A outra face: história de uma garota afegã

A outra face: história de uma garota afegã Deborah Ellis




Resenhas - A Outra Face


196 encontrados | exibindo 181 a 196
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 13 | 14


spoiler visualizar
comentários(0)comente



Luciane 22/02/2014

A autora conta por meio da menina Parvana de 11 anos a história do Afeganistão. É um livro de linguagem fácil, poucas páginas, mas não deixa de ser muito impressionante e marcante.
Recomendo a leitura.
Este livro é do Grupo Livro Viajante.

site: http://www.skoob.com.br/topico/grupo/1284
comentários(0)comente



Babí 22/02/2014


melhor livro que já li
comentários(0)comente



shwitt 29/11/2013

A Outra Face - Deborah Ellis
A Outra Face é um romance baseado nos confrontos e problemas que passam as pessoas que vivem no Afeganistão. É uma narrativa simples mas que ao mesmo tempo, envolvente com o leitor.

Parvana é uma garota que mora com a família em um apartamento muito pequeno, seu pai, mãe, e mais três irmãos. O fator principal para esse livro ser escrito é que, como o Afeganistão é controlado pelos Talibãs, as regras são muito claras em relação às mulheres do país. Simplesmente ela não podem sair de casa sem a companhia de um homem, elas não podem entrar em nenhum tipo de comércio, elas não podem falar com liberdade e devem usar a burca, que é aquela espécie de capa que esconde o rosto das mulheres (um fino véu).

Já nos primeiros capítulos do livro, o pai de Parvana - responsável pelo sustento da família - é preso pelos talibãs. Aí começam os grandes problemas. "Quem vai sustentar a família?" Essa é a maior preocupação, porque as mulheres não podem trabalhar, é simples: mulheres sem um homem morrem! Até que uma amiga da mãe de Parvana, a sra. Weera, tem uma ideia, vestir Parvana de menino para que ela possa trabalhar e comprar alimentos necessários para sustentar a família. A garota aceita.

Agora Parvana virou Cassim, e ela começa a trabalhar numa espécie de feira, tentando vender o que seu pai vendia, e lendo cartas, coisa que seu pai também fazia. O pai de Parvana era muito inteligente, ele formou-se na Inglaterra e trabalhava lendo cartas e escrevendo para as pessoas comuns e para alguns talibãs, por isso ele foi preso, ele sabia das coisas.

Parvana vai passar por muitas situações, vai conseguir vender seus produtos, vai trabalhar, e vai continuar sendo amiga(o) de uma outra garota que também fez o mesmo que ela - "rapou" o cabelo e foi trabalhar para alimentar a família.

Esse livro nos passa a mensagem e nos narra pelo quê os afegãos passam na realidade deles. Ladrões têm suas mãos decepadas, mulheres sofrem abusos, crianças morrem, pessoas passando fome, e muitos outros problemas. É uma daquelas histórias "indicadas pela tia da biblioteca". Não é uma super escrita, é tudo muito simples, mas eu não me arrependo de ter lido esse livro, recomendo sim. Outra coisa: A Outra Face foi um livro que lembrou-me muito o livro Cidade do Sol, do Khaled Hosseini, que também é afegão e escreveu histórias querendo transmitir a realidade daquele país. Eu só acho que o final foi muito forçado, pois foi uma espécie de "viveram felizes para sempre", ficaria muito melhor se a autora tivesse incrementado o final do livro com algo mais marcante.
comentários(0)comente



Gabi Meyer 07/11/2013

Um livro que encanta do começo ao fim, indicado pela minha professora da 7ª série, me apaixonei pelo livro. Emocionante.
comentários(0)comente



Guii 10/07/2013

Blog | Literatura: Um Mundo Para Poucos
Primeiramente o livro em questão é baseado em histórias e relatos que Deborah Ellis ouviu no campo de refugiados no Paquistão. Sendo um livro baseado em fatos reais, A Outra face relata a história de uma garota afegã que precisa desesperadamente ajudar a sua família em meio ao regime do Talibã (que uma de suas crenças é que as mulheres são inferiores aos homens, por isso não podem desempenhar grande papel na sociedade).

Após seu pai ser preso, Parvana, a personagem principal, se vê obrigada a ajudar a sua família a sobreviver em meio a tudo isso, trabalhando na antiga função de seu pai; mas só existe um jeito disso ser feito, Parvana tem que se vestir de homem.

Em meio aos seus próprios conflitos, Parvana terá que decidir entre a ideia de se transformar em um menino fisicamente para o bem de sua família e a sua realidade como aquela menina comum que não se sentia tão especial.

Mas, além disso, Cassin (ou Parvana, vocês vão ver, rsrs) irá descobrir que pequenas atitudes de amor podem gerar grandes coisas e “que é possível brotar amor e esperança, mesmo nos lugares mais difíceis.”

“Mas um livro que eu sou apaixonada, um daqueles clássicos que marcam sua vida escolar e que foi indicado pela tia da biblioteca, rsrs...”

O que dizer desse livro? Nossa, que eu gosto muito!

Sou suspeita de falar, livros sobre histórias que acontecem em meio a guerras ou em civilizações orientais chamam muito a minha atenção; mas, definitivamente, este é um livro pra estar na sua lista.

Ao longo da história, você acompanha a jornada de uma menina que teve de crescer e amadurecer de um dia para o outro para poder sobreviver. Teve que deixar de lado sua meninice e infantilidade para encarar o mundo como uma pessoa madura.

A cada novo personagem que você conhece, você se sente dentro da história, como se pudesse realmente compreendê-los e conhecer suas características.

É uma leitura rápida, mas super legal! Uma viagem a uma nova realidade, uma realidade desconhecida por muitos. Que ao mesmo tempo em que é perigosa, é rica e única.

Espero que gostem...

Boa leitura, paz! :D
comentários(0)comente



Nat Lala 19/04/2013

Eu realmente comecei a ler sem muita vontade. Era só pela aula de literatura, mesmo. Não achava que seria um livro muito interessante. Como eu estava errada!
Eu fui cada vez me envolvendo mais com Parvana e sua situação complicada, sinceramente, eu sofri em alguns momentos tanto quanto ela. Senti medo como qualquer pessoa que estivesse presenciando aquilo. Sim, a escritora conseguiu levar minha alma para aquele local, me fez sentir tudo como se participasse. Eu acho que vai ser difícil esquecer esta estória.
Ela muda nosso jeito de ver tudo. A Parvana foi uma vencedora e tem o meu respeito.
E ela, como qualquer garota em sua idade, gostava de se divertir. Ela acaba tendo que aguentar firme sustentando uma família inteira. Sendo uma Malali de verdade. Mas, em momentos propícios, se divertindo com caveiras sorridentes.
Ela, sim, foi uma heroína. Tendo uma pequena participação no enorme sofrimento que todos estavam tendo. Todas as famílias. Mas ela dedicou aqueles preciosos momentos ajudando sua família. Deixou de lado sua vida como garota por amor a família, e não desistiu por amor a vida. E a cada pequeno ato, tudo vai melhorando, aos poucos.
Obrigada por tudo, Deborah Ellis.
comentários(0)comente



Lea 17/01/2013

A Outra Face
O livro é realmente muito interessante. Conta a vida detalhadamente de pessoas que vivem nesta realidade de ser dominados. Achei muito emocionante e verdadeiro, pois conta a realidade de uma família afegã. Estou ansiosa para ler o segundo livro, A Viagem de Parvana.
comentários(0)comente



MarioRig 04/12/2012

Um bom livro para aprender sobre meninas no Afeganistão
Quando eu li esse livro eu aprendi muito mais sobre a vida das garotas no Afeganistão.Eu gostei do livro mas acho ele melhor para meninas do que meninos. O livro tem bastante detalhes e pouca ação na minha opinião.
Eu recommendo para meninas!!
Rosa 19/07/2016minha estante
Por que, acaso não interessa aos homens enxergarem a realidade das mulheres, mesmo que de outras culturas? As diversas situações que o livro te expõe a respeito da sujeição, marginalização e degradação da mulher não lhe diz respeito? Então você não entendeu nada.




spoiler visualizar
comentários(0)comente



Gabi 15/06/2012

A outra face
Esse livro fala de uma garota qe vive em um pais qe as mulheres não podem sair de casa a não ser qe estejam com a burca ou acompanhadas dos maridos.Parvana é um exemplo de menina corajosa
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



gabiinm 21/10/2010

Confesso que só li esse livro porque a professora da sétima série tinha obrigado. A princípio, não tinha me interessado pela capa nem muito menos pelo título. Tudo parecia ser muito chato, para os meus, até então, 13 anos de idade. Mas então, eu comecei a ler o livro e toda a minha opinião mudou. Me senti motivada de verdade para conhecer melhor a história da jovem menina afegã, Parvana, e como era a sua vida em um país com uma cultura e uma história tão diferentes.
Deborah Ellis conseguiu passar bem todos os dramas, dúvidas, medos, etc., de como é viver, mais que isso, ser uma garota/mulher em um país com uma cultura diferente a respeito do comportamento em relação à mulher.
Indico esse livro para todos que gostem de História e cultura. É interessante saber como o próximo (apesar de distante) pensa, e porque se comporta de tal maneira, para que possamos nos entender melhor.

[http://trifocais.blogspot.com]
Thaisinha 18/11/2013minha estante
Sabe, comigo foi exatamente assim. No início, achei o livro uma chatice. Mas, aos poucos fui aprendendo a gostar mais e mais da Parvana, e percebi que ela era um guerreira. Me apaixonei pela história.
O livro é realmente muito bom.


Keury_Lima 06/02/2020minha estante
Eu também li na 7 serie a pedido de minha professora. Foi o pontapé da minha paixão por livros e os seus mundos.


Luiza.Albuquerque 04/07/2021minha estante
Livro maravilhoso, é o primeiro de uma trilogia excelente, a forma com que descrevem a vida da Parvana e os diferentes tipos de narradores é incrível. Amo muito, um dos meus favoritos da vida! Uma inspiração


Lelê 02/01/2022minha estante
Ano esse livro mas, para quem está pensando em ler saiba que apesar de incrível, o livro é um pouco pesado/forte.


brendadojao 27/06/2023minha estante
Li no 6 ano e no começo achei bem chatinho,mas depois fui tomada pela curiosidade kkk




Hugo 17/12/2009

O livro é bom, mas muito curto e expõe os fatos rápido demais.

Pórem, ele foi escrito para crianças e pré-adolescentes, então...
comentários(0)comente



196 encontrados | exibindo 181 a 196
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 13 | 14


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR