Para Sempre Alice

Para Sempre Alice Lisa Genova




Resenhas - Para Sempre Alice


575 encontrados | exibindo 256 a 271
18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 |


NatSkywalker 04/07/2023

Chorando ate 2055
Que livro lindo, emocionante, apaixonante.  Meu deus! Sabia que amaria essa história mas não estava preparada pra amá-la tanto assim. Me envolvi na história desde a primeira página, me apaixonei pela Alice desde a primeira página e sofri junto com ela do início ao fim. Terminei esse livro sentindo que parte do meu coração tinha sido levado junto com o fim dessa história. Lindo, lindo, lindo.
comentários(0)comente



anað¸ 24/07/2023

Livro maravilhoso!!!! Me encantei com a escrita da autora, e pela história também! Muito emocionante e ao mesmo tempo intrigante
comentários(0)comente



Michele646 21/08/2010

Para Sempre Alice - Lisa Genova
Um daqueles livros que você começa a ler sem grandes expectativas mas não consegue mais largar enquanto não lê a última página.
A história de Alice, uma mulher inteligente, independente, no auge de sua carreira como professora titular de Harvard é contada de forma tão cativante que a leitura se torna ainda mais prazerosa.
Dra Alice Howland é professora da Universidade Harvard e lecionava cadeiras de psicologia cognitiva e linguística até ser diagnosticada com a doença de Alzheimer de instalação precoce. Ela é casada com John, que também leciona em Harvard na área de biologia. Eles têm três filhos: Anna, Tom e Lydia. Anna, a mais velha, é advogada, assim como seu marido Charlie. Tom é médico e todas as vezes que vai visitar a família aparece com uma namorada nova. A caçula Lydia é a ovelha negra da família. Atriz, é a única da família que não foi à universidade, apesar da insistência de sua mãe.
No principio, Alice começa a esquecer coisas corriqueiras, como uma palavra no meio de uma aula ou discurso. Até que um dia, em uma de suas corridas, ela se vê perdida sem saber como voltar para casa, sendo que fazia o trajeto todos os dias. Com o tempo Alice começa a perder compromissos, pular capítulos de aulas, o que não era comum para uma das melhores professoras de Harvard.
Com o progredir da doença, Alice começa a perder o que estudou a vida inteira: sua capacidade de comunicação. Não consegue acompanhar conversas com muitas pessoas falando ao mesmo tempo, para de atender telefonemas, uma vez que não consegue se concentrar na conversa sem um contato visual com a outra pessoa... Mas a parte mais triste da doença se dá quando ela passa a não reconhecer mais os filhos, em especial Lydia que passava menos tempo com ela, e o marido.
A doença tira de seus portadores o que eles são, sua essência e personalidade, porém Alice será para sempre Alice na memória e recordações de todos com quem ela conviveu e amou.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Ci.louredo 04/09/2023

Sinceramente, não indico para qualquer pessoa que tenha um familiar com Alzheimer na família.
Eu me senti sufocada em alguns momentos, é a mesma coisa que talvez os filhos de Alice sentiram...

É lindo, e triste. Eu odiei, e amei que achei possível...

Leiam, leiam e leiam
comentários(0)comente



@dojogoaoslivros 06/10/2023

Um relato?
? Há alguns anos, mergulhei nas páginas de Para Sempre Alice de Lisa Genova, e a estória desse livro nunca deixou de me tocar. É uma daquelas leituras que mexem profundamente com a alma, deixando uma marca permanente. A narrativa de Alice Howland, uma brilhante professora universitária diagnosticada com Alzheimer precoce, aborda um tema tão desafiador quanto doloroso.

? Mergulhamos no mundo de uma mulher que perde gradualmente sua própria identidade, suas lembranças e sua independência. A escrita de Genova é comovente e perspicaz, oferecendo uma visão honesta e sensível da degeneração mental que acompanha o Alzheimer. Ao longo da leitura, somos levados a compartilhar as emoções e o medo de Alice, enquanto ela enfrenta uma jornada definitiva rumo à inevitável despedida de si mesma.

? A obra trata com profundidade as transformações dela e seu relacionamento com a família, que é abalado e moldado pela doença. A cada página, fui convidado a refletir sobre a importância das memórias na construção de nossa identidade, nas relações familiares e na conexão com o mundo ao nosso redor.

? Um dos trechos mais emocionantes do livro é quando Alice descreve seu temor, reconhecendo o momento em que a doença roubou sua capacidade de compreender as palavras na página. Ela diz:

? "Não podia entender por que uma coisa tão natural para todo mundo estava se tornando tão difícil para mim. Isso não era apenas um problema; era uma ameaça à minha identidade."

? A imagem que escolhi está levemente desfocada e isso simboliza a essência do livro, servindo como um lembrete visual da jornada de Alice e de todos que enfrentam a doença de Alzheimer. Embora o tempo tenha passado desde que li, a história continua ecoando em minha mente, servindo como um lembrete constante da fragilidade da vida e da importância de apreciarmos cada momento.

? Recomendo Para Sempre Alice a todos que desejam ser tocados por uma história poderosa e transformadora, capaz de fazer-nos refletir sobre a nossa própria humanidade.
comentários(0)comente



Le_deleitura 06/10/2023

O livro aborda como o Alzheimer afeta o entorno da pessoa doente, não só em um contexto social completo, mas como ela afeta o meio familiar e como tratar ou conduzir os cuidados com estas pessoas.
*O livro é único ao nos colocar na pele da narradora e paciente. História tocante, sobre um assunto delicado e triste.

No meu perfil do Instagram ( @le_deleitura ) posto mais sobre minhas leituras.
comentários(0)comente



Dani 16/03/2010

"Viver cada dia como se fosse o último."
Alice é uma conceituada Dr. de Psicologia em Havard que um dia descobre ter o mal de Alzheimer. Aos poucos ela tenta se adaptar ao seu “novo eu” e ao seu “novo mundo” dentro das limitações da doença.

“Meus ontens estão desaparecendo e meus amanhãs são incertos. Então, para que eu vivo? Vivo para cada dia. Vivo o presente. Num amanhã próximo, esquecerei que estive aqui diante de vocês e que fiz este discurso. Mas o simples fato de eu vir a esquecê-lo num amanhã qualquer não significa que hoje eu não tenha vivido cada segundo dele. Esquecerei o hoje, mas isso não significa que o hoje não tem importância.” – Passagem retirada do livro onde Alice faz um discurso na Conferência Anual de Atendimento à Demência feito pela Associação de Alzheimer.

A história de Alice não é verídica, mas poderia ser.

Para Sempre Alice é uma comovente história de luta pela vida.

comentários(0)comente



Geise @leiturasdageh 04/11/2023

Dolorosamente triste e real
" Era uma pessoa que sabia muitas coisas. Agora ninguém mais pede minha opinião nem minha orientação. Sinto falta disso. Eu era curiosa, independente e confiante. Sinto falta de ter certeza das coisas. Não se tem sossego ficando insegura com tudo o tempo todo. Sinto falta de fazer tudo com facilidade. Sinto falta de fazer parte do que acontece. Sinto falta de me sentir desejada. Tenho saudade da minha vida e da minha família. Eu adorava minha vida e minha família. "

Que história!
Você já começa a história sabendo que o final não será feliz. E mesmo assim você torce tanto, mas tanto, para tudo ficar bem. O mal da Alzheimer é real. Infelizmente é uma doença que existe. E é triste demais ver a pessoa se apagando.

É o segundo livro que leio sobre o assunto. No primeiro, Diário de uma paixão, essa doença era coadjuvante. Já em Para sempre Alice, o Alzheimer é protagonista. A autora, Ph.D em neurociência, desenvolveu uma história com dados verídicos e muito envolvente. Mesmo em algumas vezes, eu não entendendo os termos médicos, ainda assim me senti conectada com a história. Fiquei fascinada com tudo.

É uma história emocionante mas que destrói a gente. Terminei o livro angustiada. Porém, entrou para os meus favoritos. Foi importante para mim, conhecer essa história. Aprendi e entendi muitas coisas.

Enfim, uma leitura extremamente sensível. Eu coloco esse livro entre os mais tristes que já li.

E o filme é muito fiel ao livro. Muito mesmo!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Trabach0 20/11/2023

Necessário
A história escrita por Lisa Genova é um retrato muito comovente de uma pessoa que recebe o diagnóstico do mal de Alzheimer precoce.
Trata-se do primeiro título da escritora Lisa Genova, que além de ser uma escritora das boas, também é ph.D em neurociência pela Universidade de Harvard, ou seja, pelo seu amplo conhecimento no assunto, Lisa nos mostra um lado muito científico da doença. Tudo isso de uma forma extremamente clara e de fácil compreensão, o que deixa o leitor mais a vontade com o tema e, consequentemente, mais tocado pela história da personagem. Além do lado científico da história também somos invadidos pelos sentimentos, medos e inseguranças de Alice e sua família.
Alice Howland é uma professora de psicologia e linguística de Harvard, renomada e eficiente em sua área, com um bom marido, John, também um estudioso nato e com três bem sucedidos filhos: Anna, Tom e Lydia.
Logo no início o leitor se depara com pequenas falhas de memórias da protagonista que podem facilmente serem justificadas pela correria e estresse do dia a dia, mas rapidamente esses esquecimentos se intensificam e se tornam mais frequentes, confrontando Alice a procurar um médico.
Ao decorrer do livro vamos acompanhando o avanço da doença e como isso afeta não só Alice mas toda a família.
O que mais me emocionou durante toda a narrativa foi o fato de que mesmo com a doença Alice tinha seus momentos de extrema lucidez e se via ser consumida pela doença sem ter como se defender ou lutar contra aquele mal.
Em Para Sempre Alice sentimos a sensação de isolamento e falta de referência, sofrida pela personagem já que acompanhamos a evolução da doença que ela tem que enfrentar, no auge de seus 50 anos, a declaração de incapacidade e dependência eterna que é o diagnóstico de Alzheimer. É possível ver na personagem um pouco de nós, de nossos pais, de nossos amigos e irmãos, e do nosso medo de perdê-los para uma doença que ainda está muito longe de ter sua cura descoberta.
Esse é aquele tipo de livro que todo mundo deve ler e que irá de alguma forma deixar marcas.
comentários(0)comente



Marta 22/07/2009

Triste e Emocionante
Relato comovente da vida de uma professora conceituada, que descobre ser portadora precoce do Mal de Alzheimer. Um livro triste e emocionante, onde nos faz refletir e conhecer um pouco mais sobre esta terrível doença.
comentários(0)comente



Fran 14/09/2024

Emocionante
Impossível não se emocionar com a história de Alice. História linda, triste, dolorida. Um mix de sentimentos.
comentários(0)comente



Lorena.Bentolila 14/09/2024

Eu vi o filme desse livro há alguns anos atrás e confesso que não lembro muito. Eu passei várias tristezas e raiva lendo o livro. Impressionante como quem está ao nosso lado é quem menos esperamos. Alguns momentos são bem difíceis, como o momento em que ela não acha o banheiro. Eu queria socar a cara do marido muitas vezes, mas é bem o que eu esperaria. Foi tão rápida a forma como ela foi se perdendo de si, mas ele não podia esperar e se dedicar a ela.
comentários(0)comente



Thol 11/07/2024

Para Sempre Alice.
Tocante! Passei raiva, chorei, me emocionei e no final, amei tudo. As situações que a Alice passou enquanto lidava com a doença, são surpreendente, enquanto lia me lembrei do livro "A morte é um dia que vale a pena viver" pois os seres humanos não estão preparadas para conversar ou lidar com alguns assuntos, e é notório que as pessoas ao redor da Alice não sabiam lidar com o fato de que ela tinha Alzheimer precoce, tanto que muitas vezes notamos que ela era excluída, não citarei exemplos mas não é difícil de encontrar no livro. A autora escreve muito bem! A leitura foi fluída e diversas vezes me coloquei no lugar de Alice, ademais foi muito interessante ver a Alice repetir um pensamento ou ideia, apesar de que as pessoas não sabiam lidar quando isso acontecia fazendo com que não inclui-se a Alice e a fizesse ter pensamentos ruins. No livro é mostrado a dificuldade que é cuidar de Alice, concomitante é mostrado também a dificuldade de Alice tendo essa doença.
comentários(0)comente



575 encontrados | exibindo 256 a 271
18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR