reiwoods 17/11/2024
Leve
Como é difícil escrever sobre esse livro, por motivos que nem sei explicar!
Maus, de Art Spiegelman é uma obra muito significativa a respeito do holocausto judeu, pela história e também pela forma que foi escrita.
De forma muito leve e em HQ, ele conta a história de Vladek, seu pai, um sobrevivente.
Ele fez um diário enquanto escrevia a história, difícil de explicar, mas é muito legal
Gosto da tradução, um excelente trabalho, é como se eu estivesse ouvindo a voz com sotaque do Vladek.
Sua história, tem muitos pontos em comum, com a história de outros sobreviventes, com perseguições, esconderijos, família devastava e todo aquele horror.
O que me chama atenção na verdade, foi o presente (no momento em que a história e contada) o pai do Art é um velho rabujento, machista e racista, casado com uma senhora muito gente boa, Mala Spiegelman, que é constantemente mal-tratada pelo velho, talvez por isso não senti tanta empatia por ele, mas pelo Art sim.
Art é um cara novo, um artista, um escritor, um maconheiro, um cara calmo e muito paciente com seu pai, tipo de cara que gostaria de ter como amigo!
A história é muito linda, fácil de ler, as ilustrações são incríveis, vale muito a pena. Pra quem curte o assunto, é indispensável!
Um livrão da 🤬 #$%!& !
#maus #artspiegelman #holocausto #judeu #books #livros #nazismo #fascism #facismo #facistas #vladekspiegelman #livraodaporra