Maus

Maus Art Spiegelman




Resenhas - Maus


3762 encontrados | exibindo 301 a 316
21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 |


theguutti 02/06/2024

O quadrinho é impecável em todos seus critérios: qualidade de ilustração, traço da arte, formato a se contar e escrever a narrativa, linguagem seguida e a tradução, até detalhes como o pai pronunciar as palavras e o modo de falar influente. O tema tratado, Holocausto, é absurdamente sensível e histórico, a HQ tem um foco no lado nazista sobre a Segunda Guerra, mas mesmo assim não deixa de apresentar outras áreas, tem um maneira mais cartunesca que atrai públicos mais jovens e passa por toda a linha do evento histórico ( que se inicia em boatos e segue até os campos de concentração ), e admite antropomorfismo caracterizando cada animal como uma identidade, sendo ratos como judeus, gatos como alemães, porcos como poloneses não-judeus, sapos como franceses ? ao invés de coelhos, porque Art acredita que coelhos seriam animais muito inocentes para caracterizar os franceses ? o que é bem interessante e inovador na área, cria um simbolismo forte e ao passar do livro vemos algumas brincadeiras com essas identidades, que também são muito bem planejadas, como o fato de judeus serem ratos uma vez que nazistas comparavam judeus a ratos, usavam isso em suas propagandas e eles seram gatos por caçarem judeus. A narrativa é rica em detalhes, porém parece um pouco ampla em conteúdo bruto, entretanto ainda assim é magnífica. Toda a relação entre Art e o pai dele fica bem mais compreensível ao saber do passado do pai, suas vivências, experiências e relatos explicam boa parte ? se não toda ? de sua postura, atitudes, visões e personalidade, o que cria essa tentativa de empatia pelo pai vindo do Art que agora saberia tudo o que o pai passou, e consegue-se observar a relação complicada entre eles. A HQ é pesada, a forma que os judeus vão sendo desumanizados ao longo do tempo dentro desse ideal genocida de dizimar os judeus, que seriam vistos como uma massa disforme, é pesada, o Holocausto, o nazimo, a Segunda Guerra foram pesados. Por fim, o livro é muito bom, trata o assunto principal muito bem e de forma atípica, mostrando assim que quadrinhos são capazes de contar histórias de qualquer tipo com excelência, poucos livros do mesmo assunto são relatos pessoais de vítimas e trazer isso de uma forma tão inovadora é, novamente, impecável. Eterniza-se o horror passado por aqueles que vestiam sapatos nos pés judeus, que pisariam em terras nazistas. Eu poderia falar muito mais sobre o livro, incomparável e deslumbrante, com prêmios muito bem merecidos.
emy2828 02/06/2024minha estante
Maus é um baita livro, deveria ser leitura obrigatória nas escolas




Rayleituras 02/06/2024

Uma obra prima
Chega a ser falta de respeito não dar 5 estrelas pra essa história. O Holocausto sempre vai ser um assunto extremamente delicado mas que não pode ser esquecido. Art conseguiu colocar no papel os relatos de seu pai, um sobrevivente do Holocausto, de forma primorosa!!!
comentários(0)comente



Anna 02/06/2024

Adoro como o autor se preocupou e conseguiu representar as pessoas das formas mais reais e fiéis possíveis.
comentários(0)comente



Isa 30/05/2024

Que livro gostoso de ler!!
Tem uma brutalidade e ao mesmo tempo consegue passar bem a sensação de desespero que sobreviventes do holocausto sentiram!
comentários(0)comente



Erick Simões 30/05/2024

Muito bom
Eu sou meio preconceituoso com quadrinhos, mas quando se trata do holocausto é difícil algo não te tocar e te deixar comovido a respeito do que houve. É impossível ler e imaginar o que essas pessoas passaram e não se entristecer com o tamanho que a crueldade humana pode chegar. A história é de um carinho, tão modesta e singela que a torna extremamente cativante. Excelente!
comentários(0)comente



Miss.Amidala 30/05/2024

Ratos x Nazismo
Quando comecei a ler, de início pareceu meio decepcionante, mas é incrível, super indico.

A história do quadrinho é focada em um filho que entrevista seu pai e expõe tudo o que ele viveu na segunda guerra, sendo um judeu.

Mesmo já tendo estudado, lido, assistido a filmes e documentários sobre o nazismo, esse quadrinho ainda conseguiu me surpreender com outras barbaries que foram cometidas contra os judeus e eu não sabia.

A estrutura da história mesclando com os bastidores de quem a conta, acaba saindo do padrão e se torna marcante. Juntando isso com uma versão cru do relacionamento pai e filho (amor e briga) traz ainda mais veracidade a história e descarta a possibilidade de romanização cega dos personagens.
Jeff_Rodrigo 04/06/2024minha estante
Eu tenho muita curiosidade de ler essa obra. Parece bem escrito e bem didático, apesar de todo o horror. Queria dar de presente para uma criança de 12 anos. Você acha uma boa ideia?


Miss.Amidala 04/06/2024minha estante
Eu recomendaria esperar mais um pouco, porque tem um trecho sobre matarem crianças e a narração do processo dos judeus morrendo no gás que é um pouco pesado, até publiquei ambos os momentos no histórico do livro, recomendaria dar de presente aos 14, 15 anos




Aline Maria 29/05/2024

Tem partes tão difíceis de ler e não somente sobre os ocorridos da guerra, mas principalmente as consequências dos sobreviventes. As sequelas foram eternas...
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Leonardo1003 28/05/2024

Um diário em quadrinhos.
Tudo que passamos por nossas escolhas é compreensível, porém viver momentos por escolhas dos outros é uma luta pela liberdade. História incrível sobre o olhar de um judeu. Toda história tem marcas que determina seu futuro.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Marcela115 27/05/2024

Maus: Uma história entre ratos e gatos
Um relato pungente e original

O que torna Maus tão especial é a forma como a história é contada. Art Spiegelman utiliza a técnica da antropomorfização, representando os judeus como ratos, os nazistas como gatos e os poloneses como porcos. Essa escolha, além de ser visualmente impactante, permite ao autor explorar temas como a desumanização das vítimas e a crueldade dos opressores de forma ainda mais profunda.


Maus é uma leitura essencial para todos que desejam entender a barbárie do Holocausto e a importância da luta contra a intolerância e o preconceito. A obra é dura e comovente, mas também é um testemunho da força do espírito humano e da esperança em meio à escuridão.
Recomendação: Se você ainda não leu Maus, eu recomendo fortemente que você faça isso.

É uma obra que vai te marcar para sempre.
comentários(0)comente



debskii 27/05/2024

?mas deus não ia lá. nós estar sozinho?
Não consigo encontrar palavras pra descrever o quão surreal é essa hq, nunca li algo tão íntimo e tão sensível quanto a ela. é tão envolvente e direta que as vezes tinha que parar um pouco pra digerir o que tinha acabado de ler. além da história de vladek, a gente pode ver as marcas que o holocausto deixou, não só nele, mas em art também. é devastador. maus mostra pra gente que ninguém sobreviveu ao holocausto.
comentários(0)comente



Suéllen 26/05/2024

Bom
Indicação de um amigo, o livro é em quadrinhos mas isso não o torna mais leve o holocausto é sempre um tema triste e ver a realidade das pessoas que passaram por isso é horrível
comentários(0)comente



Anderson Galeno 26/05/2024

O relato de um sobrevivente do holocausto é sempre chocante, porém este é diferente de todos os outros que abordam o mesmo tema. Ver como foi a vida de um sobrevivente depois da guerra, como reiniciaram a vida e os desafios que tiveram que enfrentar é ter uma outra noção de como o genocídio feito pelos alemães deixou marcas que jamais poderão ser apagadas, mas conhecê-las nos alerta para que possamos evitá-las, se é que isso é possível. A escolha de relatar essa história tão triste em Graphic Novel adiciona ainda mais realismo a história. Leitura excelente, mas que também pode ser difícil para pessoas mais sensíveis ao tema.
comentários(0)comente



jack.ruelo 26/05/2024

Maus é uma intensa reflexão sobre a história e o holocausto, é super complicado de digerir algumas parte da história. A história tem um desenvolvimento esplêndido, da para sentir o pavor e o horror que acontece.
Alison77 26/05/2024minha estante
Maus é espetacular !!!




3762 encontrados | exibindo 301 a 316
21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR