Cisnes selvagens

Cisnes selvagens Jung Chang




Resenhas - Cisnes selvagens


69 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3 | 4 | 5


Samir 15/08/2022

Santo deus, as atrocidades contadas aqui
O livro todo detém muuuuuuita informação absurda, que faz você ficar boquiaberto, tanto sobre o choque de cultura, quanto os relatos familiares e a ditadura maoísta
comentários(0)comente



LuOli 10/06/2022

Incrível!
Livro perfeito. A distopia real e inacreditável... só que ao contrário dos grandes clássicos da distopia - que fui instigada a ler no percurso - são fatos reais que aconteceram e ainda acontecem nesse mundo enorme e sem limites. Me sinto uma pessoa menos alienada após a leitura desse livro... recomendo a todos!
comentários(0)comente



Reccanello 15/03/2022

Proibida na China, e mesmo assim sendo um best seller internacional, a obra é uma biografia de três gerações de mulheres chinesas no Século XX na China - a avó, a mãe, e a própria autora. Através de suas próprias vidas, a autora retrata a história político-militar da China, desde o casamento de sua avó com um guerreiro, passando pela experiência de sua mãe com a ocupação japonesa durante a Segunda Guerra Sino-Japonesa, e chegando às suas próprias experiências com as políticas comunistas de Mao Tsé Tung nos anos 1950 e 1960.
===
Desde seus costumes ancestrais até as violentas reviravoltas comunistas, em poucas décadas a China passou por transformações radicais e amplas, como poucas vezes se viu na história da humanidade. Em meio ao turbilhão de horrores que foram os períodos do "feudalismo" chinês, da Segunda Guerra Mundial, da Grande Fome, da Revolução Cultural e do Grande Salto Adiante, e sem poupar o leitor de detalhes acerca das crueldades vividas, a autora nos mergulha em suas memórias familiares, relatando com todos os tons do drama épico a saga de sua família (e, por via indireta, do povo chinês) tentando sobreviver e preservar sua humanidade. Três mulheres fortes que representam muito bem a força do povo chinês! Um livro altamente recomendado para quem, além do que é ensinado nas faculdades de história, quer conhecer a China real e os horrores do comunismo.

site: https://www.instagram.com/p/CV6JVxWl2sM/
comentários(0)comente



Duda 26/01/2022

Cisnes Selvagens
Meu deus depois de meses, eu finalmente terminei esse livro que com certeza virou um dos meus favoritos. O tanto que eu aprendi sobre a China?
comentários(0)comente



Lusia.Nicolino 22/01/2022

Conhecer o passado para proteger o futuro
Ler nos permite revisitar a história, conhecer outras culturas, desvendar alguns pontos obscuros do passado. Yung nos ajuda a fazer tudo isso com o seu Cisnes selvagens, sem que tenhamos que viver toda a dor e martírio que nos relata, mas não sem que possamos sentir uma angústia, uma tristeza por tantas vidas que se perderam, por futuros que foram negados, por verdades que foram distorcidas. Vamos acompanhar a saga da família de Chang, retrocedendo ao início do século XX, quando sua avó foi oferecida como concubina a um poderoso militar. Depois a história de sua mãe, que viveu a ocupação japonesa na Manchúria, o governo Kuomintang, até a guerra civil e a vitória de Mao. Seus pais eram comunistas com dedicação total, mas também enfrentaram as agruras de tempos incertos. Incrível como a narrativa é envolvente e a autora, inquebrantável, não deixou que a realidade lhe escapasse, que o entendimento de sua trajetória fosse suplantado, resgatando a sua e nos dando como um presente. Imperdível.

Quote: "Quando voltei para casa nessa tarde, encontrei meu pai na cozinha. Acendera um fogo na pia de cimento, e jogava os livros nas chamas. Foi a primeira vez em minha vida que o vi chorar. Era agônico, entrecortado e louco, o choro de um homem não acostumado a derramar lágrimas. De vez em quando, em violentos ataques de soluços, ele batia os pés no chão e a cabeça na parede."


site: https://www.facebook.com/lunicolinole https://www.instagram.com/lunicolinole
comentários(0)comente



Maiara.Alves 26/11/2021

Uma leitura dolorosa
"Cisnes Selvagens" é, acima de tudo, uma narrativa fascinante e um modelo de pesquisa histórica.

A autora, Jung Chang, chegou a pertencer à "Guarda Vermelha" enquanto seu pai, dirigente comunista, era levado à loucura pela Revolução Cultural. Com uma bolsa de estudos na Inglaterra, Jung Chang decidiu passar suas ideias a limpo, pesquisando a história de sua família como parte da história da própria China.

O "Grande Salto Para Frente" marcou o início da derrocada da família de Chang. Mao ordenou que todos começassem a produzir aço para acelerar o crescimento do país. No entanto, estava esquecendo que havia milhões de pessoas a serem alimentadas e que sem os campos a economia do país não andaria. O resultado foi uma fome generalizada, o que enfraqueceu o poder de Mao. A "Revolução Cultural" mergulharia a China em um caos que durou até, praticamente, a saída de Chang do país, em meados dos anos 60.

A Revolução Cultural foi uma tentativa de Mao de recuperar o poder que ele acreditava estar perdendo, já que não era ele quem de fato governava a China. Começou primeiro condenando intelectuais, pintores e escritores. Esta "Revolução" deu munição para que pessoas fossem denunciadas e condenadas com base em inimizades. Ressentimentos antigos fizeram com que autoridades do Partido fossem denunciadas, pois havia uma inveja muito grande de quem havia ascendido ali dentro. Mais do que isso, a brutalidade sem precedentes marcou esse evento. Chang conta que seus colegas prenderam professores suspeitos nas salas de aula, além de agredi-los. Todo mundo, de repente, era inimigo.

Muito mais do que nos revelar um lado desconhecido da China, a escrita de Jung Chang tem a função de curar o trauma e restaurar a memória.
Cisnes Selvagens é um livro que eu facilmente recomendaria a qualquer pessoa que deseja ter uma experiência visceral sobre memória e história. Você vai sair transformado dessa leitura, não só porque se deparará com uma China um pouco desconhecida, mas porque ela nos coloca frente a frente com a nossa própria existência.


Alê | @alexandrejjr 27/11/2021minha estante
Baita texto, Maiara! Parabéns!




@thereader2408 23/09/2021

A historia da China contada através de três gerações de mulheres
A China é um dos países mais ricos do mundo e está fadada a superar a economia americana que ocupa o posto de mais rico desde 1920, após as duas guerras mundiais, mas nem sempre foi assim para a China. Em um intervalo de 70 anos o país saiu de uma condição agrária, politicamente dividida e economicamente atrasada e passou por invasão estrangeira, guerras civis e revoluções até se tornar o que conhecemos hoje.

É através do olhar de três gerações de mulheres que veremos as transformações da China entre 1909 a 1988. O livro foi publicado em 1991 e a autora segue uma ordem cronológica iniciando com a história de sua avó, Yu-fang, que foi vendida pelo pai aos 15 anos como concubina de um senhor da guerra. Com Yu vemos o fim da dinastia Manchu (que governou por 260 anos), a criação da República da China e a dominação japonesa.

A mãe da autora, Bao Qin, cresceu sob o domínio japonês durante a segunda guerra, foi militante do Partido Comunista e lutou contra o exército Kuomintang (nacionalistas), participou da Grande Marcha e casou-se com Wang Yu. Com a mãe vemos fatos como a segunda guerra sino japonesa, a criação de Manchukuo, segunda guerra mundial e a revolução de 1949 quando Mao Tsé-Tung se tornou líder e instaurou o "Grande Salto para Frente", um programa de modernização econômica.

Jung Chang nasceu em 1952 e acompanhou as consequências do Grande Salto para Frente, a grande fome de Mao. Viu surgir em 1966, a Revolução Cultural, um programa de controle político e ideológico. A partir desse momento a autora começa a questionar incoerências do regime ao ver a ruína de sua família. Após a morte de Mao em 1976, a Revolução Cultural acaba, a China se abre para o mundo e Chang vai para Inglaterra.

É incrível como através das memórias da autora vemos a questão de gênero na história da China, desde a mutilação dos pés da avó devido a uma tradição milenar (pés de lótus) até a proibição da demonstração de emoções pelas chinesas. Através da escrita Chang curou o trauma de crescer em um ambiente opressor e restaurou as memórias de sua família. Mas isso teve um preço, seus livros foram banidos da China, mas virou um dos favoritos da vida.

@thereader2408

site: https://www.instagram.com/p/CTvjj3ar880/
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Mary D. 01/08/2021

Uma das melhores leituras de 2021 e da vida
Comecei a ler esse livro por conta de uma disciplina de cultura chinesa que cursei na faculdade no segundo semestre de 2020 e não tinha muito expectativa em relação ao livro quando comecei a ler. Mas o modo como a autora narra a vida da sua família e o contexto histórico em que viviam me prendeu ao livro de tal maneira que em pouco tempo eu terminei de ler ele e fiquei triste por ter terminado de tanto que me apeguei à narrativa. Antes da leitura sabia bem pouco sobre a história da China no século XX e esse livro me trouxe parte do conhecimento sobre a história da china de uma maneira que uma aula de história não traria ou que talvez não estivesse tão vivo na minha memórias depois de mais de cinco meses.
comentários(0)comente



Patrini.Veiga 25/06/2021

Estava lendo esse livro em um mês complicado para mim, enquanto tentava me cobrar menos com relação às coisas e também da leitura, que sempre foi um prazer. Como se trata de uma história real, e de um período histórico bem forte em particular, com gatilhos sobre fome, tortura e queima de livros, precisei largar o livro algumas vezes. Mas a autora soube levar a escrita de maneira sucinta e simples. Adorei saber mais sobre a cultura do povo chinês e todas as suas lutas e tradições.
comentários(0)comente



Roberta 10/06/2021

Chocada ?
Desconhecia o regime comunista/socialista de Mao Tse-tung. Fiquei abalada com as descrições do que as pessoas sofreram. Deus nos livre de um inferno desse na terra.
Aryana 10/06/2021minha estante
Já quero ler!


Roberta 10/06/2021minha estante
Você vai gostar. Fiz uma leitura coletiva e tive uma excelente aula sobre a China ??


Ivan 10/06/2021minha estante
Já coloquei na minha lista de leituras!


Roberta 10/06/2021minha estante
????????


Jeferson 11/06/2021minha estante
Bom dia. Interessante.!


Roberta 11/06/2021minha estante
Muito bom!


Michelle 01/07/2021minha estante
Comecei hoje e já estou gostando.


Pedro 12/04/2022minha estante
Mao Tsé-Tung instituiu o Grande Salto, um programa do governo comunista chinês que matou dezenas de milhões de pessoas. Nenhum país matou mais do que a China, Roberta. Aquele país é inimigo da humanidade.


Roberta 12/04/2022minha estante
Inacreditável, Pedro. Achei absurdo, chocante.


Pedro 12/04/2022minha estante
E ainda tem gente que defende essa desgraça de ideologia. Tem até partido comunista no Brasil. Deveria ser crime, assim como o nazismo.


Roberta 13/04/2022minha estante
Concordo, Pedro.


Jeferson 07/08/2022minha estante
Oie. Boa tarde. Do nada resolvi adicionar esse livro a minha listagem. E olhe quem apareceu: uma resenha sua. Bacana.!




Jackie 24/05/2021

Cultura
Ao ler esse livro se aprende como foi a história do governo de Mao e um pouco como era antes dele e a influência disso na trajetória da vida autora e na vida dos chineses.
comentários(0)comente



Gisele Gusmão 18/03/2021

Cisnes selvagens - Três filhas da China ??, Jung Chang
Jung Chang relata nesse livro a história de sua família. Começa com a história de sua avó que sofreu com a tradição, chamada "Lírios dourados de oito centímetros" (san-tsun-gin-lian), de quebrar e enfaixar os pés das chinesas e também de ser dada, pelo seu pai, como concubina a um general. Relata a vida de sua mãe na Manchúria sob o domínio Japonês, o início de sua participação na revolução comunista chinesa, a vida de seus pais como funcionários públicos da República Popular da China, principalmente os problemas de toda sua família com a Revolução Cultural. Mesclando os acontecimentos históricos com os reflexos na vida de sua família a autora nos revela uma parte da história moderna chinesa de forma envolvente e elucidativa. Um livro excelente e muito interessante para todos que querem conhecer mais sobre a história recente da China.
comentários(0)comente



nic.olly 14/03/2021

Leitura necessária.
Sem dúvidas conhecer uma realidade totalmente distinta da nossa.

O livro é denso e a escrita um pouco cansativa.

3 gerações de mulheres fortes e as suas renúncias em prol dos seus ideais e o cenário de evolução de uma China comunista.

A definição de comunismo ganha outra ótica, bem diferente de qualquer conceito que eu pudesse ter.

O impacto do
comunismo pra quem realmente viveu na pele.

O livro tem excessos em relação a descrições que não são importantes para a história, como paisagens, cenário, carruagem, e afins. O que faz com que a leitura pareça meio estagnada.
comentários(0)comente



Leonardo 08/03/2021

Em Cisnes Selvagens é narrada, de forma biográfica, a história de três mulheres de uma mesma família, a avó, a mãe e a filha (a autora Jung Chang), em um período histórico onde a China passa por grandes transformações e os chineses sofrem todo tipo de horror que a ganância e o desejo de poder podem proporcionar.
Nós pensamos que ao começarmos essa leitura ela será leve, julgando que o nosso conhecimento de história da china, que aprendemos na escola, tenha nos contado tudo exatamente e extremamente fiel ao que aconteceu e acontecia lá, mas não, nada nos prepara para o que iremos ler, e principalmente, sentirmos junto com as pessoas, se tivermos um mínimo de empatia.
Mao existiu, e sob o comando dele TODOS sofreram, até mesmo os que se julgavam em altos cargos e, portanto, inalcançáveis. Milhões de pessoas sofreram, milhões de pessoas passaram fome, milhões de pessoas morreram, foram espancadas, julgadas, torturadas física e psicologicamente, expostas sem terem feito nada, e Todos foram condicionados pelo medo!! Mas não pense que foi só ele, porque antes dele o horror também existia, só que com outras características. E somente agora, com o olhar de quem estava lá dentro vivenciando tudo, podemos saber o que realmente acontecia.
Parece até enredo de um livro de distopia, e com certeza seria um dos melhores, mas não é, infelizmente.
Apesar de pesada e triste é uma história bonita, onde aprendemos o valor da família, da força de vontade, da perseverança, da bondade, da justeza, dos amigos, do estudo, da ciência...
Com certeza um dos melhores livros que eu já li na minha vida. Para aprender que o horror existe e ele é, na maioria das vezes, causado pelo ser humano.
Recomendo, recomendo e recomendo!
comentários(0)comente



69 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3 | 4 | 5


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR