O Quinze

O Quinze Rachel de Queiroz
Shiko




Resenhas - O Quinze


1163 encontrados | exibindo 106 a 121
8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 |


Renato.Matos 03/09/2022

Delegada do Brasil
Raquel de Queiroz além de ser nomeada Delegada do Brasil entrou para o quadro de imortais, sendo a primeira mulher da Academia Brasileira de Letras.
Ao longo dessa trajetória iluminada escreveu: O Quinze. Um ótimo livro sobre a seca no nordeste no período de 1915. Descreve a história em duas linhas, uma da família humilde e a labuta de busca novos ares fora do Ceará, e a outra de um casal que nunca se uni, mas que se gostam; ela intelectual, exímia leitora, ele vaqueiro, rude.
Nessa trajetória vemos o vocabulário regional, cultura, e toda luta dessas pessoas e até dos animais para sobreviverem nesse ambiente hostil.
Renato.Matos 03/09/2022minha estante
Vou procurar. Obg




Diego 03/09/2022

Grande livro!
O assunto me é caro: a vida nos sertões do Brasil.
Mas a autora exagerou!
O livro não é gordo nem magro, tem o peso perfeito. A linguagem acompanha isso.
Conta histórias de pessoas que tentam sobreviver a uma marcante seca ocorrida no ano de 1915, daí o título.
Ao ler, sente-se a tristeza resiliente dos personagens. Há uma história de amor desconjuntado, há uma história de viagem e de dor, há inúmeras pequenas passagens que nos dão a impressão de estarmos mergulhando naquele ambiente inóspito e seco.
Escrito antes dos 20 anos da autora é um livro de surpreendente maturidade!
Que livro bom!
Edneia.Albuquerque 03/09/2022minha estante
?




Jhejhe0 04/04/2022

Não entendi o título ainda
Li por conta da escola, e não sei dizer o que achei. Não gostei muito, até porquê não é o estilo de livro que gosto de ler, e não entendi o que o livro quer passar. Mas não era >tão< chato de ler, achei a escrita relativamente leve para um clássico.
Tem alguns termos no livro um tanto... Racistas?
Sei que é da época, mas me incomodou. Também tem aquele negócio de "mulher só é feliz de verdade se tiver filhos".
Mas, é um livro antigo então relevei. Enfim, não sei
mabiiii 14/06/2022minha estante
o título ?o quinze? é 1915 (quando a seca ocorreu)




Danilo.Sousa 08/11/2020

Uma obra formidável. Rachel de Queiroz foi muito feliz em escrever belíssima obra, envolvendo todo esse aspecto nordestino, mostrando para os leitores de suas obras os momentos difíceis que se passaram no sertão, mas onde nunca perderam a esperança de um novo amanhã.
Mayza7 08/11/2020minha estante
Verdade!?




EduardaCGP 19/09/2023

Desolador
A poesia da escrita de Rachel de Queiroz não minimiza o padecer do enredo.
Leitura altamente emocionante, rápida e de uma força avassaladora. Para quem já leu Vidas Secas, Rachel consegue traduzir de forma ainda mais crua o sofrimento daquele povo. Enfim, um livro sobre o sofrimento do povo nordestino em uma seca histórica, é de cortar o coração e repensar vários aspectos da condução da própria vida.
Deisi 19/09/2023minha estante
Eu amei esse livro




BArbara994 13/11/2024

Resistência
O Quinze, de Rachel de Queiroz, é aquele tipo de livro que pega a gente de jeito e faz pensar. A história se passa durante a grande seca de 1915, e a gente acompanha a luta de Chico Bento, um vaqueiro, e de sua família, tentando sobreviver com o pouco que resta. Do outro lado, tem a Conceição, uma professora que, mesmo vivendo na cidade, se preocupa em ajudar quem sofre no sertão. O jeito como Rachel conta tudo é muito real, dá pra sentir o sofrimento e a força do povo nordestino em cada página. Não tem nada de enfeite ou floreio; ela escreve como quem conhece de verdade essa realidade. É uma leitura intensa, que faz a gente pensar no que é ter esperança e coragem, mesmo quando tudo parece perdido.
Mari 13/11/2024minha estante
Quero muito ler esse, da autora só li Memorial de Maria Moura e amei. Foi uma jornada extraordinária




Lili 10/10/2015

História bem triste..
Uma história de fato muito triste, com alguns eufemismos (Vicente e Conceição) para não deixar a história tão pesada. Mas não se enganem, não se trata de um romance, e sim de miséria, sofrimento, pobreza e muitas mortes. Caí aos prantos em muitas cenas.
João 15/10/2015minha estante
vish




matheus2007 01/09/2024

O quinze
O quinze conta da seca que ocorreu em 1915, livro escrito por Rachel de Queiroz.
Eu achei a história, os personagens e o enredo muito bons, o jeito que a Rachel descreve a fome e a dor é angustiante, esse livro não foi 5/5 pois eu fiquei com vontade de saber mais dessa história o que aconteceu com o Chico bento e a cordulina, como foi o fim de Conceição, porém são coisas que não da para saber pois sabemos apenas aquilo que o escritor que que saibamos né?
Confesso que demorei muito tempo para ler este livro, e acredito que tive muita dificuldade a entender diversas palavras e frases o que me desmotivava pois ao procurar o significado não encontrava nada sobre ou significados totalmente sem sentidos.
Um livro muito bom recomendo a todos.
Algumas frases que eu gostei bastante durante a minha leitura:
"Ora o amor!... Essa história de amor, absoluto e incoerente, é muito difícil de achar... eu, pelo menos nunca o vi... o que vejo, por aí, é um instinto de aproximação muito obscuro e tímido, a que a gente obedece conforme as conveniências... Aliás, não falo por mim... que eu, nem esse instinto... Tenho a certeza de que nasci para viver só..."

"Não sei amar com metade do coração..."

"Pensou que, mesmo o encanto poderoso que a sadia fortaleza dele exercia nela, não preencheria a tremenda largura que os separava."
Giulia284 01/09/2024minha estante
Esse livro é maravilhoso




Larissa 20/10/2024

O quinze
Um clássico literário muito bomm. Amei a escrita da Raquel de Queiroz, o livro me prendeu muito e gostei muito disso. Enfim, um clássico brasileiro que vale super ler, pois traz algo histórico e que todos devem saber. 4 estrelas pois em algumas partes me "perdi" , mas foi culpa minha ?
Ju_allencar 20/10/2024minha estante
Livro incrível




@jaquepoesia 16/12/2023

Livro excelente!
• O quinze
• Rachel de Queiroz
• Editora José Olympio ▪︎ @grupoeditorialrecord
• Ano: 1930 - edição: 2016 - 208 páginas

💬 Vamos falar do magno opus que traz a realidade da seca em uma ficção que desempenha um papel político, sendo uma denúncia sobre o descaso com os retirantes. Pessoas expulsas da própria terra pela seca, sede, fome e doenças levando mais e mais vidas, esperança de outra vida em outra terra...
Rachel nos leva a enxergar a estiagem por diferentes perspectivas, e em todas elas sofremos, sofremos pela desumanidade, pelas tragédias, pela árida verdade por traz de cada capítulo.
Sofremos por saber que existiram na realidade Josias, Pedros e Duquinhas... sofremos porque a potência da escrita dela nos calou, fazendo com que ficássemos em silêncio ao ouvirmos os horrores do Campo de Concentração em Fortaleza.

Embora com apenas 157 páginas, O quinze é um livro gigante em significado, é intenso, é áspero e necessário. Essa edição também conta com um glossário, e a incrível crítica de Mário de Andrade sobre a obra e uma cronologia da escritora.

🍂 "Por que, em menino, a inquietação, o calor, o cansaço sempre aparecem com o nome de fome?
》 pág. 48

🍂 "Então ser superior é renunciar ao seu feitio e à sua vontade, e, recortando todo excesso de personalidade, amoldar-se à forma comum dos outros?"
》 pág. 52

As consequências de uma terrível seca no Ceará em 1915 afeta drasticamente a vida de muitas famílias, dentre elas estão Inácia e sua neta Conceição, Vicente (primo de Conceição), Chico Bento e Cordulina, um casal pobre que enfrenta a seca com seus filhos.

Os animais e a vegetação morrem com a falta de água, e logo a fome toma conta de todos que não puderam ir para o centro ou para outro estado, tendo de suportar um pesadelo que pode lhes custar a vida. Todas as camadas sociais são atingidas pela seca, mas são os mais pobres os mais afetados. Esse é o caso de Chico Bento que não consegue passagem para deixar o Ceará e tenta viajar da sua maneira para Fortaleza, levando consigo sua família e tudo que pode.
JurúMontalvao 18/12/2023minha estante
?
esse já tá na minha lista infinita




La.izz 20/10/2024

Um dos favoritos
Um dos meus favoritos quando falo sobre os romances sociais. Afetivo, bem escrito, emocionante e envolvente. Um afago
Vitória Pereira 20/10/2024minha estante
Apesar de toda a miséria, adorei esse!




AmadosLivros 22/11/2014

Resenha no blog Amados Livros
Não deixe de conferir nossa opinião sobre este livro no nosso blog! E lá também tem muitos outros livros legais!
Dê uma passadinha lá! ;D
Confira no link abaixo!

site: http://amadoslivros.blogspot.com.br/2012/07/o-quinze.html
Thyago 24/12/2014minha estante
Ou pode copiar e colar aqui sua resenha e ainda deixar o link logo abaixo para seu blog. : )




gabriel.a.brumatto 16/09/2023

O Quinze - Rachel de Queiroz
Acredito que seja de praxe dizer que este é um livro magnífico, mas em minhas circunstâncias de leitura, digo para me diferir à alta crítica literária brasileira, que este é um livro que ultrapassa o magnífico, chegando a ser um romance lendário. Rachel de Queiroz não escreveu um livro, mas sim um monumento da alta literatura brasileira.
A história de seca de 1915, que assolou o Nordeste brasileiro, foi contada ou recontada com maestria, nos fazendo sofrer durante os momentos de leitura, e nos fazendo questionar o motivo da falta de atenção que essa região brasileira recebe dos governantes e pessoas públicas, que infelizmente, tornou-se algo histórico e hereditário.
A trajetória dos retirantes tratada no romance reflete, até em tempos atuais, a de muitas pessoas que são forçadas, de forma involuntária, a se retirar de seu local de nascença, em busca de melhores condições de vida.
Este é um romance sobretudo de denúncia e indignação, que denuncia a falta de responsabilidade e competência das autoridades para com a região, o preconceito de pessoas residentes no Sul brasileiro e no esforço que os retirantes fazem para terem acesso à direitos garantidos em Constituição, sendo eles: moradia, alimentação, saúde, transporte, entre outros, que infelizmente, não são garantidas.
O livro deve ser lido por todos. É uma leitura difícil, pelo tema tratado, mas necessária na formação de quaisquer leitores brasileiros, para que haja a reflexão sobre tema tão relevante. A miséria e a fome devem ser combatidas, para que os brasileiros não sejam vítimas daquilo que Chico Bento, Mãe Nácia, Conceição, Cordulina, Vicente, entre outros personagens do romance foram.
Termino esta resenha com elogios também à edição, que traz textos de apoio maravilhosos, bem como os de Mário de Andrade e Augusto Schmidt, que torna a experiência de leitura ainda mais rica. Recomendo à todos que façam a leitura. Viva Rachel de Queiroz!!
ThaynA330 16/09/2023minha estante
Que resenha! Acabou de super na minha lista de prioridades




laila99 14/07/2023

Uma obra excepcional sobre a seca de 1915. Reflexivo, rico em detalhes e com personagens tão humanizados, que se torna impossível não ser tocado por suas histórias.
comentários(0)comente



1163 encontrados | exibindo 106 a 121
8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR