A Viuvinha  |  Cinco minutos

A Viuvinha | Cinco minutos José de Alencar...




Resenhas - Cinco minutos - A viuvinha


112 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Vinicius De Miranda 13/11/2024

Levemente comico e inesperado
Esteve volume contem dois romances de José de Alencar, sendo ele "Cinco minutos" tendo leves pitadas cômicas, e "A viuvinha" com um final deverás inesperado, devo então trazer um breve resumo das historias sem que haja spoiler, para quem sabe atiçar a curiosidade do possível leitor, antes de mais nada não se apegue nas três estrelas, são muita coisa, e tem todo seu valor. Cinco minutos roda por entre dois personagens principais, o narrador(não nomeado) e Carlota, esta historia é contada ao leitor como uma conversa por carta do narrador com sua prima, o romance gira em torno de uma moça misteriosa que o narrador encontra no ônibus, e no desenrolar da historia acaba se revelando ser uma admiradora secreta pelos bailes de salão, tudo parece a mil maravilhas ao novo amor que brotou, mas muitos mistérios rodeiam esta dama que a fazem se afastar de seu amor sem nem ao menos lhe mostrar o rosto, ou se sentir digna de ser amada sem que sinta culpa. (em minha humilde opinião, um dos pontos altos do livro é de quando o cavalo do narrador morre de exaustão, o ar tragicômico me arrancou do peito altas risadas pelo tom enfadonho da situação.) A viuvinha, tão gostoso de ler e tão palatável e leve quanto ''cinco minutos'' este romance gira em torno do protagonista Jorge e de Carolina. Jorge como um bom jovem herdeiro em suas puerilidades mundanas, após a morte de seu pai recebe uma boa quantia para então curtir a vida e esbanjar as frivolidades da sociedade, em fim após alguns anos em toda essa vida desregrada, Jorge atinge maior idade de espírito e arrepende-se dos seus pecados, conhece uma linda dama e a promete em casamento, porem um dia antes do casamento, Jorge descobre que os anos de abusos e descuidos financeiros os deixaram falido, e que lhe sobraram apenas as dividas de seu pai. Jorge então se vê em um dilema, de não poder abandonar a dama para não a ferir sua honra, e de não ter como a sustenta-la, no fundo de sua alma decide tomar uma decisão sórdida que dará o titulo a obra.
comentários(0)comente



Luma 09/10/2024

Bom
Cinco minutos e a viuvinha é um livro de José de Alencar, dois clássicos presentes no mesmo livro.
Gostei muito de ambas histórias, e acho que a principal lição q trazem é que o amo supera tudo.

Confesso que viuvinha me prendeu mais, era mais envolvente.
Mas cinco minutos não fica pra traz, acho que quem gosta da teoria do efeito borboleta vai gosta da história, já que tudo gira em torno do jovem rapaz ter se atrasado apenas cinco minutos para chegar no ônibus.

Livro bom pra reflexão e pra quem gosta de romances mais clássicos!!!
comentários(0)comente



Jandira.Antunes 08/10/2024

"Cinco Minutos" e "A Viuvinha"
"Cinco Minutos" e "A Viuvinha" são duas novelas românticas do autor brasileiro José de Alencar, publicadas no século XIX, que fazem parte de sua obra romântica inicial

Se você gosta de histórias que abordam o amor de forma idealizada e trágica, com fortes elementos de sacrifício e superação, essas obras são uma leitura interessante. Alencar, com sua prosa envolvente, transporta o leitor para um universo onde o amor é uma força avassaladora, capaz de mover os personagens a tomar decisões extremas em nome de suas paixões.


Cinco Minutos

A narrativa é breve e gira em torno de um romance que nasce a partir de um encontro inesperado em um transporte público. O narrador, que conta sua própria história, perde o horário de um compromisso e acaba pegando uma carruagem mais tarde do que o habitual. Nessa viagem, conhece uma jovem misteriosa, com quem acaba desenvolvendo um romance a partir de conversas rápidas e momentos intensos.

Os dois acabam se separando, mas o narrador não consegue esquecê-la e inicia uma busca por essa mulher desconhecida, que lhe deixa pistas e correspondências, mantendo o mistério e a tensão amorosa. O amor é idealizado, com uma forte conexão emocional que cresce mesmo à distância e na ausência de detalhes concretos sobre quem ela realmente é.

O romance explora temas comuns ao romantismo, como o amor à primeira vista, o ideal feminino, a força do destino e os obstáculos que parecem intransponíveis, mas que no final são superados pelo poder do sentimento verdadeiro.

A Viuvinha

Já A Viuvinha é uma novela que aborda um romance que passa por uma tragédia inesperada. Carolina e Jorge amam-se profundamente e estão prestes a se casar, mas, logo após a cerimônia, Jorge descobre que está arruinado financeiramente. Desesperado, ele forja sua própria morte para poupar Carolina da vergonha e do sofrimento.

Carolina se torna uma viúva prematura e vive em luto por anos, fiel à memória do marido. Jorge, por sua vez, parte para tentar reconstruir sua vida. Anos depois, os dois se reencontram, e o romance trata de como o amor pode resistir ao tempo, à distância e às dificuldades.

Aqui, Alencar continua com a tradição do romantismo brasileiro, exaltando o sacrifício, a honra e o amor puro. A narrativa tem também uma dimensão moral, mostrando a importância de superar obstáculos e de manter a integridade mesmo em momentos de crise.
comentários(0)comente



Slytheus 06/10/2024

Muito mais fácil de ler do que imaginei
Encerrada a leitura dessas duas novelas do Alencar. Muito engraçado, alguns anos atrás, eu penaria para ler uma obra dele, e agora, me deliciei com dois romances curtos dele.
Cinco Minutos: é o romance que dá abertura para a edição que eu li. Nosso protagonista, tem a vida mudada após se atrasar cinco minutos e perder seu ônibus. É obrigado a esperar outro, e aí começa o desenrolar da história.
A Viuvinha: muito interessante, ver o título do romance, que apesar de ser sobre a nossa protagonista mulher, ser mais focado no nosso herói. Nesse, temos um jovem - O Jorge - que após a morte do seu pai, gasta todo seu dinheiro adoidado e acaba colocando o nome do seu pai já morto na lama, devendo para muita gente, e consequentemente, ficando pobre. Eis, que após seu casamento, decide se suicidar, e a história corta para 5 anos depois.
São dois romances do José de Alencar, que são "bobinhos" se lidos por pura curiosidade. Claro, que aí entra o fato do leitor em questão, querer ou não, buscar informações sobre a época, para dar mais sentido para esses clássicos.
E, vale a pena ler, para ter esses clássicos na bagagem. Não se deixem enganar pelo nome do Alencar, apesar de ter fama de ter um texto todo rebuscado (que de fato acontece em suas obras aborígenes), nesses aqui, é tão fácil de se entender e por ser dois romances curtos, uma vez que comece a ler, não dá para parar mais.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Ed.Costa 23/09/2024

Um clássico!
A Viuvinha

Este romance conta a história de Carolina e Jorge, um jovem casal prestes a se casar. Jorge, porém, guarda um segredo trágico: ele está à beira da falência.

No dia seguinte ao casamento, ele abandona Carolina, acreditando que ela merecia um futuro melhor do que poderia oferecer.

O livro explora temas de sacrifício, redenção e esperança, enquanto Jorge tenta reconstruir sua vida e seu casamento.

Como em outras obras de Alencar, o destino e o amor idealizado têm um papel central, criando uma trama cheia de emoção e
reviravoltas dramáticas.

Cinco Minutos

Neste breve romance, José de Alencar narra um encontro casual entre o protagonista (cujo nome não é revelado) e uma misteriosa mulher em uma carruagem.

O narrador perde o ônibus por ?cinco minutos?, mas esse atraso muda sua vida para sempre ao fazê-lo conhecer a jovem que logo se torna objeto de seu amor.

A narrativa explora a intensidade de um amor à primeira vista e como o destino pode intervir em situações cotidianas.

Alencar faz uso da primeira pessoa para criar uma sensação de proximidade e emoção na narrativa, o que captura o espírito romântico e idealizado da época.

Ambas as histórias apresentam personagens movidos por grandes paixões e dilemas morais, em sintonia com o estilo sentimental e idealizado do Romantismo brasileiro.
comentários(0)comente



sofprates 29/08/2024

5 Minutos e a Viuvinha
Eu adorei a viuvinha e detestei 5 minutos. lendo 5 minutos eu me senti lendo uma fanfic feita por uma pessoa muitíssimo emocionada idealizando e romantizando um relacionamento com uma pessoa que ele não conhece. já a viuvinha é bem legal, apesar de eu ter previsto o plot muito rápido, os personagens são interessantes (diferente do outro livro)
comentários(0)comente



Thales 29/08/2024

Romance
Em todo os sentidos que a palavra possa ter, e em destaque aos positivos, estão aqui representados e se diga: vom R maiúsculo.
Como 2 romances inaugurais de José de Alencar (que eu soube apenas ao final) é compreensível como chegou a tamanho sucesso. Obras com tato, com pele fervendo e lágrimas aos olhos. Duas "noites negras" - antagônicas aos romances modernos que propagam desventuras em amar. Antologias do "amor que funciona", há aqui obras de aquecer o coração, só não perfeitas por algumas linhas a mais em certos momentos do enredo, deixando o leitor ansioso para que o clímax volte logo. Digo que a primeira parte prima por melhor final - o segundo é tomado de clichês (para o presente, duvido que o fossem a quase 200 anos), mas nada que estrague a experiência.
Se não ama, terá inveja de quem o faz, se já amou, terá saudade e se ama - dirá que não tem mais certeza, pois o verdadeiro amor deve ser como aquele dessas páginas.
comentários(0)comente



alyfrnds 26/08/2024

Livro de Literatura. Neste lançamento da FTD, você encontrará duas obras do romancista José de Alencar em um único volume, acompanhadas de comentários e uma biografia do autor. "Cinco Minutos" narra um encontro fortuito do narrador com uma jovem em um ônibus, revelando um amor impossível devido a uma doença incurável.



Em "A Viuvinha", o jovem Jorge vive uma vida de prazeres fugazes até encontrar em Carolina uma jovem pura e modesta. O casamento é marcado, mas uma reviravolta inesperada muda o curso da história, levando a uma tragédia e, eventualmente, à redenção do protagonista.
comentários(0)comente



Clara.Buss 08/08/2024

Sla
Uma bosta , li esse livro em 40 minutos, só li por conta da escola, parece q a escrita tá em árabe entendi prr nenhuma
comentários(0)comente



sofiagaliindo 03/08/2024

Cinco Minutos / A Viuvinha
Eu tinha lido ?Cinco Minutos? no começo do ano e tinha adorado. É uma história curta, porém muito intensa. Não tinha colocado nenhuma expectativa e fui surpreendida. Então, já que esse livro engloba duas histórias, resolvi ler a segunda, que é ?A Viuvinha?, e simplesmente AMEI. Que obra maravilhosa! Estava com medo de me decepcionar porque já vi algumas pessoas falando mal, mas, graças a Deus, não foi o que aconteceu.
comentários(0)comente



pagemab 13/07/2024

Eu diria que José de Alencar levou o conceito de ?loucuras de amor" bem a sério nesses dois contos. É uma tomada de decisão mais inacreditável do que a outra e isso te prende pra ficar até o fim e descobrir que desfecho vai ter o romance. Não me apeguei tanto aos personagens mas me encantou muito a escrita rica e fluída de detalhes do autor. Se você está de ressaca, procurando uma leitura trânsitoria ou só é fofoqueira ? assim como eu ? recomendo muito.
comentários(0)comente



bellaaRB 14/06/2024

Clássico do Romantismo ??
Gostei mto de experimentar José de Alencar e o Romantismo brasileiro pela primeira vez. Dentre as duas acho que preferi cinco minutos, mas adorei como os dois contos se entrelaçam entre si.
Um excelente livro para entender as dinâmicas dos escritores "ultra românticos".
comentários(0)comente



IndieIngrid 01/05/2024

Eu não sirvo pra isso
Meses pra terminar um livro minúsculo, pai amado, eu não consigo, juro.

As histórias são boas, mas se você não é fã de romances de época, extremamente lentos, cujo o único acontecimento é a sofrência do personagem... então não é para você, como não foi para mim
comentários(0)comente



Apaixonada Por Livros 26/04/2024

Neste livro pude ler duas obras do genial (Sim, pra mim ele é um escritor incrível), José de Alencar.
Cinco minutos conta a história de um encontro fortuito do narrador com uma jovem em um ônibus. Depois de perder a moça de vista e encontrá-la casualmente algumas vezes, o narrador finalmente a conhece e descobre que ela já o amava a distância, mas uma doença incurável os impede de ficar juntos. Mesmo desiludido, o narrador parte em busca de sua amada e encontra, pelo caminho, bilhetes dela o esperando.

Em A viuvinha, o jovem Jorge leva uma vida de prazeres fugazes até perceber-se só. Para aliviar a alma, o jovem vai até uma igreja onde conhece e se apaixona por Carolina, uma jovem pura e modesta de 15 anos. Um relacionamento se estabelece e o casamento é marcado. Um dia antes, no entanto, Jorge recebe a notícia de que sua fortuna não mais existia e de que tinha dívidas a pagar. A partir daí, suas decisões levam a uma tragédia e, por fim, sua redenção.

Confesso que gostei mais da história de Cinco Minutos, que me prendeu minha atenção do começo ao fim. Em a Viuvinha, não gostei de algumas atitudes de Jorge, sem contar que teve algumas reviravoltas que me deixaram um tanto confusa. Mas a história em si é muito boa vale muito a pena a leitura.


site: https://apaixonadaemleitura.blogspot.com/
comentários(0)comente



112 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR