Paula 06/10/2012
Cinquenta tons mais escuros
Primeiro de tudo, preciso dizer que esse livro me surpreendeu e muito.
Na minha sincera opinião, é mil vezes melhor que o primeiro: mais romance, mais cenas fofas, mais mel com açúcar. Mais interação entre os personagens, mais revelações sobre os porquês que envolvem o atormentado e sexy Christian Grey.
O livro é focado na relação dele e de Anastasia, mas o que eu achei interessante foi que vemos uma maior participação de personagens importantes que apareceram vez ou outra na primeira parte: a família do Sr. Grey, Taylor e até a Mrs. Robinson.
Do que eu senti falta: Katherine. Ela está numa viagem e passamos o livro inteiro sem ela, então é um pouco triste, porque consigo perceber a solidão que Ana sente, sem uma amiga de verdade e que a conhece tão bem.
'Cinquenta tons mais escuros' supera de longe 'Cinquenta tons de cinza' pelo simples fato de ser a continuação. O livro começa exatamente do ponto em que acaba o primeiro, e é palpável todas as emoções que o casal sente: o medo, os fantasmas do passado, o amor, a preocupação, o carinho, a compreensão e até mesmo a irritação.
O ponto principal é revelado com as mudanças de atitudes/pensamentos de Christian, e são a partir deles que vamos conhecendo pouco mais a fundo o porquê dele ser o que é, o que causou isso e quais são os seus motivos para agir como age.
Outro aspecto interessante da trama é o desenrolar do trabalho de Ana. Ela agora não é mais uma estudante, mas tem um emprego real numa editora e um chefe que muitas vezes age de forma estranha com ela.
E por último, mas não menos importante, vemos uma ex-submissa de Grey de volta, e o fato dela aparecer interfere e muito no relacionamento do casal.
Bem, eu sou adepta à inícios de sagas (ou seja, sempre prefiro o primeiro livro), mas esse têm meu coração, mas isso porque eu sou muito mais focada no romance do que na sacanagem. Claro que cenas de sexo ainda estão presentes no livro, afinal, é perceptível desde a primeira parte que a saga irá narrar de cabo a rabo (e isso soou estranho, mas tudo bem) todos os atos ilícitos do nosso casal favorito, mas quem sou eu pra julgar? Essas cenas, mais o romance, as revelações que nos causa entendimento e mais as cenas de ação - que sim, também aparecem neste livro - fazem com que ele se torne mais especial e sério do que o primeiro.
Sem mais delongas, eu simplesmente amei o livro. Chorei, dei risada, bati palmas e surtei com os personagens e o desenrolar dos fatos.
E, como não sou nada ansiosa, estou fazendo de tudo para esperar que a última parte saia oficialmente e não ir caçar uma tradução de fãs do livro pela internet... ou mesmo comprar e ler em inglês.
Acho que minha resenha já explicita o meu amor e o quanto eu indico esse livro.