Ceifadora Potter 22/07/2024
Um conforto pro coração, sempre
Com esse mês de julho sendo temático de Harry Potter, achei uma ótima oportunidade para ler o primeiro livro em inglês já que está disponível no Kindle Unlimited. E foi uma experiência incrível!
Eu notei muitas mudanças do português, já que algumas palavras não tem uma tradução 100% correta de uma língua para outra, alguns sentidos duplos não podem ser transcritos de forma fiel, etc. Também tem muitas mudanças referente a nomes de locais e personagens. Fiz um post especial só sobre isso, então não vou me estender.
Sobre a história, se tornou ainda mais importante pra mim, mesmo eu achando que isso não era possível. Como sempre, eu noto muito que em um livro só já existe muitas cenas memoráveis e objetos importantes para a história como um todo, e acho isso genial. (Atribuo essa genialidade apenas as personagens, já que a autora é um pouco duvidosa).
Me transportou de novo pra essa minha casa, que é Hogwarts, de uma maneira diferente. É um grande privilégio poder ler no idioma original, e falo muito disso no vlog de leitura do canal no YT.
As aulas me dão tanta vontade de estar lá com as personagens, interagindo com elas e fazendo todas as atividades incríveis que eles fazem...
Eu me apaixonei mais por personagens que eu já amava, odiei mais os Dursley, e compreendi melhor alguns personagens, como o Snape e o Draco.
Tem trabalhado a questão do preconceito com o diferente, e de certa forma dos dois lados: tanto dos bruxos com os trouxas, quanto dos trouxas com os bruxos (olha que hipocrisia da autora). E Harry sofre muito isso em sua infância, já que ele é até privado de sua origem. Também como a escolha de Dumbledore de certa forma foi a correta, pois fora de um mundo em que Harry seria admirado excessivamente, ele aprendeu a ser respeitoso, justo.
Hermione também foi um tópico que pensei sobre, já que no início todos taxam ela como chata, mas é meio que um reflexo da nossa cultura machista. Só porque ela é segura e confiante, inteligente e demonstra isso, é considerada como alguém desagradável de se estar perto, quando na verdade ela é leal e estratégica.
Enfim, um livro que sempre vai ser importante pra mim e que eu amo a cada releitura :''')