Noites brancas

Noites brancas Fiódor Dostoiévski




Resenhas - Noites Brancas


5741 encontrados | exibindo 676 a 691
46 | 47 | 48 | 49 | 50 | 51 | 52 |


Fernanda.Caputo 03/05/2024

O "Sonhador" é como uma paródia de um romântico
Noites Brancas, quinto livro do projeto de leitura de Dostoiévski em ordem cronológica. Até agora, o que mais gostei. Li na edição da @editora34 que tem um posfácio muito bom, do próprio tradutor.

É uma novela bem curta que se passa ao longo de quatro noites e uma manhã em São Petersburgo.

"Noite branca" refere-se a um fenômeno comum na Europa em que, mesmo com o Sol se pondo ele permanece um pouco abaixo da linha do horizonte, deixando a noite clara, causando uma atmosfera onírica.

Em uma dessas noites o narrador inominado, o "Sonhador", depara-se com uma jovem aos prantos e a socorre de um assédio posterior. Ali, entabula-se uma relação entre eles.

Cada um conta sua história. Ela, uma jovem que vive com a avó e sofreu uma desilusão amorosa. Ele, um solitário, um tipo, um gênero neutro, um sonhador. Segundo ele:

Um sonhador, se é necessária uma definição detalhada, não é um homem, mas sim, sabe, uma criatura de gênero neutro. Na maioria das vezes ele habita um recanto inacessível, como se quisesse esconder-se até da luz do dia.

O nome do personagem principal não aparece. Ele pode ser qualquer um. Qualquer sonhador de Petersburgo que é capaz de se apaixonar em uma noite por uma desconhecida. Uma figura que parece saída de um romance romântico dos mais dramáticos.

Em seu primeiro discurso confesso que o achei cansativo. Rebuscado, dramático, perturbado.

Nástienka, a jovem, ao que parece, também concordaria com essa perspectiva, já que em dado momento diz a ele:

"Escute, o senhor fala maravilhosamente, mas será que não pode falar de uma maneira menos maravilhosa? O senhor fala exatamente como se lesse um livro".

O "Sonhador" é como uma paródia de um romântico extraído dos livros. Nástienka é uma jovem de espírito prático que só queria se casar.

Gostei muito! Recomendo a leitura.
comentários(0)comente



PaulinhaGuedes 03/05/2024

Meu primeiro contato com o autor
Quero ler mais clássicos e esse estava na minha lista, pois bem. Considerado uma das obras mais românticas de Dostoiévski, se trata de um encontro que pode ser bastante natural hoje em dia. Uma mulher desiludida e um sonhador, leitura curta e com muitas explicações (rs). Confesso que não amei, mas também não odiei, lerei mais do autor no futuro.
comentários(0)comente



Mariana 03/05/2024

Meu primeiro contato com Dostoievski, num livro muito longe do estilo dos outros do quais ele ficou conhecido.
Gostei da escrita e precisei de alguns vídeos e os textos de apoio pra entender o contexto e o que o torna tão diferente das outras obras.
Gostei da experiência rachei o sonhador muito carente, tadinho.
A Nastienka não tava errada e todas nós, em algum momento, já agimos como ela. O que conforta é saber que ele continuou como sonhador e essas Noites Brancas só serviram para alimentar seu sonho.
comentários(0)comente



nandaceci 03/05/2024

Tocante
Que diálogos tocantes! Que história bonita! Que momento vivido!

A escrita de Dostoiévski é inspiradora, um jeito lindo de narrar uma história nada cotidiana mas que ao mesmo tempo se parece tão comum; tudo isso com o mais puro sentimentalismo.

Você se sente parte daquelas tão aguardadas noites brancas, do encontro entre o Sonhador e Nastienka, dos momentos de felicidades e tristeza. Você sente o amor, a melancolia, o ódio e a incerteza que as personagens sentem. Final com uma reviravolta impressionante.

Tão lindo e bem escrito que me fez chorar.
comentários(0)comente



Fernandes83 05/05/2024

Emocionado, eu?!
Que atire a primeira pedra quem nunca teve um dia, ou uma noite, meio Dostoiévski das ideias… hahaha
Aqui, temos uma história de um amor profundo, raro e intenso, vivido em 4 dias. Romântico demais para mim, intenso demais e rápido demais também, pois não é um tipo de enredo que curto. O início da história é maravilhoso, nosso personagem contando detalhes de São Petersburgo, a solidão de estar só em uma cidade enorme, os conhecidos com histórias imaginadas… A escrita intensa, profunda, fluida de Dostô é incrível, mas o romance foi mais complicado, é muito fora da minha zona de conforto. Acho que o mais interessante é esse livro ter sido escrito ha tempos e ainda assim, nós conseguimos nos identificar com partes deles, mesmo na Russia... hahaha Quem nunca esbarrou com alguém e tinha certeza que era o amor da sua vida, (estilo fanfic)? Quem nunca imaginou como era a vida daquele que vc viu na rua? Todo mundo pode ter vivido isso, mas só ele poderia ter escrito desse jeito!
comentários(0)comente



Vinicius.Caselato 07/05/2024

Noites brancas
Noites brancas é um livro bem escrito e mostra uma Rússia do século 19. Os protagonistas são muito emocionados para mim, mas vale a leitura.
comentários(0)comente



Yasmim861 06/05/2024

Noites brancas
"Repare, Nástienhka, estou chorando. Que importa? Isso não prejudica ninguém. Hão de secar por si mesmas, estas lágrimas."

-pag 81
comentários(0)comente



Raul 06/05/2024

Lindo
Estou tentando começar a ler Dostoiévski e, por recomendação, decidi começar por Noites Brancas. O livro é curto, e conta a história de encontros entre o protagonista (o Sonhador) e Nástienka. As falas do Sonhador são profundas e acabei me identificando com ele. Apesar dos longos diálogos, é um livro fácil de se ler, e considero que foi um bom começo na obra do autor.
comentários(0)comente



Kethilyn3 06/05/2024

"O que foi que você fez com os seus anos?"
Primeiro contato com Dostoievski, achei a linguagem um tanto poética - diferente do que estou acostumada a ler - mas me identifiquei demais com o Sonhador e sua angústia com a solidão, velhice e os anos perdidos. Pra mim, o "romance" entre ele e Nastienka foi uma eventualidade, que só aconteceu graças a vontade de viver algo emocionante após tanto tempo de monotonia, e acaba ficando em segundo plano, sendo muito mais importantes suas questões individuais.
Emocionados, né?!
comentários(0)comente



duda 06/05/2024

Sonhador, o primeiro pick me boy
Brincadeira, eu gostei bastante do personagem dele e dessa coisa de sonhar com uma vida diferente, mais interessante, enquanto tua própria vida passa e tu nunca fez nada memorável. por isso q ele se apaixona pela Natienka tão fácil, ela foi a primeira coisa mais interessante q aconteceu na vida dele. é bem como ta escrito no final dessa edição, ?é fácil se apaixonar por uma ideia? (inclusive, nao achei quem escreveu isso, se alguém souber me diz pfv). mas ele foi mesmo bem pick me boy, ainda mais que tudo aconteceu em 4 dias, por isso não dei uma nota tão boa, mas gostei bastante da ideia
comentários(0)comente



Julczs 06/05/2024

Sentimentos
"Sou um sonhador; tenho tão pouca vida real que momentos assim, como este, me são tão raros que não posso deixar de reproduzi-los em meus devaneios."


Esta obra é sem dúvidas, um mar de sentimentos. E que, ao nadarmos nele, sentimos na pele o angustiante fardo, de um amor não correspondido, carregado pelo personagem sonhador.
comentários(0)comente



Lelê 06/05/2024

Maravilhoso
Nastienka sua 🤬 #$%!& vc me paga. Esse livro é o sumo da loucura. Por mais que pareça só um romance normal, ele traz o coringa ao ser humano
comentários(0)comente



Julieelly 05/05/2024

Esse é meu primeiro contato com literatura Russa, se os outros livros forem bons como esse e se expressarem de uma maneira tão linda, triste e melancólica tenho certeza de que irei amar demais.
Com apenas 4 dias de convivência entre os dois eu já senti mais doq em livros em que se é descrito anos de relacionamento.
Foi algo que me tirou da minha zona de conforto, que é em sua maioria livros com finais felizes. Esse livro me trouxe um pouco mais da verdade sobre relacionamentos atuais.
comentários(0)comente



Jurema Jurássica 05/05/2024

Conseguiu me deixar depressiva, dando risadinha ruborizada e irritada e depressiva de novo em um espaço de duas horas. Muito bom, amo me decepcionar.
comentários(0)comente



kaique.lv 04/05/2024

Peguei pra ler sem compromisso nenhum e fiquei de otário no final de queixo caído sem reação nenhuma, não acredito que tudo dando certo no final, do nada cai essa bomba ...
O ponto que mais me chamou atenção foi o protagonista no começo do livro achar tudo bonito e com cores e no final o mundo dele virar cinza e triste.
comentários(0)comente



5741 encontrados | exibindo 676 a 691
46 | 47 | 48 | 49 | 50 | 51 | 52 |