Andre.Crespo 02/06/2009
Ousado, Sanguinário e Perturbador
Ao ler "O Silênsio dos Inocentes", tive vontade de ler este pois era a continuação e também porque o Ridley Scott, diretor deste filme, disse que o final do livrro era infilmável. Fiquei curioso e quis saber que final era esse!
Bem, o livro é muito bom, mas não está a altura do outro. E por que não? Isso se deve ao fato de não haver mais aquela atmosfera de suspense, pois você esperava que o Hannibal pudesse fazer qualquer coisa, mesmo preso. Agora solto, você sabia que aí que ele podia fazer qualquer coisa mesmo!
Outro aspecto que não gostei muito do livro foram as sucessivas descrições. Teve um capítulo onde só houve descrições! Tudo bem que elas ajudam você a entender o ambiente em que se passa o filme, mas se demasiadas, elas as vezes atrapalham e fazem você meio que cansar um pouco. Ainda mais eu, que tinha que ler até as quatro da manhã, pois antes não tinha tempo pra ler!
Dizem que o filme é muito sanguinário. É sim, mas não como falam. O autor foi muito ousado em misturar romance com cenas nas quais pessoas "delicadas" não aguentariam ler!
Bem, sobre o final, não concordo que ele seja infilmável. Talvez pelo fato de que no primeiro filme a Clarice Starling ter sido tão durona que não fazia sentido ela se unir ao Hannibal e gostasse dele e vivesse com ele. Mas afinal das contas, o Ridley Scott soube muito bem adaptar o filme e o encurtou muito bem!