Manuelzão e Miguilim

Manuelzão e Miguilim João Guimarães Rosa




Resenhas - Manuelzão e Miguilim


119 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Tata 26/10/2024

Finalmente
Gostei demais da parte do Miguilim, apesar de a leitura ser um tanto complicada. Mas a do Manuelzão eu achei muito difícil de ler e confesso que não entendi nada e li às pressas. Acho que aproveitei mais da história do Miguilim.
comentários(0)comente



lee_gigi 26/09/2024

?Sempre alegre, Miguilim? Sempre alegre?
As duas histórias são muito lindas e marcantes, mas acredito que ?Campo geral? foi a que mais me marcou, a pureza, a inocência e o amor presentes no personagem Miguilim me encheram de boas e emocionantes emoções.
Uma obra que recomendo muito!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Lalalað 25/08/2024

Esse livro tem duas partes, a primeira parte dele é TÃO BOA, adoro muito quando o protagonista é uma criança. achei a escrita impecável.
Já a segunda parte eu achei bem confusa, não entendi praticamente nada.
comentários(0)comente



Suphie 23/08/2024

?Miguilim, Miguilim, a vida é assim??
?O Dito dizia que o certo era a gente estar sempre brabo de alegria, alegre por dentro, mesmo com tudo de ruim que acontecesse, alegre mas profundas. Podia? Alegre era a gente viver devagarinho, miudinho, não se importando demais com coisa nenhuma.?

Duas estórias num livro só. Pensando bem são opostas, o começo da vida de Miguilim uma crianças e suas descobertas e o fim da vida de Manuelzão um senhor homem feito desfrutando o que conquistou na vida. Gosto de pensar que as duas são a representação do começo e o fim de como o sertão cria um homem.
?Sertão. O lugar era bonito. O céu subia mais ostentoso.?
Nas narrações do Guimarães o sertão é o personagem principal, cativante, duro. Antes do sertanejo vem o sertão, um é pelo outro.
Pontuo também que a estória de Miguilim foi a que mais gostei, não é por menos ser a favorita do próprio autor, é bonita, delicada, pesada e termina com esperança, o sertanejo sempre tem esperança?

?Para ele , o apreciável das coisas tinha de ser honesto limpo, estreito apartado: ou uma festa completa, só festa, todamente!?
comentários(0)comente



Itlo0 16/08/2024

Resenha M&M
João Guimarães Rosa, demonstra toda a sua habilidade em falar de personagens com idades tão diferentes, o menino Miguilim, e fazendeiro experiente Manuelzao, ambos no mesmo cenários , ambos com várias dúvidas, um a dúvida de como é a vida o outro dúvidas do que fez da vida, assim como primeiras estórias JGR aborda muito as características do sertão, o que torna o livro cansativo, porém como os outros vc não desiste da leitura, por que são que o autor mineiro não irá te decepcionar.
comentários(0)comente



Anna Carol 03/08/2024

Li por conta de escola. A história do miguilim me emocionou, não gostei muito da do manuelzao mas tudo bem
comentários(0)comente



Teté 30/07/2024

Foi uma leitura cansativa demais, precisei por conta do concurso, entretanto o que eu comprendi foi esse paralelo entre a meninice e a velhice mostrada por Guimarães através dos personagens, todos os conflitos que cada fase passa, descobertas, amores, solidão, dias monótonos, dias divertidos e, principalmente, a fé, os dois personagens conseguimos enxergar que são fortemente cheios de fé em Deus.
comentários(0)comente



VITRIAX 09/07/2024

Eterno dito
A história de miguilim me cativou bastante, mas confesso que terminar a parte do manuelzão foi fatigante, receio que pela monotonia dos dias da vida adulta e a perspectiva de que tudo já é sabido e familiar, tornou a leitura mais desafiadora. Apesar disso, o autor soube retratar muito bem todo o dialeto regional e esse paralelo entre infância e velhice, começo e fim da vida.
comentários(0)comente



Renata 26/06/2024

Lindo, leiam, miguilim é encantador.
A escrita é linda demais, quanta sabedoria nas palavras. Livro que se ri, se chora, se aprende e não se esquece. Daqueles livros que marcamos as passagens para ter junto com a gente. Miguilim e seu irmão são personagens que dá vontade de tirar da história e levar pra casa. Manuelzão, admito, não consegui terminar, mas voltarei à leitura mais a frente.
comentários(0)comente



Deborah.Nagy 03/06/2024

Boas estorias
Gosto muito da estória de Miguilim. Me envolve de um jeito que não sei explicar
Já a estória de Manuelzão não me envolveu tanto assim, muito embora tenha sentido estar na festa em algumas oportunidades.
comentários(0)comente



marcelo.batista.1428 25/05/2024

Manuelzão e Miguelim é o primeiro dos três livros que compõem a minha edição de Corpo de Baile. Ela é composta de duas novelas: Campo Geral (onde conhecemos o menino Miguelim) e Uma estória de amor (onde conhecemos o vaqueiro Manuelzão em sua velhice).

Já sabia que ler Guimarães é ter paciência. Já antes era um choque, quanto mais nos dias atuais que tudo acontece na velocidade 2x dos áudios de mensagem de aplicativo. O sertão aparece no linguajar dos personagens, nas descrições singelas do espaço e muito no tempo da narrativa. É o tempo do plantar e depois colher, não é o tempo de ir ali e comprar. Dando uma chance, logo a escrita de Rosa nos tira de nossa realidade e nos faz adentrar no sertão.

Mas Campo Geral entrega bem mais. Entrega a vida do menino Miguelim e seus sofrimentos, felicidades, aprendizados que estão tão ligados aquela família, naquele sítio no meio do sertão, com aquelas condições sociais, mas ao mesmo tempo, o autor vai trazer, através das suas relações, seus afetos, questões muito profundas e que dizem respeito ao universal.

Miguelim é cativante e foi uma novela que me arrebatou. Tanto que, após, foi difícil entrar na leitura de Uma estória de amor e não achar tudo morno, meio suspenso, tipo uma ressaca literária.
comentários(0)comente



JuPenoni 06/05/2024

Li a primeira novela dessa edição, "Campo Geral", para discussão no Clube de Leitura. As trocas foram muito ricas e ampliaram o entendimento da história. Acompanhamos o medo da morte que acompanha o menino Miguilim, a violência no sertão, a perda de familiares...
Na segunda novela, "Uma estória de amor", acompanhamos a festa da inauguração da Igreja na Samarra, promovida por Manuelzão.

Eu adoro Guimarães Rosa, como ele conduz suas histórias e como interliga tudo. Mas confesso que queria ter discutido no clube a segunda novela também, devo ter deixado passar muito detalhe. Mas mesmo assim valeu muito.

Em breve pretendo ler mais do autor.
comentários(0)comente



Monique 01/05/2024

Li campo geral. Leitura extremamente difícil, mas as partes que eu entendi foram muito boas, adorei.
comentários(0)comente



Cristiane 29/02/2024

Histórias bem construídas e fascinantes. Campos Gerais emociona, dando um aperto no coração e mostra o quão maravilhosa é a escrita de Rosa.
comentários(0)comente



119 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR