O Crime do Restaurante Chinês

O Crime do Restaurante Chinês Boris Fausto




Resenhas - O crime do restaurante chinês


26 encontrados | exibindo 16 a 26
1 | 2


Renata 13/02/2020

Otimo retrato de SP
Prato cheio para quem gosta de História, investigações de crimes, futebol e carnaval! O retrato de SP na década de 30 é riquíssimo!!
comentários(0)comente



Letuza 21/01/2020

Aula de história
Romance policial ou livro de história? Os dois e com um toques jurídicos. Boris Fausto decidiu escrever sobre um crime que abalou São Paulo no carnaval de 1938. Quatro pessoas, dois chineses, um lituano é um brasileiro, mortas na quarta-feira de cinzas. A investigação, um tanto quanto tendenciosa e atípica, aponta para um ex-funcionário. Um homem jovem, negro, interiorano, humilde e até inocente, é o principal suspeito. Nenhuma prova, nenhuma testemunha, mas diante de testes e mais testes psicológicos e muitos interrogatórios, o suspeito confessa o crime, sem nenhuma convicção, nenhuma justificativa e nenhum detalhe. Mesmo diante de um ?processo fraco? o suposto criminoso vai a julgamento. Um advogado competente consegue a absolvição em primeira e segunda instâncias e até em um julgamento para anulação dos dois anteriores.
É um livro que retrata a sociedade da época, o preconceito racial muito forte, a imigração e o impacto na cidade de São Paulo, as influências do futebol e do carnaval e a realidade policial e jurídica diante das ideias da Escola Positiva.
A leitura é gostosa, porém alguns trechos muito técnicos. Vale a leitura para quem curte romances policiais e para quem gosta de história. Vlw pela dica @redemunhando . #ocrimedorestaurantechinês #borisfausto #amoler #livros #leitura #livroseleitura #vamoler #historiadobrasil
comentários(0)comente



Biblioteca Álvaro Guerra 14/06/2018

São Paulo, quarta-feira de Cinzas de 1938. Ho-Fung e Maria Akiau, donos de um restaurante chinês, aparecem brutalmente assassinados dentro de seu estabelecimento
Será este um romance policial? Ou trata-se de um livro de história do Brasil?

Empreste esse livro na biblioteca pública

Livro disponível para empréstimo nas Bibliotecas Municipais de São Paulo. Basta reservar! De graça!

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788535914337
comentários(0)comente



Gladston Mamede 12/11/2017

História que parece romance
Quem olhar para a minha estante verá que sou apaixonado com história e com romances históricos bem escritos. Esse não se pretende romance, mas é tão bom quanto ou ainda melhor. Fantástico. O pior é que dá um retrato cruel da realidade brasileira, seu Estado, sua sociedade amplamente preconceituosa e atrasada (sob a pretensão de conservadora). Supremo.
comentários(0)comente



Angelucci 31/03/2012

Um livro que retrata a sociedade paulista da década de 30 e a forma como a Investigação deste crime foi realizada. Ilustrado com diversas fotos originais.
comentários(0)comente



Crisim 26/06/2011

Não ser exaustivo é diferente de ser vago
Sempre reclamo da aridez da historiografia. Para ser científico não precisaria ser chato na minha opinião. Não se perde cientificidade se há a procura de algo degustável literariamente. Não é o problema deste livro do Boris Fausto.
Apesar do estilo fluido que eu tanto almejava, a análise historiografica está a desejar. Há uma vacuidade que me desagradou. Talvez o autor não quisesse ser exaustivo, talvez estivesse ali só para se divertir e sem se prender às exigências acadêmicas. Talvez. Mas traz várias esperanças vãs, sendo o Boris Fausto quem é...
comentários(0)comente



Juliana 16/01/2011

A pesquisa do autor é muito bem feita, porém a leitura é cansativa. Há detalhes demais, que nem sempre são importantes para o caso. O desfecho é um pouco frustrante, porém como é um caso verídico, não há como culpar o autor. É um excelente estudo, porém se o objetivo é ler um bom romance policial, não seria minha primeira opção.
comentários(0)comente



nel 08/12/2009

Um bom livro
O livro é bom, a atmosfera da cidade de São Paulo nos anos 30 é muito bem recriada. O crime em si, é exaustivamente explicado, repassado em detalhes. O que me frustrou foi a perda de ritmo do final. Bem, pode ser a frustração de quem esperava o final de um romance policial, e a proposta do livro, definitivamente, não é esta.
comentários(0)comente



SES 22/11/2009

comentário
O melhor do livro são as fotos de São Paulo antiga. O enredo, baseado em fato verídico, é meio frustrante no final.
comentários(0)comente



PublishNews 01/05/2009

Fatos interligados
O livro "O crime do restaurante chinês – Carnaval, futebol e justiça na São Paulo dos anos 30" (Companhia das Letras, 236 pp., R$ 45), de Boris Fausto. narra e analisa um dos acontecimentos policiais que mais mobilizaram a opinião pública paulistana. Ele era um menino quando, logo depois de um animado Carnaval de rua, a cidade não falava de outra coisa: um homem negro era acusado de matar o ex-patrão – um chinês proprietário de um restaurante - e mais três pessoas com terríveis golpes de pilão. O fato lhe serve de mote para discutir temas como a relação entre migrantes, imigrantes e trabalhadores marginalizados em São Paulo, a aplicação judicial e policial de doutrinas racistas, o declínio do Carnaval de rua paulistano e a comoção futebolística que tomou conta da cidade com a participação da seleção brasileira na Copa do Mundo de 1938.
comentários(0)comente

Andre Amaral 20/08/2009minha estante
Resenha não é resumo! Para isso tem a Sinopse lá em cima.


Bruno T. 19/03/2010minha estante
O André esta certo. Nada de Ctrl C, Ctrl V para elaborar uma resenha.




26 encontrados | exibindo 16 a 26
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR