Lusia.Nicolino 06/03/2021
Quando se cresce à bruta...
Entre aumentativos e diminutivos navegue, ou melhor, cavalgue por essa história.
Rosa sempre chamou suas histórias de novelas e as encontramos entre outras, em livros diferentes, como Corpo de Baile, e Miguilim também chamado de Campo Geral. Mas, o que importa, é entrar com delicadeza na vida simples desse menino que vê mais com o coração do que com os olhos. A simplicidade da narrativa nos afeta, à medida em que o pequeno sofre. Com a frieza e brutalidade do pai, com a mãe que nunca sai em defesa, com os segredos que ele precisa carregar, com Dito, o irmão preferido, ah, sim, nas relações humanas há sempre um preferido. Miguilim cresce à bruta, entre a beleza do lugar que, ao mesmo tempo, é de tanta privação. Difícil passar da história de Miguilim para a história de Manuelzão. A inversão entre título e conteúdo não nos prepara para deixar Miguilim tentando enxergar um futuro.
Já Manuelzão tem um ferimento no pé. O que não o impede de refletir sobre sua história, seu legado, suas conquistas. Suas? O amor que anda nas entrelinhas da história de Manuelzão pode não alcançar toda a gente. Que importa? Uma capela, uma reza, uma benção, uma roda de música e os moços tentando fazer par. A vida é um dançar sob os olhares do velho sertanejo que, entre levar mais uma boiada, escutar um causo e descansar, escolhe sempre o trabalho.
Rosa era um homem culto, de vasto conhecimento, entregar-nos histórias com a linguagem simples, de fala cotidiana, caracterizando seus personagens no meio do sertão mineiro, não deve ter sido tarefa fácil. Imagino o sofrimento dos que nasceram ontem ao ver o título na lista obrigatória dos vestibulares. Mas, para mim, que doce sofrimento! Encanta-me sempre me deixar envolver nas tramas de Guimarães. E você?
Quote Miguilim: "Miguilim não tinha vontade de crescer, de ser pessôa grande, a conversa das pessôas grandes era sempre as mesmas coisas secas, com aquela necessidade de ser brutas, coisas assustadas."
Quote Manuelzão: "Ele queria pegar logo no sono, para poder levantar cedo, não estar o dia inteiro da festa desdormido, com vencimento de cochilar. Mas não estava vigorando adormecer."
site: https://www.facebook.com/lunicolinole