spoiler visualizarreadsticia 16/06/2021
Sério, Cassandra Clare?
Eu tinha decidido dar 3 estrelas pra esse livro porque foi mais ou menos a média dos outros mas me atentando em alguns pontos percebi que até 2,5 já está mais do que ótimo.
Primeiro, que é uma coisa que me incomoda MUITO, é o fato da autora não saber a hora de PARAR de escrever um capítulo. Os capítulos dos livros da Cassandra são bastante cansativos e se formos parar para observar são super bagunçados. Começa na visão de um personagem e após dar espaço ela já pula para a visão de outro, um ponto de vista >completamente< diferente??? Alguém avisa a essa mulher que fazer mais de 20 capítulos num livro não vai matar ela?
O segundo ponto é a protagonista. Ok, eu entendo que é uma adolescente de 15 anos que de repente tem a vida virada do avesso e bla bla bla, mas MEU DEUS!!!!!¡¡ Nunca li nada com uma personagem tão INSUPORTÁVEL desse jeito. Além de ser burra, ela se coloca em umas situações perigosas pelo simples fato de ser teimosa e não suportar alguém dizendo não pra ela. Graças a Deus nesse livro ela não incomoda tanto quanto os outros, pois está bem mais forte e centrada, mas ainda sim fica bem na cara o quanto o grande poder dela é conveniência pura.
Agora vamos para a coisa que mais me irrita nas obras da autora (considerando que li apenas essa série e a trilogia das Peças Infernais). A Cassandra só trabalha à base de fan service; ela literalmente NÃO consegue acabar com a história de um personagem. Ou ela mata mas transforma em fantasma, ou ela mata e transforma em vampiro? Até IRMÃO DO SILÊNCIO ela já transformou gente nos livros dela KKKKKKK. Sério, eu acabei Princesa Mecânica jurando que tinha uma explicação descente para a tal ?cura? do Jem e era ISSO???? E o pai do Magnus que é um dos 9 fucking príncipes do inferno e simplesmente não foi capaz de deixar o Simon completamente sem memória???? O deus ex machina que foi aquele homem transformar o Simon em mundano de novo só pra no final ele virar shadowhunter chega a ser hilário de TÃO ruim.
Enfim, os diálogos melhoram conforme os livros vão se passando e você nota certo amadurecimento na escrita da autora. Em suma, os personagens não são cativantes ? com algumas ressalvas, pois me identifiquei com o Magnus, Alec e Simon ?, os plots são super convenientes e nem preciso falar dos vilões, né?
Por fim, achei a série decepcionante e infantil, e nem estou entrando no mérito de algumas problemáticas como a rivalidade feminina da Clary com a Isabelle e a fetichizaçao do Jace a respeito do beijo entre duas mulheres.