Guynaciria 23/06/2019V de Vingança é uma HQ, que foi escrita por Alan Moore, escritor britânico mundialmente conhecido por seus quadrinhos: Watchmen, V de Vingança e Do Inferno. E por David Lloyde, desenhista e roteirista britânico.
A HQ foi publicada inicialmente em preto e branco nos anos de 1982 e 1983, ficando sem um final até 1988, quando a DC resolveu dar continuidade aos trabalhos fazendo a primeira edição colorida da obra.
Alan Moore, escreveu esse quadrinho com o intuito de dar vasão ao sentimento de medo que os britânicos tinham de uma possível guerra nuclear, já que estavam vivendo no período da Guerra Fria.
Ele criou um mundo distópico, em um futuro pós apocalíptico de 1997, onde foi instaurada uma nova ordem de governo na Inglaterra. O país começou a ser governado por uma facção fascista, que se utilizavam da força de repressão dos homens dedo (espécie de polícia), além de abusarem de recursos desumanos como era o caso dos fornos de cremação para humanos, campos de concentração, instalações de experiências secretas realizadas em prisioneiros (minorias raciais, sexuais e opositores políticos).
Na HQ podem ser vistas uma série de referências: Hamlet, 1984 de George Orwell, Fahrenheit 451, Conde de Monte Cristo, cantando na chuva, beethoven...
Além de usar acontecimentos reais para embasar a obra, como o fato da máscara usada pelo personagem principal ser inspirada no rosto de Guy Fawkes, revolucionário que no século XVII tentou explodir a Câmara dos Lordes, que vinham aprovando leis absurdas contra católicos e pessoas pobres.
A HQ é uma verdadeira aula de como se posicionar contra um governo opressor, que abusa do uso da força para controlar e manipular os cidadãos. V não é apenas anarquista, ele é de fato um instrumento do caos, aquele que traz o desconforto necessário para que haja a mudança.