Rafa569 14/05/2024
#16: Monstros! - Gustavo Duarte
Tenho estado encantado pelo universo das HQ's mudas, como é o caso desta aqui, uma história em quadrinhos sem qualquer diálogo. Não sei se acrescenta alguma dificuldade a mais ao escritor/artista, mas acredito que sim. E Gustavo Duarte usou e abusou da imaginação, das referências e easter eggs nesta história.
Três monstros gigantescos invadem uma cidade litorânea: uma tartaruga, um polvo e algo semelhante ao que conhecemos como o Godzilla, e tudo se desenrola no Brasil, mais especificamente na cidade de Santos. Os 3 monstros saem devastando tudo, e a solução está no dono de um buteco, Pinô, um velhinho de barba longa e com muita coragem. Na segunda metade da história Pinô entra em ação, faz uma poção com a receita retirada de um livro de Aleister Crowley, e injeta em cada um dos 3 invasores, reduzindo-os a meros souveniers guardados em potinhos de vidro.
As placas de alguns carros são de Bauru, homenagem do autor para a cidade onde ele cresceu, se formou e deu os primeiros passos como cartunista no Diário de Bauru, segundo sua biografia. Há referências que os moradores de Santos vão captar melhor que qualquer leitor, como o Museu da Pesca e uma estátua que parece ser famosa, mas eu nunca fui a Santos, talvez um dia eu conheça esses pontos mais de perto.
No final tudo talvez não passe de história de pescador. Ou não, pois Pinô tem uma estante cheia de livros e objetos que fazem referência a feras e piratas (Piratas do Tietê, da Laerte e Necromicon, de H.P. Lovecraft, entre outros), além de fotos dele mesmo com os tais monstros que deve contar que capturou.
Nas últimas páginas ele está contando a história para 3 pessoas que identifiquei ser Roger, do Ultrage a Rigor, e Bi Ribeiro, baixista do Paralamas do Sucesso. Se alguém conseguiu identificar o terceiro, mate minha curiosidade por favor rsrs