Cássio Pinheiro 03/10/2024
Essencial
O Manifesto do Partido Comunista é um panfleto escrito por Karl Marx e Friedrich Engels em 1848. Considerado um texto fundamental para quem deseja compreender o comunismo, o livro utiliza uma linguagem simples e acessível, o que era intencional por parte de Engels e Marx. Se você está começando a se radicalizar ou quer entender o comunismo desde suas bases, essa obra é essencial e a mais recomendada.
O segundo capítulo, intitulado "Proletários e Comunistas", foi o que mais me chamou a atenção. Nele, Marx e Engels aproximam o trabalhador dos comunistas, explicando que os comunistas não são diferentes dos proletários. Ambos lutam por melhores condições de vida para a classe trabalhadora. Entre as principais propostas, estão a abolição da propriedade privada dos meios de produção, visto que a propriedade capitalista é a fonte de exploração do proletariado, e uma reforma no sistema educacional, já que o modelo burguês de educação serve para perpetuar essa exploração.
Além disso, Marx e Engels destacam que o movimento comunista é internacional. Os comunistas defendem a solidariedade entre os trabalhadores de todos os países, rejeitando qualquer forma de nacionalismo que beneficie uma classe dominante em detrimento do proletariado de outra nação.
Em um mundo cada vez mais controlado pela burguesia, a revolução comunista surge como a única esperança em meio a tanta desigualdade e exploração.
"Que as classes dominantes tremam ante a revolução comunista. Os proletários nada têm a perder com ela além dos seus grilhões. Têm, sim, um mundo a ganhar."
site: letterboxd.com/cassiopinheir - backloggd.com/u/cassiopinheir