Felipe Silva 09/12/2021
Um ótimo manual financeiro
O homem mais rico da Babilônia, escrito por George S. Clason, um best-seller nas categorias finanças e auto ajuda. Com mais de dois milhões de exemplares vendidos ao redor do mundo, é um ótimo manual de como solucionar os problemas financeiros.
O livro aborda algumas histórias e parábolas de sucessos e fracassos financeiros que aconteciam com alguns habitantes da antiga babilônia, a cidade mais rica e próspera da época. Já no inicio do livro encontramos a história de Arkad, considerado o homem mais rico de toda a babilônia, filho de comerciantes, nascido de uma família sem qualquer perspectiva de herança e um homem que trabalhava muito, mesmo assim não conseguia sair da medíocre situação financeira.
Até que, ao conhecer Algamish, um poderoso "emprestador" de dinheiro, ele lhe pergunta o que deveria fazer para tornar-se rico como ele. Então, Algamish, com toda sua sabedoria simplesmente responde: "Achei o caminho para a riqueza quando decidi que conservaria comigo uma parte de tudo que ganhasse. E assim você fará." Ou seja 1/10 de seu salario deveria ser poupado, pois pagava a todo mundo, menos a si mesmo. Assim, Arkad decidiu fazer a experiência.
Essa é uma das sete soluções para a falta de dinheiro, descrita no livro (Poupar 1/10 de todo o seu salario). No decorrer dessa história vemos que Arkad perdeu tudo que tinha poupado, porém com outra lição do velho Algamish, ele conseguiu triunfar financeiramente e tempos depois ser convidado pelo rei para poder ensinar para alguns homens da babilônia as sete soluções para a falta de dinheiro.
São soluções simples, universais e imutáveis que perduram até os dias atuais: Controle seus gastos, multiplique seus rendimentos, proteja seu tesouro contra perdas e segure uma renda para o futuro.
Um livro bem tranquilo de ler, simples e muito barato. Uma leitura que recomendo muito, principalmente para quem quer iniciar uma leitura da categoria!!!
IG literário: @felipesilvadlm