Aline 26/05/2024
Meg, Jo, Beth e Amy são irmãs e completamente diferentes uma das outras. Meg é a irmã responsável, Jo é a rebelde, Beth é tímida e Amy a mais vaidosa.
Possuem uma vida simples, mas cheia de felicidade mesmo nos períodos difíceis, e com alguns pessoas boas para ajudá-las. Na leitura vamos acompanhar da infância até a vida adulta das garotas, com várias reflexões e aprendizados.
?- Confesso que achei a leitura cansativa, não sei se é porque tenho dificuldade com clássicos, passei dois meses lendo. Bom, as personagens são bastantes cativantes, gostei do jeito de cada uma e me identifiquei com elas em alguns aspectos. Esse livro em alguns momentos é muito a frente do tempo, principalmente a Jo com suas ideias desconstruídas. O Sr. Laurence e Laurie são verdadeiros amigos da família March e isso ajudou muito a nossa pequena família.
Em algumas cenas, fiquei com raiva, confusa, ri bastante e me emocionei em alguns capítulos. Enfim, por mais que essa leitura tenha sido cansativa pra mim, o livro tem muitas reflexões que levarei pra vida. ?
"Até mesmo os melhores dentre nós têm um quê de perversidade, especialmente quando somos novos e estamos apaixonados."
"A riqueza é certamente uma coisa muito desejável, mas a pobreza tem seu lado ensolarado, e um dos usos doces da adversidade é a satisfação genuína que vem do trabalho dedicado da cabeça ou das mãos, e à inspiração da necessidade devemos metade das bênçãos sábias, belas e úteis do mundo."
"o amor dissipa o medo, e a gratidão pode sobrepujar o orgulho."
"Em cada vida, um pouco de chuva deve cair, Alguns dias devem ser escuros, tristes e sombrios."