Sobre o Suicídio

Sobre o Suicídio Karl Marx




Resenhas - Sobre o Suicídio


84 encontrados | exibindo 76 a 84
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6


Maria Clara 17/08/2022

a questão da mulher por Marx
?O suicídio elimina a pior parte da dificuldade, o cadafalso ocupa-se com o resto?

um texto curto e pouco denso, mas que evidencia a posição de Marx acerca de pautas que muitas vezes são dadas como negligenciadas por ele, como a questão da mulher, a proletária dos proletariados, que tem a dominação da suas capacidades reprodutivas como um dos pilares do capitalismo. muito interessante a perspectiva dele sobre o aborto, a família e a propriedade privada e o ciúmes dentro do casamento como instituição. além disso, perfeita a abordagem de como até mesmo os burgueses, especificamente as mulheres, definham sobre as atuais condições sociais. leitura fundamental!
comentários(0)comente



Manu 12/07/2022

Esperava mais
Gostei. Trouxe reflexões através de exemplos da época do jovem Marx de como as mulheres têm sido a classe mais impactada com o patriarcado, cada vez mais moldado pelo sistema capitalista. Porém, esperava uma discussão maior por parte de Marx, sem se prender tanto a exemplos. Apesar disso, vale a leitura!
comentários(0)comente



Camarada Luiz Estevez 05/06/2022

Pau [*****] de burguês
Burgueses e seus melancólicos casos de suicídio. Talvez a questão fosse outra, mas o que fica na minha mente após a leitura é: "burgueses, se matem, eu não dou a mínima"

Suicídio, um problema interclassista? Aquela expressão de que a chuva é para todos e molha todos... Pernambuco mostra que não. A realidade é que não existe barbárie maior que pertencer a classe trabalhadora, principalmente nas camadas mais pobres da nossa classe! (Só não dei 5 estrelas por detalhe, queria mais de Marx e menos de Peurchet)
comentários(0)comente



Kay 03/06/2022

Incrível
ele mostra de maneira muito clara quem mais sofre com a estrutura familiar e como as mulheres são tratadas como meros objetos de reprodução durante o período da revolução francesa, algo que não mudou muito até mesmo nos dias de hoje. dei 4/5 estrelas porque não é o meu livro favorito de marx, ele tem várias histórias e é na realidade escritos de peuchet, é muito importante mas não achei a leitura tão "confortável".
comentários(0)comente



giordbtt 30/04/2022

Inspirador!!!
Mais do que nunca, estou inspirado a pular de uma ponte!!

Aristóteles dizia que o ser humano é um animal político e que é impossível escapar da sociedade, mas Marx traz uma esperança. A morte.

(Talvez não seja essa a ideia do livro, talvez eu li errado pq tô na merda mesmo)
comentários(0)comente



sir.pericles 26/04/2022

Bom, porém...
É um livro interessante, e ainda que traga exemplos concretos e da vida privada, mostra como o suicídio é um fenômeno social. É organizado em forma de relato e baseado em anotações de outrem. Por ser uma obra do Marx, esperava mais. Ainda sim, é um bom livro.
comentários(0)comente



Antônio 12/04/2022

Nesse texto curto, Marx traz reflexões importantes sobre como o capitalismo pode impactar negativamente as diferentes classes sociais e as estruturas que solidificam a sociedade burguesa. Individualmente falando, os cidadãos recorrem ao suicídio diante das tragédias das suas vidas privadas. O destaque desse texto se dá na análise em torno dos males da estrutura patriarcal que envolve as famílias fazendo com que as mulheres, subordinadas e vítimas de um sistema de exploração, recorram ao suicídio.
comentários(0)comente



Henrique 25/02/2022

Sobre o Suicídio
Sendo um livro bem curto, trás ótimos apontamentos sobre o suicídio, apresentando casos que mostram como a atual sociedade precisa de mudanças radicais para, que assim, diminua os casos de suicídio.
Se torna evidente, após a leitura deste livro, como a atual sociedade, tal como está organizada e estruturada, impacta as diferentes classes sociais, principalmente as mulheres. Sendo as mulheres as que mais sofrem na atual sociedade, visto que muitas se encontram dependentes de seus companheiros, a questão da emancipação feminina ganha sempre mais destaca, porém a total emancipação feminina só virá com a reorganização radical da atual sociedade, pois essa necessita que as mulheres sejam exploradas e postas em situação de subordinação.
Sobre o Suicídio é um bom livro que trás base para um debate muito amplo e não tão discutido, sendo um excelente ponta-pé para quem deseja se aprofundar no tema.
comentários(0)comente



Marcelo 18/02/2022

Inusitado, porém muito interessante.
O título dessa obra pode causar alguma estranheza, tendo em vista o tema do suicídio não ser, a princípio, associado a qualquer outro texto de Karl Marx. Isso se deve, em grande parte, ao fato de não se tratar propriamente um de seus escritos e sim de um capítulo das memórias de Jacques Peuchet (diretor dos Arquivos da Polícia de Paris durante o período da Restauração), analisado sob a perspectiva de como a sociedade e, especialmente neste caso, o patriarcado pode oprimir o indivíduo ao ponto do mesmo "optar" por colocar fim à própria vida.
Apesar de ser um livro bastante pequeno, vale a leitura, pois o conteúdo é bastante atual.
comentários(0)comente



84 encontrados | exibindo 76 a 84
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6