Leonardo Drozino 04/11/2011
As Vantagens de Ser Invisível, é o que se pode chamar de livro clássico e épico. Para começar, a forma compo a história se desenrola, por cartas, é muito original, e deu um ritmo constante na história desde o título até a última linha.
É quase impossível encontrar um livro que o ritmo permaneça o mesmo ao longo da história, pois, alguns possuem partes empolgantes, e outras maçantes, e AVDSI, é empolgante do começo ao fim.
É assustador de ler esse livro, honestamente. O protagonista, narra os fatos que acontecem em sua vida de uma forma tão inocente, que embora ele faça parte de todas as coisas estranhas que acontecem na vida dele, ele narra isso como se fosse um observador externo. Ele está lá, e ao mesmo tempo não está. Charlie, é um garoto de 15 anos, que presencia estupro, drogas, agressão física, e isso vai mexendo com a mente dele ao longo das páginas, o que é quase imperceptível... Os fatos são avalanches que fazem um sentido assustador no final.
É muito engraçado, e atordoante, ainda mais por que está longe de ser um livro de ficção, parece mais uma história real.
É difícil descrever, mas cada detalhe do livro é importante, desde o título, até as datas das cartas.
Leitura super recomendada, um dos melhores livros que li esse ano, com certeza.