Criaturas gigantescas invadem a cidade de Santos nesta divertida homenagem ao cinema de monstros japonês.
É conhecida a preferência dos monstros pela cidade de Tóquio. Sempre que um desses lagartos gigantescos resolve dar as caras, é a megalópole japonesa que elege para apavorar. Quando muito, uma esticada até os Estados Unidos, mas é só. Dessa vez, no entanto, três monstros surgem do mar para invadir outro balneário: a cidade de Santos, em São Paulo. Como em todo bom filme do Godzilla, eles aparecem misteriosamente, sem aviso e com apenas uma ideia: se alimentar da população local.
Mas cada cidade tem seu herói para uma situação dessas, e com Santos não poderia ser diferente. O algoz dos monstros, por assim dizer, será o velho Pinô, dono de bar, pescador e famoso contador de histórias. Um sujeito simples, sem muitas surpresas na vida. Ou não.
Quem conta essa história é o quadrinista e cartunista Gustavo Duarte, das premiadas Birds, Taxi e Có, todas vencedoras do prêmio HQ Mix, o mais importante do quadrinho nacional. Em Monstros!, Duarte dá sequência a seu ambicioso projeto: livros sem falas, num estilo imediatamente reconhecível e, sobretudo, direcionado a qualquer público, como num bom filme da Pixar.
Se a comparação soa exagerada, vale lembrar que Duarte é um dos mais bem-sucedidos quadrinistas independentes do Brasil, tendo esgotado tiragens e lotado eventos desde que passou a se dedicar ao gênero, em 2009.
Ainda assim, mesmo quem conhece sua obra certamente irá se surpreender com o escopo, a graça e o suspense de Monstros!.
HQ, comics, mangá