A Árvore que Dava Dinheiro

A Árvore que Dava Dinheiro Domingos Pellegrini




Resenhas - A Árvore Que Dava Dinheiro


208 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Clio0 19/11/2022

Esse é um dos meus livros favoritos.

Domingos Pellegrini conseguiu fazer aquilo que a maioria dos escritores infanto-juvenis almeja: criar uma história dinâmica com uma lição de moral latente.

Na pequena cidade de Felicidade, a maioria da população vive pobre, mas com uma vida relativamente feliz. Contudo, a pessoa mais rica da cidade - o velho - está prestes a deixar a vida miserável que leva e a legar tudo a seus inquilinos e devedores.

Sua morte causa uma festa na cidade, e esse desrespeito será pago nos acontecimentos seguintes, quando uma árvore que dá dinheiro é plantada a pedido do falecido na praça da cidade.

Os personagens que aparecem não tem nome, apenas funções: o pai, o açougueiro, o quitandeiro, o menino, etc. Essa despersonificação tem motivo - qualquer um poderia ser seduzido pelo brilho reluzente do ouro, ou melhor, do verde das notas.

O velho é uma clara inversão de Scrooge, o velho rico e sovina que é ensinado sobre caridade e empatia na véspera de Natal na obra de Charles Dickens. Não é necessário conhecer esse, mas torna a leitura mais rica.

É um ótimo livro e a história se sustenta mesmo nos dias de hoje. Não recomendo para crianças abaixo da faixa dos oito simplesmente porque uma certa noção matemática é necessária.

@tigloko 19/11/2022minha estante
Interessante esse livro ser uma inversão do livro do Dickens, me interessou muito!!! Ótima resenha ?


Mawkitas 09/03/2023minha estante
É um dos meus livros preferidos também. Releio de tempos em tempos.


JoAo366 15/12/2023minha estante
Achei o meu hoje, ganhei em um evento de soletrar quando era criança e até hoje não li, depois dessa resenha concerteza irei lê-lo.


Moura.Souza 25/02/2024minha estante
Esse livro é muito interessante faz tempo que li.




AryaA 08/09/2020

Livro de infância
É um dos primeiros livros que tenho recordação de ter lido na vida, e na época já foi muito importante pra mim. Agora já bem mais velha, reli e percebi que ele é bem mais profundo do que aparenta.
Luana.Lorrandra 03/12/2020minha estante
Como q eu faço pra ler? Eu não tô conseguindo ;-;


AryaA 04/12/2020minha estante
Oi, tenta procurar no site estante virtual, não acho que ainda publicam ele.


Paulinha 02/03/2022minha estante
Eu gostei muito do livro, quando eu era mais nova eu sempre pegava lá da escola ?




M473U5 4M4R4L 22/09/2014

Meu Feferido!
Havia no povoado Felicidade, um velho rico, mas unha-de-fome. Morava num belo sobrado que comprara da viúva do fundador desse lugar. Vivia numa extrema economia que chamava a atenção das pessoas. Almoçava sempre feijão com chuchu e jantava chuchu com arroz.
Comprou muitas casas e tomou posse de outras, que emprestando dinheiro a juros, tomava-as dos que não podiam lhe pagar.
Quando morreu, agitou o povoado. Todos o velaram esperando a sua parte. Deixou o sobrado para a sua velha empregada e as casas alugadas para os próprios inquilinos. Era lua cheia e noite estrelada. Fizeram uma festa com muita euforia. Pobre cadáver: foi enterrado como indigente num caixão sem verniz e sem flores.
Deixou três sementes para que plantassem em cerimônia pública. Fazia parte do testamento. Das três sementes, apenas uma vingou. Cresceu rápido, aguada por um cachorro, desenvolveu uma flor de uma pétala só: uma nota de dinheiro. Foi encontrada por um garoto que a levou à sua mãe, a qual pôde assim, suprir algumas carências de sua casa.

site: minha cabeça
M473U5 4M4R4L 17/11/2014minha estante
E no final o Dinheiro virou pó


Wesley 06/10/2015minha estante
Por favor sem spoiler


Vinicios.Gabriel 27/09/2016minha estante
adorei mano mandou bem




suellem 10/12/2015

A árvore que dava dinheiro
o livro conta a história de uma cidade chamada Felicidade. Onde depois da morte de um velho dono da metade da cidade árvores de dinheiros começam a nascer e ai seus moradores antes pobres começam a cada vez mais desdenhar do vizinho e querer sempre mais dinheiro. Até que chega um ponto onde nem comida tem nas casas somente dinheiro. O que esses moradores não sabiam é que essa árvore ainda traria muita desgraça a cidade e que o egoísmo e a ganância fariam da cidade antes amiga e feliz um lugar de total rivalidade até mesmo entre as crianças.

Mesmo com a escrita leve voltada principalmente para o público infantil o autor passa uma mensagem muito importante sobre dinheiro, ganância e as coisas que queremos para a nossa vida.
Naldinh o/ 10/12/2015minha estante
Otima escolha para leitura.


Maria.Auxiliadora 07/06/2019minha estante
eu adorei esse livro




spoiler visualizar
Raquel 09/05/2012minha estante
Também li esse livro na sua idade! Aliás, essa coleção Vagalume tem vários livros bacanas. Na biblioteca tem vários pra você escolher.


Rodrigo 10/05/2012minha estante
Vou pegar um lá. Obrigado pela indicação.




kassya 24/07/2009

O inicio da responsabilidade com o dinheiro!
A ambição desenfreada !
Felipe 11/12/2011minha estante
Tirou as palavras da minha boca!

Falou tudo!




Junior 10/09/2015

otimo livro !
Gosto muito desse livro, pois foi o primeiro livro que li na época de escola que me chamou a atenção. é um livro curto e bem interessante!!
Thai Patrícia 20/02/2017minha estante
Eu não gostei muito do livro, mas eu lembro porque foi o meu primeiro também!!




andreza236 10/09/2023

Eita gente gananciosa
Acho que se desse pra resumir esta história em uma só palavra seria ganância. o povo de felicidade cometeu o mesmo erro tantas vezes, de tantas formas diferentes, que eu já estava ficando com raiva só de continuar a leitura. que estresse! o açougueiro é o único personagem lúcido nesta história. enfim, legal.
JP_Felix 22/12/2023minha estante
N é ganância, é inflação. Pow, quem em sã consciência n iria querer uma fonte de renda facil e virtualmente ilimitada no quintal de casa? O problema é maia logística q ganância




Luiz__Guilherme 02/09/2010

Leitura feita a prestação
Certo dia, no começo do século, quando eu ainda estava no ensino médio, um dos professores faltou – algo bem corriqueiro na escola pública, infelizmente. Pra matar o tempo, já que nenhum professor poderia adiantar a aula, a coordenadora levou à classe uma pilha de livros para preenchermos o “tempo livre”. Eis que caiu na minha mão a novela “A Árvore que dava dinheiro”, do escritor paranaense Domingos Pellegrini. A história me envolveu de imediato e no melhor da refeição literária o sinal tocou. Tivemos que devolver os livros e não pude terminar a leitura porque a biblioteca do colégio não permitia o empréstimo para alunos – um crime contra o desenvolvimento do estudante. Só pude terminar a leitura anos depois quando meu irmão trouxe um exemplar da escola municipal em que ele estudava – que a professora dele emprestou, não da biblioteca da escola, vale destacar. Valeu a pena ter começado a leitura de novo e dessa vez ter concluído.
Domingos Pellegrini conta uma história fantástica que se passa na cidade interiorana de Felicidade. Na praça central nasce uma árvore que não dá flores nem frutos, mas dinheiro, o sonho de consumo de muita gente. Essa inesperada aparição faz a alegria dos moradores, que catam todo o dinheiro que necessitam e querem, até resolverem todos os seus problemas. Mas ao invés de ficar tudo em paz depois, as coisas se complicam. O dinheiro acaba despertando a cobiça, a ganância, a inveja e o individualismo nos habitantes da antes pacata Felicidade.
Apesar de ter sido escrito em 1981, o livro é muito atual e gostoso de ser lido. E por trás de uma história engraçada e envolvente, “A árvore que dava dinheiro” acaba tratando de temas que costumam nos entediar, como economia, inflação etc. Embora o narrador em nenhum momento se precoupe em nos explicar conceitos de Economia, só em nos convidar a refletir sobre a relação do homem com o dinheiro, um tema bem perninente, principalmente após a crise financeira mundial que abalou o mundo no final de 2008 e parte de 2009.
comentários(0)comente



Mih 22/02/2009

Esse livro é hilário! Mostra como o dinheiro mexe com a cabeça das pessoas!Dei muitas risadas,melhor, gargalhadas, com esse livro!
comentários(0)comente

Gabriel alves 10/07/2010minha estante
eu tbm ri muito com esse livro li pela primeira vez na 4 serie achei no sebo nao pensei duas vezes e comprei li de novo mais velho e gostei mais ainda..




Gabriela :) 20/09/2009

Fala da mudaça que ocorre em Felicidade, uma pequena cidade onde todos os habitantes vivem numa harmonia, apartir do momento em que a árvore principal que ficava em frente a igreja começa à dar dinheiro e daí muda a relação de todos os habitantes . Um livro até um pouco interessante que nos faz ver o quanto as pessoas são ambiciosas .
comentários(0)comente

Roberta Nunes 21/09/2009minha estante
Este livro é um clássico, acho que todo mundo já leu... rsrsrs... Parabéns pela resenha.


- andreza r. 21/09/2009minha estante
eu nunca li , euheuheuhe




Cartha 30/04/2010

Fiquei com medinho desse livro .-. Uma pacata cidade ganha uma arvore do dinheiro. Fiquei com medinho pq as pessoas ficam tããããão gananciosas, oferecem 50.000.000 por um bifinho, e ficam inimigas umas das outras. Mesmo sendo beem aumentado, acredito que o autor tenha utilizado esta estratégia para mostrar que o dinheiro pode subir a cabeça, que é melhor uma vida feliz e simples do que uma vida gananciosa e cheia de inimigos.
comentários(0)comente



Ademar Jr 09/03/2010

A Árvore Que Dava Dinheiro
A literatura brasileira apesar de não ser devidamente valorizada, principalmente pelos brasileiros, oculta obras-primas que poderiam facilmente se igualar a clássicos universais. Na literatura infanto-juvenil não se ver tantos nomes famosos como na literatura infantil e/ou tradicional. O paranaense Domingos Pellegrini pode ser considerando um excelente autor infanto-juvenil, sua obra prima A Árvore que Dava Dinheiro além do título curioso e chamativo, também possui um conteúdo impar.

Leia a resenha completa em: http://wp.me/pCGut-8r
comentários(0)comente



Lord_Vaynard 08/08/2010

Li este livro há muito tempo, e nunca me esqueço de sua história, adoro os livros do Domingos Pellegrini e este não foge à regra, passa um ótima mensagem , foi muito bem pensado e escrito, recomendadíssimo!
comentários(0)comente



208 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |