Denize.Biselli 01/12/2023
Uma leitura difícil, mas muito valiosa.
Foi meu primeiro contato com a escritora Virginia Woolf, que tem uma escrita um tanto quanto peculiar, totalmente diferente do que estou acostumada, Realmente sai da minha zona de conforto e foi uma grata surpresa.
A história se passa em apenas um dia. Clarissa Dalloway, uma mulher de 50 anos, uma dama da sociedade inglesa muito tradicional, é preocupara com sua posição da sociedade. Numa manhã, sai para comprar flores para o jantar que esta organizando, onde irá receber a sociedade inglesa. E é a partir daí que o livro começa, a cada passo de Clarissa dá, uma história é contada, seja um ex namorado, uma amiga, ou sua filha Elizabeth, seu esposo Richard, um ex soldado sobrevivente da guerra, que é julgado por todos estar louco (pois antigamente não tinha como ser diagnosticado uma depressão, crises de pânico, estresse pós-traumático).
No começo, fiquei um pouco perdida, até entender que Virginia Woolf praticamente “mergulha na cabeça das pessoas”. Descobri recentemente que a literatura de Virginia é considerada atômica, onde todos seus personagens são pequenas partículas de átomo, onde ninguém é mais importante que ninguém, porém cada um é um universo, uma vastidão que transcende a humanidade. Uma excelente comparação.
Foi um livro difícil, porém muito interessante. Vale e muito a leitura, o conhecimento, mesmo que você não goste do estio.