spoiler visualizarVitória 20/07/2022
"... e piedade não tem lugar à minha mesa."
Após capturar o assassino em série conhecido como Búfalo Bill, era de se esperar que a carreira de Clarice Starling estivesse no auge. Mas sete anos se passaram e ela continua sendo alvo da mídia e trabalhando apenas em casos pequenos.
Tendo assistindo a série, eu tinha uma ideia do que esperar, mas Mason consegue ser mais odioso do que nunca (Margot perfeita, nunca errou). Já o Krendler é simplesmente o maior desgraçado de todos, eu poderia escrever uma lista enorme só de xingamentos sobre ele. Infelizmente, os únicos personagens masculinos com bom senso e respeito pela Clarice sobrevivem apenas pelos corredores de seu Palácio da Memória.
Hannibal é incrivelmente astucioso e - literalmente - cirúrgico em tudo que faz. Comete assassinatos brutais com elegância, licença poética e um humor refinado (Hannibal comedor de casadas). Sua estranha obsessão pela Clarice - ora desejo de comê-la, ora desejo de possuí-la - é explicada de uma forma singular, entrelaçada com as memórias sobre sua irmã, Mischa.
Quanto ao final... devo admitir que não esperava por isso. Hannibal sempre soube manipular as pessoas, influenciá-las a fazer o que ele queria, mas a forma que ele conduziu Clarice foi assombrosa. Uma ótima leitura, a mais sangrenta da saga até agora.