spoiler visualizarMilenaaaaa 25/05/2024
O retorno a leitura
Depois de muito, muito tempo sem ler cá estou eu de volta. Aos poucos vou retornando e para essa volta decidi ler essa história por conta das sugestões dos meus amigos e, se duvidar, foi um dos melhores que já li durante muito tempo.
Esse livro foi um dos mais intensos que já li, ao ponto de ficar completamente em choque ao terminar de ler, sem saber como reagir por conta de que eu estava sentindo tantas coisas ao mesmo tempo, desde tristeza e angústia até felicidade por ver que um livro me deixou completamente imersa e reflexiva. Como pode uma história tão pequena ser tão forte e grandiosa.
A parte racional (o fato deles se conhecerem naquela noite e ele já se apaixonar por ela) pra mim foi irrelevante em comparação ao aspecto emocional. É comum a gente achar loucura a pessoa agir como ele agiu, dizer palavras tão fortes e intensas para uma pessoa que acabou de conhecer, mas realmente eu entrei na história e senti demais, então esse fato da "razão" nunca passou pela minha mente, apenas a paixão avassaladora.
Sobre os sentimentos dele, acredito que uma boa maioria das pessoas já passou, em algum momento da vida, pelos relatos dele, sobre sonhar em vez de viver o real. As vezes tudo que a gente quer é só entrar nos nossos sonhos e viver eles, mas a gente lembra que não é só de sonho que se vive, e no caso do livro, sonhar acabou sendo um refúgio da solidão e com isso o protagonista não viveu o real, mas sim apenas sobreviveu. Por conta disso, ele não sabe lidar com a realidade. Então quando ele encontra ela, é como se uma pequena fração dos sonhos dele estavam se tornando realidade, no qual ele poderia viver aquilo. Literalmente, no meu ponto de vista, ela trouxe as cores para a tela em branco dele.
Ainda falando de sentimentos, eu descrevo o amor dele por ela não como algo belo, nem tranquilo, mas um amor de dá soco no estômago de tão forte que é. É um impacto muito grande, e no final eu, como leitora, senti a dor desse amor novo, cheio de esperanças e paixão, sendo destruído, e ele narrando o final realmente partiu meu coração.
Essa resenha já tá muito grande, mas garanto que tudo o que eu senti e as minhas opiniões conseguem ser maior do que isso. To escrevendo totalmente influenciada apenas por mim mesma, então por isso acho que me empolguei para escrever. Logo, pra finalizar, eu me deixei imaginar o pós desse livro, o que aconteceu depois de tudo, e simplesmente o que meio veio na cabeça foi apenas mais solidão e mais sonhos. Até então ele não sabia viver o real, e quando vem essa oportunidade, junto com a paixão, o amor, a amizade e felicidade, tudo isso se dissipa em questão de minutos, então fiquei com o questionamento, será se ele se permitiu sonhar mais vezes ou a realidade acabou com isso?