanto desseeee




spoiler visualizar
Juliana 16/05/2024minha estante
Eh só isso mesmo! As outras edições são ilustradas etc!




soubea 27/05/2024

Gostei muitoooo! opiniões sobre a girl! amo o senhor! que depressão juro. lição de moral como: não amem idealizações, pessoas machucam pessoas ? porém p mim ainda eh pessoa errada hora errada!
gabi 28/05/2024minha estante
mds amo muito esseee




jonatas.brito 30/04/2017

Um tributo ao amor puro, ingênuo e verdadeiro.
Uma das coisas que mais me impressiona em Dostoiévski é sua capacidade de despertar em nós, leitores, as mais diversas, inéditas e inexplicáveis sensações sem a necessidade de, para isso, ter que escrever muito. Embora seja muito mais conhecido pelos seus calhamaços, como Crime e Castigo e Os Irmãos Karamázov, o autor consegue nos cativar e atrair toda a nossa atenção também com suas novelas mais “modestas”. Com a leitura de “Noites brancas” foi exatamente assim.

De todas as minhas leituras, de todos os autores e entre todos os estilos literários, Dostoiévski, talvez, seja o único que exige de mim dedicação e atenção exclusiva. Mesmo diante de uma rotina corrida, para mim é um sacrilégio lê-lo perante outras distrações à vista. São estes preciosos momentos que tornam a experiência de ler qualquer obra do mestre russo singular e inesquecível.

“Noites brancas”, escrito em 1848 – quando o autor ainda nem imaginava que iria comer o pão que o diabo amassou nas prisões siberianas – é considerado a obra mais significativa que encerra a primeira fase literária do autor. Repleto de simbolismos e metáforas, este livro já anunciava ao mundo que Dostoiévski não seria apenas “mais um” escritor. Entre todas as suas obras, este, provavelmente, é a que apresenta os elementos mais característicos do Romantismo.

Narrado em primeira pessoa, somos apresentados às chamadas “noites brancas” (período do ano em que os dias são mais longos que as noites) da cidade de São Petersburgo pela ótica do protagonista, o Sonhador. Logo nas primeiras frases ficamos encantados pela forma como o Sonhador nos apresenta a cidade: dando vida a ela. As ruas, as edificações, as janelas e o céu tornam-se personagens permanentes da história.

Confessadamente tímido e sem nenhuma relação social, o protagonista costuma passear sozinho pelas ruas da cidade fantasiando curiosos diálogos com os seres inanimados que o cercam. Em um de seus muitos passeios, porém, ele encontra, apoiada sobre o parapeito duma ponte, uma mulher de semblante bastante triste e absorta em seus próprios pensamentos. Mesmo sem saber como aproximar-se, ele aproveita de uma eventualidade para se apresentar e acompanhá-la até sua casa.

Dessa simplória amizade que durará cerca de cinco dias, brota no coração do narrador um amor puro, intenso e arrebatador para com Nástienka. Porém, a jovem tem uma história que a impede de corresponder a esse amor: tempos atrás, ela apaixonou-se por um rapaz que partiu, mas que prometeu retornar para casar-se com ela. Por essa razão, ela evita de todas as formas que o Sonhador alimente esse amor, porém, mesmo sabendo de seu passado, o narrador nutre sinceras esperanças de conquistar o coração da jovem. Dostoiévski nos revela o amor em sua essência: utópico, inexplicável, desconexo e incoerente.

Nesta novela, há um belo contraste entre o realismo de Nástienka e o romantismo do Sonhador. Talvez, por essa razão, levo-me a crer que “Noites brancas” é a obra que melhor define a fase de transição literária do autor, do Romantismo para o Realismo.

“Noites brancas” revela o que há de mais admirável no ser humano: sua capacidade de amar. Seus personagens são extremamente profundos e verdadeiros. Sua narrativa é descomplicada e delicada. Ao findar da leitura, sentimos uma forte identificação diante da humanidade do protagonista.

site: https://garimpoliterario.wordpress.com/2017/04/30/resenha-noites-brancas-fiodor-dostoievski/
Andrade 08/05/2017minha estante
undefined




Lucas Lobo 19/08/2023

O sonhador
História muito envolvente, os diálogos são ótimos, você vai dar algumas risadas, mas também irá ficar bem triste. É um misto de emoções ao ler essa obra de Dostoievski.

O final é impactante e para mim foi inesperado.

"Meu Deus! Um minuto inteiro de felicidade plena! Seria isso pouco para toda a vida de um ser humano?"
Dona Erica 20/08/2023minha estante
Também estou lendo!




catarinasuchoa 01/09/2024

Nos Sonhos Crio Verdadeiros Romances
?Meu Deus! Um minuto inteiro de felicidade plena, seria isso pouco para toda a vida de um ser humano???

Nem romance ?Noites Brancas?, escrito pelo Dostoiévski, em sua primeira fase, vemos a vida do Sonhador, um homem extremamente solitário, onde sua vida acontece dentro de seus próprios sonhos, já que sua vida real é de extrema solidão e insignificância.

Durante uma caminhada noturna, o Sonhador, conhece uma moça querida e tão sozinha quanto ele, chamada Nástienka, chorando no canal petersburguês por conta de uma desilusão amorosa. Durante quatro noites, os dois se encontraram, conversam, e se conhecem como nunca haviam feito antes, muitas promessas foram feitas, e nenhuma realmente cumprida. O livro acaba em uma manhã, quando após quatro noites brancas, a vida volta aos eixos, e tal solidão, volta a se consolidar.

Eu amei essa novela, amei os traços teatrais na escrita e como eles são intensos, durante todo o livro você sente pena do Sonhador, e o final me deixou realmente triste e até mesmo irritada, com raiva da Nástienka por tê-lo manipulado de tal maneira. Durante a leitura eu não imaginei que daria 5 estrelas para o livro, antes de ler o final, e em alguns momentos você se sente até perdido, por conta do enorme monólogo do protagonista, mas vale a pena, se eu pudesse esquecer tudo desse livro para lê-lo como se fosse a primeira vez eu faria definitivamente.

Recomendo demais a leitura desse livro se quiser começar a ler clássico, principalmente russos, já que é um livro pequeno, com menos de cem páginas, e a narrativa é simples e ao mesmo tempo extremamente interessante.

?Agora, sentado ao seu lado e conversando com a senhora, tenho até medo de pensar no futuro, porque no futuro será de novo a solidão, será de novo aquela vida estagnada, desnecessária; e com que haverei de sonhar, uma vez que acordado, já fui tão feliz ao lado da senhora.?
victor.valen7e 31/10/2024minha estante
foi o primeiro livro que li desde a minha retomada ao hábito literário, também gostei bastante e dei 5 estrelas. o monólogo da primeira noite realmente é bem cansativo e confuso com toda alusão ao mofo e tudo mais. mas a obra como um todo é incrível, nos fazendo refletir não apenas em relacão ao outro, mas também em relação a nossa vida e solidão, e embora não possamos esquecer por completo da obra acredito que vale uma releitura. quanto ao final, embora seja evidentemente deprimente o desfecho da história, acredito que de outra forma não teria o mesmo impacto que sentimos se tivesse terminado de maneira mais feliz.
sem dúvidas uma leitura obrigatória para fãs de literatura russa. estou no aguardo da sua resenha em relação a "primeiro amor", outra obra fundamentalmente arrasadora.




Deboradfreitas 24/08/2023

Noites brancas é um livro magnífico, Dostoievski consegue traduzir através do clima da cidade os sentimentos de seus personagens, escrito de uma forma dilacerante, conta a história de um sonhador que de certa forma existe externo a si próprio e encontra Natienska que vem a ser uma âncora para que o sonhador possa viver algo no real. Noites brancas é impecável do início ao fim e com sentimentalismo tão real quanto escrito na época.
Miria139 24/08/2023minha estante
Adoro a sensibilidade dos personagens, em especial o fato de que eles choram no meio da rua e nem ligam kkkk




spoiler visualizar
Andre.Trovello 05/06/2021minha estante
Esse livro é demaiss!!




5723 encontrados | exibindo 406 a 421
28 | 29 | 30 | 31 | 32 | 33 | 34 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR