O dia em que a poesia derrotou um ditador

O dia em que a poesia derrotou um ditador Antonio Skármeta




Resenhas - O Dia Em Que a Poesia Derrotou Um Ditador


309 encontrados | exibindo 256 a 271
1 | 2 | 3 | 18 | 19 | 20 | 21


spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Lisi 10/11/2020

O livro de Skármeta é incrível, delicado e conta esse episódio da história chilena com muita força e sentimento.

A leitura é fluída e fácil apesar de tratar de temas pesados.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Ana Paula L V 12/11/2020

Livro interessante para pensarmos nas atuais estratégias de oposição ao autoritarismo.
comentários(0)comente



Alexia 16/11/2020

Uma ótima experiência literária
“São os caprichos da democracia. O que nós conseguimos à custa de sangue, suor e lágrimas, vocês vão poder aproveitar sem que ninguém toque num só fio de seus cabelos. Um dia o exagero das estatísticas deporá a favor dos senhores. É a regra do jogo. Aplausos ministro. O importante é que não saíram matando gente.”


Apesar de tratar de um assunto bastante pesado para américa-latina como um todo, as ditaduras militares, o autor traz na sua escrita uma leveza que torna a leitura muito tranquila e agradável, a história e o personagens te prendem muito fácil.
É interessante e de certa forma meio assustador perceber o quão fácil é relacionar certos aspectos da história para o Brasil de hoje, tão dividido e polarizado, mesmo não estando nem perto de uma ditadura tão feroz quanto a do Chile da época.
E um aspecto triste de tudo é perceber que as feridas deixadas pela ditadura afligem o Chile até hoje, que está muito distante da democracia sonhada pelos personagens do livro.
No fim, é um livro cativante que meu proporcionou uma ótima experiência literária. Me deu vontade de procurar outras obras do autor.
comentários(0)comente



Tiago Eduardo 18/11/2020

Clara e objetiva
Livro rápido que contém uma estoria real de uma forma criativa. Registra pontos importantes da estoria do Chile.
comentários(0)comente



Bea 18/11/2020

É uma pena..
Que no final o livro tenha perdido o fôlego.. talvez o mistério do plebiscito pudesse ter durado um pouco mais.. espera uma final mais coeso.. apesar disso, o livro é fácil de ler e ainda nos ensina muitaaaa referências filosóficas e políticas..
comentários(0)comente



Deh_magri 18/11/2020

Livro muito gostoso de ler
Amei esse livro. Me fez mergulhar no Chile de Pinochet e na história da Valsa do Não, que ajudou a tirar Pinochet do poder após 15 anos.
Indico demais!!!
comentários(0)comente



Thais. 25/11/2020

Apesar do tema extremamente pesado, esse livro traz uma narrativa bem leve, onde, do ponto de vista de um jovem, mostra como foi viver e ver o fim da ditadura Chilena.

Eu comecei sem muita expectativa, mas foi um dos que mais gostei de ler esse ano. Definitivamente entrou no meu top 10.
comentários(0)comente



Lu Tibiriçá 28/11/2020

História pesada. Texto leve
Que delícia de leitura. O texto é leve. Você avança sem ver, às vezes até gargalhando. Mesmo sabendo o final da história, seus meandros são as cerejas que faltavam no bolo.
comentários(0)comente



Andrea 02/12/2020

As cores do arco-íris
No mês de novembro/20 a TAG Curadoria fez uma homenagem a literatura da América Latina. Tendo como curador o gaúcho, que é escritor e professor em uma das oficinas literárias que revelou vários escritores brasileiros, Luiz Antonio de Assis Brasil. Os brindes foram uma revista de passatempo literária e adesivos.

A história começa na aula de filosofia, quando Nico assiste o professor Santos ser preso. Algo muito comum na rotina diária dos chilenos, não fosse um detalhe: além de professor, Santos é pai de Nico. O jovem de dezessete anos é a visão adolescente dos fatos, entre o ambiente de escola, relações amorosas, o sentimento de mortalidade e a dúvida entre obedecer às instruções do pai para se proteger ou de dar voz nos momentos em que a realidade o perturba.

A visão adulta vem do pai da namorada de Nico, Adrián Bettini é um talentoso publicitário que com o regime ditatorial não consegue mais trabalhar em sua área. Ele é surpreendido pela intimação do ministro do Interior para ir até a sede do governo do general Pinochet. Primeiro ele fica em dúvida se deve ir ou fugir, mas o encontro acaba se revelando um convite.

Antonio Skármeta reconta com leveza um episódio real da história chilena, sobre como unir pessoas que já se acostumaram em viver em meio a opressão com aqueles que ainda possuem esperança de resgatar a dignidade para todos os cidadãos. Entre cenas cômicas e choques de realidade, o livro nos apresenta a tensão de viver sob o julgamento do governo, e mostra como um estado sem direito para os seus indivíduos pode ser cinza, mas não desencantado ao ver as cores do arco-íris.

Resenha completa no blog:

http://literamandoliteraturando.blogspot.com/2020/12/o-dia-em-que-poesia-derrotou-um-ditador.html?m=0
comentários(0)comente



stelasxs 10/12/2020

Como fazer um tema sério virar poesia
Em 1973 o Chile estava entrado em uma época de terror: golpe militar por Pinochet que duraria por 17 anos. No dia 5 de Outubro de 1988 teria o plebiscito, onde a população votaria "sim", sendo a favor da continuidade de Pinochet no poder ou "não", que daria o fim a era de terror da ditadura.

O livro conta de forma poética esse acontecimento, sendo narrado do ponto de vista de 2 personagens: Nico Santos, que teve seu pai, professor de filosofia, levado pelos militares e Adrián Bettini, que fica responsável pela campanha publicitária do "não".

O livro trata bem as relações. Sendo um lado que procura notícias do seu pai e outro, tendo que lidar com o estresse do futuro da nação estar em uma campanha publicitária de 15 minutos, e conciliar isso com todo o cenário que uma ditadura envolve: pessoas sendo sequestradas, mortas, mulheres violentadas e o pesar disso nunca terminar.

Um tema pesado sendo tratado de forma poética. Onde fomenta que há sempre esperança, que no final do dilúvio sempre há um arco-íris.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



309 encontrados | exibindo 256 a 271
1 | 2 | 3 | 18 | 19 | 20 | 21