Jayline 10/02/2021
A seca de 1915.
O Quinze é o primeiro livro escrito por Rachel de Queiroz, o qual retrata a seca de 1915. Tendo como trama a vida do vaqueiro Chico Bento e sua família e a relação afetiva de Vicente, criador de gado, e Conceição, sua prima professora que gosta de ler livros com temas socialistas e feministas, fato que estranhava a sua avó, Mãe Nácia.
? É um livro essencial, bastante reflexivo e com uma linguagem bem fluída.
? Por meio dos personagens e das descrições do cenário, sentimentos o sofrimento que todas aquelas pessoas passaram pela terrível seca.
"? Em todo pé de pau há um galho mode a gente armar a tipoia... E com umas noites assim limpas até dá vontade de se dormir no tempo... Se chovesse, quer de noite, quer de dia, tinha carecido se ganhar o mundo atrás de um gancho?"
"E apontava para uma vaca pintada de preto e branco, que, magra e quieta à beira da estrada, parecia esperar a família fugitiva para uma derradeira despedida."
"E a criança, com o cirro mais forte e mais rouco, ia-se acabando devagar, com a dureza e o tinido dum balão que vai espocar porque encheu demais."
"E o sol que se punha parecia mais próximo, mais quente, queimando cada vez mais forte a pobre terra calcinada."
"Em vão, mal amanhecia, iniciava a labuta sem descanso, e atravessava o dia todo no duro vaivém do serviço sem tréguas, cavando aqui uma cacimba, consumindo partidas de caroço de algodão, levantando, com suas próprias mãos, que o labor corajoso endurecera, as reses caídas de fraqueza e de sede."
"E os pingos de água, batendo-lhes nos couros ressequidos, como que vazios interiormente, pareciam soar com um retumbo de tambores."