Lucas1429 19/06/2024Uma Jornada Exaustiva pelo Jardim das AfliçõesComecei a ler "O Jardim das Aflições" por sugestão do Renato Amoedo. Provavelmente, esta será a primeira e última obra de Olavo de Carvalho que leio. A obra é cansativa, se perde em muitos conceitos e referências, muitas mesmo. Às vezes, o autor parece mais interessado em expor seu nível de conhecimento e erudição do que em comunicar suas ideias de forma clara.
Acredito que a verdadeira inteligência está em simplificar conceitos complexos para o maior número possível de pessoas. Embora o livro ofereça uma visão interessante da evolução da sociedade como a conhecemos hoje, mostrando que pouco mudou desde o Império Romano, não o recomendo para leitores curiosos. Quase desisti da leitura várias vezes, recorrendo à leitura dinâmica para não me sentir estafado.
Na obra, Olavo menciona frequentemente o palestrante Vicente Ferreira da Silva Pessanha e a palestra sobre o Jardim de Epicuro no MASP, o que revela uma certa rivalidade entre eles. Apesar de ser uma obra datada, pode ser relevante para estudiosos e curiosos sobre o tema, mas há diversas outras obras que oferecem uma visão mais simples e direta do que é exposto aqui.
Em resumo, "O Jardim das Aflições" é uma leitura exaustiva, recomendada apenas para aqueles profundamente interessados nos temas tratados por Olavo de Carvalho.