Noites brancas

Noites brancas Fiódor Dostoiévski




Resenhas - Noites Brancas


5741 encontrados | exibindo 721 a 736
49 | 50 | 51 | 52 | 53 | 54 | 55 |


valendmello 26/05/2024

Pois tome minha alma e arranque o meu coração aos dentes do meu peito latejante ou seilá o que esses russos devem fazer
comentários(0)comente



adriana 16/06/2024

O livro apresenta dois personagens principais com alguns problemas, sendo discutidos ao decorrer da pequena narrativa de 4 noites e uma manhã. De começo, já podemos observar a idealização e o romantismo criado através da visão do anônimo, apenas pelo fato de registrar essas noites já demonstra seu caráter romancista. Todas as falas, pensamentos e ações do personagem criam o retrato de um home romântico, um coitado nato e sem esperanças nenhuma com o futuro por conta de acontecimentos do passado ou pequenos. Sinceramente, vejo um clichê entre os dois personagens principais, com o home muito romântico e extremamente idealista se apaixonando rapidamente por uma mulher confusa e de um pensamento quase beirando a poligamia por "amar" demais.
Ambos são confusos com seus sentimentos, mas acho que os dois tem pequenas questões, Nastienka não projeta seu futuro, ela pensa no agora e não sofre muito, parece ser bem descompromissada, mas o anônimo é um homem sensível, facilmente se levando ao momento e projeta seu presente com toda a eternidade, é um cara imediatista talvez. O livro não é ruim , mas imaginei que seria um pouco melhor, talvez por ser o Dostoievski, pois sempre falam dele em todos os lugares possíveis, também fui tão romântica quanto o anônimo.
Em geral, o livro é meio cômico, pois é tudo tão romantizado que chega a ser meio irreal (mas é), realmente não dá para saber se tudo o que o anônimo contou era de fato um sonho (acordado ou dormindo) ou realidade concreta. Nunca saberemos.
Mas a atmosfera cria uma sensação de pena do personagem, pois realmente o anônimo é um coitado infeliz que teve um minuto de felicidade na sua vida inteira, mas até mesmo essa felicidade foi interrompida com um momento extremamente triste e decepcionante.
comentários(0)comente



Raony.Lima 27/05/2024

Um bom livro?
Sempre li e ouvi comentários que Noites Brancas seria o primeiro livro para quem nunca leu Dostoiévski, confesso que comigo não funcionou assim.

Tinha Lido Gente pobre primeiro e a história me cativou bem mais do que Noites brancas. Isso não quer dizer que seja um livro ruim, não mesmo, apesar de ser escrito há muito tempo, é uma leitura que não é densa. Os diálogos entre o jovem sonhador e Nastienka são bem fluidos.

Os conflitos de um jovem sonhador que busca em suas fantasias fugir da realidade em que vive, porém ao encontrar uma moça que acaba despertando uma alegria que até então ele só imaginava em seus sonhos, só que agora, na dura realidade da vida real com suas decepções e e dores, as quais ele não conhece.
comentários(0)comente



delphinium 27/05/2024

NOITES BRANCAS (1848) .
Uma agradável surpresa para os leitores acostumados com as obras mais sombrias de Fyodor Dostoiévski, se diferenciando dos temas obscuros e das complexidades psicológicas presentes em "Crime e Castigo" ou "Os Irmãos Karamázov", este conto oferece uma abordagem mais suave e romântica, explorando a natureza dos sentimentos humanos de uma maneira mais leve e contemplativa.

A narrativa é bastante rápida e nos leva a refletir sobre questões emocionais pertinentes, como o amor, a solidão e a monotonia da vida, sendo o protagonista um sonhador solitário, ele passa por uma confusão de sentimentos que o torna extremamente identificável para o leitor. Sua busca por conexão e significado nas noites brancas de São Petersburgo ecoa em muitos de nós, fazendo com que nos reconheçamos em suas esperanças, aspirações e desilusões.

Apesar de ser uma leitura agradável e de Dostoiévski demonstrar seu talento literário, "Noites Brancas" pode não ser uma obra que se deseja revisitar com frequência se não és fã de narrativas focadas no amor romântico e o desejo por tê-lo, ainda assim, a obra continua sendo um excelente exemplo da versatilidade do autor e de sua habilidade em explorar diferentes aspectos da experiência humana.

P.S (apenas minha citação favorita da obra) :
"[...] Ia caminhando e cantando, porque, quando estou feliz, obrigatoriamente cantarolo alguma coisa comigo mesmo, como qualquer pessoa feliz que não tem nem amigos, nem conhecidos, e que, nos momentos alegres, não tem com quem compartilhar sua alegria".
comentários(0)comente



Milena.Tais 27/05/2024

É fácil se apaixonar por uma idéia
Primeira leitura Dostoiévski e não poderia estar mais supresa!! Esse homem em 90 páginas, e com uma história que se passa em poucas noites, conseguiu descrever de maneira tão profunda o personagens. seus sentimentos e seus sonhos.

O livro passa pela melancolia de um homem sonhador e solitário, e pelo seu encontro com uma moça que é capaz de diminuir um pouco a sua solidão. Mas a moça ja amava outro, e pediu, desde o começo para que os dois fossem só amigos e para que ele não se apaixonasse. Os dois abrem os seus sentimentos um para o outro e constroem uma amizade profunda, onde ambos compartilham suas angústias e conflitos internos.

Deixando uma citação que me marcou bastante: "... será triste, afinal, ficar sozinho, totalmente sozinho, e não ter nem o que lamentar ? nada, rigorosamente nada? porque tudo que você perdeu, tudo aquilo, era tudo nada, era uma estúpida e perfeita nulidade, não era nada mais que um sonho"
comentários(0)comente



Kakau 27/05/2024

O mundo seduz a gente e depois nos engana.
A arma mais traiçoeira é o amor e é disso que somos feitos.
Amei cada detalhe do livro, o jeito que o diálogo foi sendo construído entre os dois é único e poético.
Uma experiência única, mágica e triste.
comentários(0)comente



Educez 27/05/2024

Noites Brancas
Noites Brancas se passa em São Petersburgo, no verão, onde o sol praticamente não se põe. O Sonhador encontra uma bela jovem e dá início a uma historia repleta de romantismo e lirismo?
comentários(0)comente



Wender.Vital 27/05/2024

Solidão
Uma bela imersão na vida de uma pessoa que não sabe o que é o afeto, uma conversa ou um contato caloroso com um outro alguém. Ye faz pensar em como estamos levando nossa vida, de como o tempo passa e de como iremos lembrar dela na velhice: Vivemos ou imaginamos nossa vida ?
Mesmo com a linguagem mais rebuscada o texto flui de forma natural, muito boa leitura, recomendo !
comentários(0)comente



marxly 27/05/2024

White nights
"Hoje foi um dia tristonho, chuvoso, sem uma luz, justamente como minha futura velhice. Sou oprimido por pensamentos tão estranhos, por sensações tão obscuras, questões ainda tão incertas para mim se acumulam em minha cabeça -- mas de certa forma não tenho nem força, nem vontade de resolvê-las.
Não cabe a mim resolver tudo isso!"
comentários(0)comente



Fer 27/05/2024

Um livro sobre desencontros
Um homem vê sua solidão aumentando ainda mais quando as pessoas de sua cidade, São Petersburgo, saem para suas casas de férias, e ele se encontra "abandonado". Ao caminhar pela noite, avista uma jovem chorando, e o cuidado de não deixa-la sozinha à noite o faz acompanha-la até sua casa. Dessa conversa surge uma amizade e uma confiança intensa, típica das personagens de Dostoievski.
Achei um pouco difícil de ler com a cabeça de hoje, precisei desligar alguns filtros mentais pra não me irritar com o machismo dali, com essa ideia torta de "friendzone". É necessário ler e contextualizar essa escrita, e aí sim dá pra ver a riqueza.
Gostei do final, não esperava e me fez ver a história toda com outros olhos.
A leitura é breve, recomendo, mas não acho que ficará muito tempo na minha memória.
comentários(0)comente



Leander.Figueiredo 25/05/2024

Amo muito você...
Perfeito. Eu nada mudaria. Nenhuma sugestão.

O máximo que eu pudesse dizer ainda assim não seria o suficiente para dizer. O mínimo é me sentir infinitamente agradecido. Sou uma pessoa melhor desde que te conheci. Você me ajuda tanto! Como poderia passar eu mais tempo naquele sofrimento solitário de outrora antes de eu ter te conhecido? Já não vislumbro mais meu futuro sem ti ao meu lado, sem contigo para compartilhar da vida que me vivo. Que bom que eu te conheci! Você me deixa muito feliz, ficaremos juntos para sempre! Amo muito você, minha amiga.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Luiz Paulo 26/05/2024

Em pedaços
O livro todo me transmitiu a sensação de acordar depois de um bom sonho. O desespero silenciado pela realidade.
comentários(0)comente



Clarysse1 24/05/2024

Estudo fascinante da psique humana
Um estudo fascinante da psique humana e das complexidades das relações interpessoais.

Primeiramente, a personagem Nastienka, muitas vezes vista como uma figura simpática e trágica, é percebida por mim como ingrata e egoísta. Essa interpretação destaca uma crítica ao comportamento humano, onde a dependência emocional pode ser confundida com afeto genuíno, levando a atitudes que podem ser vistas como egoístas.

Fiquei admirada com as descrições de sentimentos e comportamentos humanos no livro. Dostoiévski é mestre em capturar a essência das emoções humanas, e sua habilidade em descrever a melancolia, a esperança e o desespero é, sem dúvida, um dos pontos altos da obra. A intensidade com que o autor retrata os devaneios e as profundezas da alma humana é algo que ressoa profundamente com os leitores.

Por fim, a melancolia, uma assinatura indelével do trabalho de Dostoiévski, é algo que eu aprecio. A atmosfera sombria e reflexiva que permeia ?Noites Brancas? serve como um pano de fundo para a exploração de temas como solidão e busca por conexão. A habilidade do autor em tecer esses temas de forma tão poética e tocante é o que muitas vezes me atrai para seu universo literário.

Em resumo, ?Noites Brancas? é uma obra que evoca uma gama de emoções e pensamentos, e destaco a complexidade com que Dostoiévski aborda os temas universais do amor, da solidão e da condição humana. É uma leitura que convida à reflexão e oferece um vislumbre atemporal das nuances do coração humano.
comentários(0)comente



5741 encontrados | exibindo 721 a 736
49 | 50 | 51 | 52 | 53 | 54 | 55 |