Para Sempre Alice

Para Sempre Alice Lisa Genova




Resenhas - Para Sempre Alice


575 encontrados | exibindo 481 a 496
33 | 34 | 35 | 36 | 37 | 38 | 39


Kari 03/02/2019

Alzheimer: a doença do amor
Cheguei a esse título porque estou vivenciando, com uma pessoa da família, o mal de Alzheimer.
O livro demonstra exatamente o que se vive: nervosismo por parte dos que estão ao lado do enfermo e este por ver que a memória existente já não lhe basta.
Alice (a protagonista) é uma psicóloga PhD de Harvard e se dá conta dos seus esquecimentos, sendo logo diagnosticada com a doença de forma precoce o que a faz reformular sua vida, bem como de toda a sua família.
Assim como a doença, o livro progride também na escrita, mostrando os esquecimentos inerentes à evolução inevitável.
A obra possui uma narrativa sensível à doença que devasta as memórias, bem como é envolvente do início ao fim. Vale muito a pena ler.
Ao final, cheguei à conclusão de que o Alzheimer é, de fato, a doença do amor.
comentários(0)comente



Luhran 07/02/2019

Alice Howland é uma profissional muito bem renomada nos ramos da psicologia. Professora de Harvard e líder de diversas pesquisas de campo, ela nunca imaginaria que seria traída por sua própria mente brilhante, quando começa a esquecer de si mesma.

Perto dos seus cinquenta anos de idade, a personagem é diagnosticada com uma doença degenerativa e incurável. Que antes levava a pensar que seriam sintomas de menopausa, até consultar médicos e mais médicos e descobrir um caso precoce de mal de Alzheimer.

Alice que sempre esteve com sua vida muito bem controlada e regrada, terá que começar a depender de anotações e táticas de recordação para não se perder drasticamente na escuridão de não saber quem é si mesma.

Ao lado de John (seu esposo), seus filhos Tom, Lydia e Anna, a personagem principal de Para sempre Alice precisará aproveitar cada memória boa antes de esquece-los para sempre.

Este livro é um relato incrível sobre o esquecimento e o valor familiar que devemos desenvolver ao decorrer de nossas vidas. O sofrimento de John ao ver Alice se perdendo dentro da própria casa, fez com que eu chorasse ao imaginar como é não ser lembrado pela pessoa que mais amou em sua vida.

Antes de ler o livro, eu já havia assistido ao filme. E confesso que a adaptação me trouxe muito mais emoção, do que a escrita de Lisa Genova. E não é à toa que a atriz Julianne Moore ganhou um Oscar por interpretar Alice.

O desenvolvimento da doença, a luta para recordar, uma história profissional findada e todos os atos memoráveis de Alice, fazem deste livro um diagnóstico de valores.

Emocionante, inesquecível e lindamente memorável.
comentários(0)comente



pazuzuls 21/02/2019

É um livro muito, muito bom. Foi recomendado por uma professora minha e não me arrependo nada de ter comprado sem nem saber a história direito. Dá uma certa agonia de ler esse livro não só pela personagem principal mas também por causa de todos que a cercam, sem contar que através dele dá pra entender um pouco melhor o sofrimento e também as escolhas e decisões de uma pessoa doente, como a busca da independência e a dificuldade das pessoas a sua volta conseguirem confiar nela para isso. Já faz um tempo que li, mas pretendo ler novamente porque vale a pena.
comentários(0)comente



Dede Silva 19/03/2019

Reviravolta da vida
Tudo programado, quase no topo da escada do sucesso, a vida tem suas reviravoltas e nem sempre tudo dependera só de você.
comentários(0)comente



Anna 18/06/2019

Real e duramente doloroso.
comentários(0)comente



Joyce 25/06/2019

Até aproximadamente 23% do livro (li em ebook) não estava gostando da leitura. Muito arrastada, com muitas descrições/explicações que ao meu ver poderiam ter sido suprimidas sem alterar o entendimento do texto. Estava prestes a desistir da leitura. Então busquei resenhas sobre o livro, para ver qual era a opinião dos leitores.
Para a minha surpresa, a grande maioria das avaliações eram muito positivas. Por isso, resolvi seguir lendo e dar uma segunda chance para o livro.
Ainda bem que mudei de ideia!
A partir do ponto onde Alice recebe o diagnóstico de Alzheimer o livro flui de uma maneira surpreendente. Parece que a partir deste evento, o livro passou a ser escrito por outra pessoa, tamanha diferença que senti na leitura.
Por fim, a história mostra-se emocionante e profundamente tocante. Me emocionei verdadeiramente em certas passagens.
É impressionante ver o avanço da doença na personagem e as mudanças comportamentais e de personalidade que acontecem de forma tão brusca e tocante.
Um livro que vale a pena ser lido.
comentários(0)comente



Cintia430 06/07/2019

Para Sempre Alice é o segundo livro que leio da escritora Lisa Genova e mais uma vez ela me tocou profundamente com sua sensibilidade.

O livro conta a história da Alice Howland, uma renomada professora de psicologia cognitiva de Harvard, que aos 50 anos descobre ser portadora da doença de Alzheimer de instalação precoce.

Eu já li outro livro com essa temática ("Quem, eu?" do Fernando Aguzzoli), mas nele a personagem, que aliás é a própria avó do Fernando, já está em período avançado da doença. E no caso de Para Sempre Alice, nós acompanhamos a evolução desde antes do diagnóstico até o ponto da Alice não se reconhecer mais.

É muito triste! Não consigo imaginar o que significa esquecer de você mesmo, não reconhecer as pessoas que você ama, perder toda a sua independência...

Recomendo muito essa leitura e termino com um trecho emocionante do livro que nos faz refletir sobre como as pessoas com Alzheimer se sentem:

"Meus ontens estão desaparecendo e meus amanhãs são incertos. Então, para que eu vivo? Vivo para cada dia. Vivo o presente. Num amanhã próximo, esquecerei que estive aqui diante de vocês e que fiz este discurso. Mas o simples fato de eu vir a esquecê-lo num amanhã qualquer não significa que hoje eu não tenha vivido cada segundo dele. Esquecerei o hoje, mas isso não significa que o hoje não tem importância."
girlbetweenbooksandcoffee 06/07/2019minha estante
Esse foi o livro que mais me fez chorar! Até hoje não o reli.


Cintia430 07/07/2019minha estante
Muito emocionante mesmo. Essa é uma doença muito triste...




Bru 04/08/2019

Uma historia Condolente!
A historia contada pela Lisa Genova mostra como é a descoberta e a convivência com o mal de Alzheimer.
No todo é um livro que te ajuda a entender como é a doença e como ela pode interferir na vida da pessoa e da sua familia.
A historia é contada pela Alice que sofre do mal de alzheimer precoce causando então uma mudança radical em sua vida de professora da Harvard para uma dependente de enfermeira e da família. É incrível como a Lisa conseguiu manter a historia com compaixão e ao mesmo tempo forte, Ali lutou até o final (antes da doença a consumir) para se lembrar de sua família.
Por ter alguém na minha família com essa doença só me mostrou o quanto temos que ser paciente com as pessoas que possuem essa doença, gratidão a autora que mostrou a doença sem ser piegas e sim compartilhar um conhecimento que muitos podem não conhecer.
comentários(0)comente



Erikinha 14/08/2019

Livro bom é aquele que acaba com um gosto de quero mais. Você fica pensando pera não estou pronta ainda para me afastar dela, preciso saber mais.
Eu tive vontade de chorar em alguns momentos, senti tanta emoção. É tão triste os processos da doença, tão fácil se perder dentro de si mesmo.
Enfim achei perturbador e comovente ao ponto de sonhar com isso.
Gostei muito desse livro, uma grande surpresa.
comentários(0)comente



Orochi Fábio 24/08/2019

Para Sempre Alice
Como reagir quando o Alzheimer te pega, não na velhice, mas em plena produtividade consciente??? Eis o que este livro, assustador sob MUITOS aspectos, nos questiona...
comentários(0)comente



Luma 26/08/2019

Maravilhoso
O desenvolvimento e a história em si me chocou, muito tocante e real. Adorei como mostrou a evolução do Alzheimer e como a protagonista vive sua vida após saber do mesmo.
comentários(0)comente



Lima Neto 28/08/2019

Espetacularmente doloroso
Um livro que não apenas mexe conosco, mas nos destrói e reconstrói completamente, que, de tão forte e de tão inteso, faz com que tenhamos vontade de abandonar a leitura por não termos forças suficientes para continuar a ler aquela história tão dolorosa, mas, ao mesmo tempo, faz com que tenhamos uma irresistível vontade de ler vagarosamente a leitura, palavra por palavra, frase por frase, com medo de perder algum detalhe e alguma passagem. Livro sofrido, pois, mesmo se tratando de uma ficção, é tão real que faz com que nos identifiquemos com a história e com diversos dos personagens envolvidos. Livro que trata de uma "queda intelectual" de uma mulher, sim, mas trata, mais do que tudo, de seu desejo e de sua força para evitar tal queda. Livro que fala de memória, sim, de um esquecimento de um ontem e de uma falta de perspectiva de um amanhã, mas, acima de tudo, de um apego ao hoje..
Livro simplesmnte espetacular cuja leitura é indicada a todos os amantes de bons livros, de leituras fortes e dolorosamente humanas.
comentários(0)comente



Adriana 02/10/2019

Bom livro
A leitura é fluida, linguagem simples e bem escrita. A autora mostrou bastante conhecimento no assunto e foi muito feliz ao conduzir esta história. Foi uma leitura crescente.
Não posso dizer que foi surpreendente pq era tudo muito previsível, mas, é uma história tocante, sobre um assunto delicado e triste. Enfim, é um bom livro. Recomendo.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



575 encontrados | exibindo 481 a 496
33 | 34 | 35 | 36 | 37 | 38 | 39