Bea 23/10/2024Bem 2014Em Legend acompanhamos June e Day, duas pessoas completamente opostas que vivem em uma Los Angeles destruída e dominada por um governo autoritário.
Enquanto June é uma estudante prodígio se preparando para seguir os passos do irmão em uma carreira militar, Day é um criminoso altamente procurado pela sua atuação contra o regime político. Após uma tragédia, a vida dos dois colide e muda drasticamente de rumo.
Este livro é um produto do seu tempo e não há nada de errado nisso. Eu não sou mais o público alvo da narrativa, mas pude apreciar o que foi apresentado. Sinto, apenas, que faltou um pouco de aprofundamento na ambientação dessa sociedade sistólica, mas creio que fui capaz de preencher as lacunas por conta própria.
Apesar de ter gostado da parte política, achei algumas explicações muito rasas e jogadas no leitor, ao invés de ter sido algo mais gradual e natural, eu inclusive já tinha adivinhado todos os ?plot twists? antes deles acontecerem então nada foi uma grande surpresa para mim.
Agora, o que realmente me incomodou foi o romance. Primeiro que os dois protagonistas têm 15 anos no livro (oi?) e segundo, que não houve nenhum desenvolvimento autêntico do relacionamento deles, num momento eles se conhecem e no outro já estão ?apaixonados?, foi muito inverossímil e deu um ar de artificialidade para a história.
Mas enfim, eu estou superanalisando um livro YA de distopia. Resumindo, foi bom, mas tinha potencial para ter sido bem melhor.