Sobre o Suicídio

Sobre o Suicídio Karl Marx




Resenhas - Sobre o Suicídio


84 encontrados | exibindo 61 a 76
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6


Tai 31/05/2020

O ser humano é um animal.
Caso você goste de Marx, aconselho que leia. Apesar de ser algo "óbvio", nem sempre há uma visão sobre o suicídio sem o tabu. É nítido que é algo natural do humano; mas você já parou para pensar quem causa isso natural ou quem faz isso virar uma abominação? Um moeda, dois lados.

É uma leitura curta! 85 páginas
comentários(0)comente



marbeitos 12/04/2020

Muito mais que sobre o suicídio
Nessa extraordinária obra de Marx, todas as instâncias, individual e coletiva, são discutidas e postas em questão. Fundamental introdução do feminismo pelo pensamento marxista, deixando claro que a luta socialista deve ser contra todas as formas de opressão da estrutura capitalista.
comentários(0)comente



albert4 06/08/2017

Curto e grosso. Nesse ensaio pouco conhecido, Marx, em coautoria de Peuchet, faz um exame crítico de um aspecto da vida privada, incomum na obra Marxista: o suicídio. A conclusão por demais evidente para ele: o suicídio, propõe Marx, é um problema provocado pela ordem social e econômica vigente na sociedade moderna burguesa e só pode ser suprimido mediante uma transformação radical de sua estrutura.
comentários(0)comente



Mariane.Araujo 10/07/2016

Karl Marx, subjetividade e a situação da mulher
Nesse ensaio, Marx mostra que em sua teoria tem espaço sim para a subjetividade do indivíduo ao refletir sobre as motivações que levam ao suicidio - estudando relatos de um policial. Dos 4 casos que ele discorre, 3 são suicidios femininos. O autor faz ótimas reflexões sobre a situação da mulher; aborto, matrimônios abusivos, entre outros temas, permeiam as situações apontadas, e que ainda são tão pertinentes ao contexto atual das mulheres.
comentários(0)comente



gabspeace 05/10/2022

Sobre o suicídio | ?
"A opinião é muito fragmentada em razão do isolamento dos homens; é estúpida demais, depravada demais, porque cada um é estranho de si e todos são estranhos entre si."
comentários(0)comente



livrosmortificados 11/01/2023

"Acreditou-se que se poderiam conter os suicídios por meio de penalidades injuriosas e por uma forma de infâmia, pela qual a memória do culpado ficaria estigmatizada. O que dizer da indignidade de um estigma lançado a pessoas que não estão mais aqui para advogar suas causas?"

um ensaio/texto muito importante e facil de ler, trazendo não só o suicidio como assunto, mas tambem o aborto, opressão, familia, amor e ...
marx também traz uma otima reflexão sobre os motivos do suicido e como a sociedade patriarcal é um serio agravante nisso tudo, um texto muito atual
comentários(0)comente



Pedro 04/01/2023

Achei um pouco confuso
O livro trata dos comentários do Marx sobre casos de suicídio que são relatados nas memórias de um arquivista da policia de Paris, Peuchet. Uma leitura bem rápida pouco mais de 20 pgs em que se fala do suicídio e as relações disso com a sociedade burguesa.
Gostei do livro, não está entre as leituras mais marcantes de Marx, mas foi divertido. A única coisa que me incomodou eh porque Marx transcreve o livro do Peuchet e faz comentários em cima, mas não tem diferenciação clara entra o que é Marx e o que é Peuchet, então ficava pensando quem fez essa crítica um ou outro.
comentários(0)comente



Bia 21/11/2022

"As pessoas agem entre si como estranhas, numa relação de hostilidade mútua: nessa sociedade de luta e competição impiedosas, de guerra de todos contra todos, somente resta ao indivíduo ser vítima ou carrasco. Eis, portanto, o contexto social que explica o desespero e o suicídio.
"que importa a que deseja escapar do mundo as injúrias que o mundo promete a seu cadáver?"
"O suicídio elimina a pior parte da dificuldade, o cadafalso ocupa-se com o resto.?
"O homem parece um mistério para o homem; só se sabe censurá-lo e não se o conhece."
A classificação das causas do suicídio é uma classificação dos males da sociedade burguesa moderna, que não podem ser suprimidos sem uma transformação radical da estrutura social e econômica."

É isto.
comentários(0)comente



Anderson Alves 19/11/2022

Reflexão de uma sociedade doente
Esse livro traz comentários/análises de Karl Marx sobre casos de suicídios, pensei que a leitura seria difícil por trata-se de um clássico da ciências sociais, entretanto foi muito tranquilo. Recomendo a leitura.
comentários(0)comente



Geovanna 08/11/2022

Marxismo e suicídio
Muito relevante essa leitura, pois trata de um assunto muito delicado e que com toda certeza tem a ver com a crítica ao capitalismo. O marxismo caiu como uma luva.
Os assuntos retratados nesse ensaio, apesar de pouco tocados no meio marxista, são completamente relevantes pra destrinchar causas para o suicídio.
comentários(0)comente



theoð 06/11/2022

Rapaz..
Eu reli a mesma página 8 vezes, isso em todas as 84 páginas.
A escrita é muito elaborada e eu ficava bem assim lendo:????
comentários(0)comente



ca ;) 03/11/2022

Ótimo livro, com ótimas reflexões a respeito dos diversos motivos que levam a alguém tirar a própria vida. Faz correlações que uma das causas do suicídio é a luta de classes, como é de se esperar vindo de Marx.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Lucirana 11/10/2022

extremamente atual
"As relações entre os interesses e os ânimos, as verdadeiras relações entre os indivíduos ainda estão para ser criadas entre nós inteiramente, e o suicídio não é mais do que um entre os mil e um sintomas da luta social geral, sempre percebida em fatos recentes, da qual tantos combatentes se retiram porque estão cansados de serem contados entre as vítimas ou porque se insurgem contra a ideia de assumir um lugar honroso entre os carrascos."
comentários(0)comente



Mariana 21/01/2023

Aqui contém a relação do capital e ao ato de tirar a própria vida. De início, parece sem sentido ou até mesmo óbvio, mas Marx descreve bem a relação.
comentários(0)comente



84 encontrados | exibindo 61 a 76
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR