Letícia 23/02/2024
Genial. Uma obra-prima!
Eu estou em êxtase, eu nunca imaginei que daria 5 estrelas pra um livro que me confundiu e me fez quebrar tanto a cabeça quanto esse, foi a primeira vez na minha vida de leitora que eu fui desafiada, e olha eu tenho experiência com grandes autores da literatura russa, e nenhum deles me preparou pra o que apenas Virginia Woolf fez aqui.
Eu não sei nem começar essa resenha, visto que é um clássico que se trata de inúmeros assuntos, inclusive esses que você tem que ser muito atento para se dar conta. Trata sobre a Primeira Guerra Mundial, sobre depressão, estresse pós traumático, suicídio, a nata da sociedade londrina e principalmente sobre como as histórias dos seres humanos se entrelaçam.
Esse livro é genial por vários fatores, mas se eu fosse listar o primeiro seria o fato de como a Virginia revolucionou a literatura com sua escrita focando no insconsciente humano, a forma como os personagens vão se encontrando nas ruas de Londres e inconscientemente vão criando opiniões uns sobre os outros, como eles transparecem uma coisa completamente diferente do que eles estão pensando naquele momento, e principalmente como ela conseguiu cativar a essência humana.
Meu ponto favorito desse livro é a Clarissa Dalloway e o Septimus, a história deles são mais interligadas do que parece, já que no livro eles só se encontram ocasionalmente na rua se nem saber quem é o outro, mas a forma com que os dois vão ter mais coisas semelhantes juntos é incrível. Septimus é muito doente mentalmente, e infelizmente acha que a única solução em sua vida é justamente retirar sua vida, e o paralelo dele e o desespero de sua mulher é transmitido de alguma forma pra Clarissa. Se eu for discorrer aqui sobre o tanto de simbolismos presentes na relação dos dois eu irei passar anos escrevendo.
Só digo uma coisa: leia! E resista, porque esse é um livro curto mas imensamente denso, teve momentos que eu só queria ele acabasse logo e momentos que fiquei muito entediada. Mas logo a leitura voltava a ser desafiadora e me fez buscar mais informações sobre o contexto histórico. Literalmente uma obra prima, um livro que vai elevar o patamar de literatura que você lê, sinto que sou outra pessoa após ele, com certeza lerei outros da Virginia, que mulher genial.